As plataformas elevatórias são equipamentos indispensáveis na execução de trabalhos em altura. Por serem extremamente confiáveis e estáveis, em comparação a andaimes e a escadas, são popularmente utilizadas em diferentes etapas da obra civil.
Uma vez que os projetos são feitos com PEMTs seguras, o número de quedas e acidentes tende a diminuir. Por isso, se está pensando em optar pela locação dessas plataformas, este artigo é para você!
Continue a leitura e confira quais modelos são os mais indicados para as etapas da obra!
Principais etapas da obra na construção civil
As principais etapas da obra na construção civil podem ser divididas em três fases: pré-projeto, execução e pós-obra.
- Pré-projeto: nessa etapa, o terreno é escolhido e um levantamento topográfico é realizado para determinar suas características e restrições. Isso garante que o projeto arquitetônico, que serve para detalhar como a obra deve ser construída, seja adequado ao local. O pré-projeto também inclui o planejamento das tarefas e o orçamento;
- Execução: o processo de execução inclui a limpeza do terreno, a marcação das linhas de construção e a escavação das fundações, que garantem a estabilidade da obra. As paredes são erguidas com blocos, tijolos ou outro material especificado no projeto. Depois, começam as outras etapas, como cobertura, instalações hidráulicas, instalações elétricas, revestimento, esquadrias e pintura;
- Pós-obra: com tudo pronto, o pós-obra se inicia com a limpeza para remover os resíduos da construção. Uma equipe especializada verifica se a obra foi executada conforme o projeto e se está em conformidade com as normas técnicas. Ao final, a obra é entregue ao cliente.
Como a plataforma elevatória pode agregar produtividade às etapas da obra civil?
De forma geral, a plataforma elevatória móvel de trabalho é utilizada durante as etapas da obra porque proporciona aos seus usuários mais estabilidade, agilidade e segurança, além de um alcance excelente. Esse equipamento é usado em diferentes momentos, desde a fundação do projeto até o acabamento.
Seja para a manutenção de prédios ou para a pintura de fachadas, os equipamentos podem atingir alturas inimagináveis e elevar a produtividade da obra devido à sua eficiência. Veja como a plataforma pode otimizar os processos:
- Acesso rápido e prático: diferente das escadas, em que os operadores teriam que descer para buscar ferramentas ou para mudar de posição, com as plataformas elevatórias, tudo acontece de um jeito diferente. Graças ao cesto presente na estrutura, os colaboradores podem acessar diferentes pontos da obra utilizando apenas o controle. Isso garante otimização e produtividade;
- Versatilidade: existem diferentes modelos no mercado, sendo que cada um é recomendado para uma finalidade específica devido às configurações do equipamento que se adapta às necessidades de cada tarefa;
- Segurança: as plataformas reduzem a necessidade de escadas e andaimes, o que contribui para um ambiente de trabalho mais seguro e preciso e minimiza os riscos de queda e acidentes, já que são mais estáveis;
- Diferentes aplicações: as plataformas também podem ser utilizadas em diversas outras etapas da obra, como instalação de tubulações, revestimentos, telhados, vidraças e outros serviços, aumentando a eficiência e a segurança em diferentes tarefas.
Por isso, se o seu objetivo é agregar produtividade às operações, a plataforma elevatória pode ajudar. E, então, entra a questão: qual modelo comprar? Vamos falar sobre isso mais abaixo!
Quais os modelos de PEMT mais adequados para as etapas da obra civil?
A escolha do modelo mais adequado da PEMT depende de alguns fatores, como altura de trabalho, capacidade de carga, tipo de terreno, necessidades específicas da tarefa e orçamento disponível. Normalmente, as mais utilizadas são tesoura, telescópica e articulada. Confira os modelos presentes no catálogo da Mills:
- Plataforma Elevatória Tesoura Elétrica Compact-14: a plataforma elevatória tesoura elétrica Compact-14 é um modelo robusto e de fácil manutenção, com capacidade para alcançar 13,8 metros de altura. Sua plataforma com extensão oferece autonomia de trabalho. Ela pode ser utilizada para fazer acabamentos, bem como pode ser útil na limpeza de fachadas, na elevação de cargas e em outras aplicações;
- GENIE SX-180 Plataforma Elevatória Telescópica Diesel SX-180: a plataforma elevatória telescópica Diesel SX-180 é o modelo de maior alcance da linha, com capacidade de 56,69 metros de altura. Ela é rápida, segura e precisa, e sua aplicação vai desde a instalação elétrica até o acabamento em grandes alturas;
- JLG 600AJ Plataforma Elevatória Articulada Diesel 600AJ: a plataforma elevatória articulada diesel 600AJ é o melhor envelope de alcance da categoria. O JIB presente na estrutura permite que o operador alcance lugares de difícil acesso. A plataforma articulada pode ser usada para reformas, em acabamentos e decorações, em pinturas, entre outras aplicações.
No site da Mills você encontra modelos em diferentes capacidades de altura e potência. Se for para alugar plataformas elevatórias, que seja com quem entende do assunto. Alugue com a Mills!
Alugue plataformas elevatórias com a melhor locadora do ano!
Ganhadora do prêmio IAPA 2024, a Mills foi reconhecida como a Melhor Empresa de Locação do Ano. Essa premiação reflete o compromisso que temos com nossos clientes, fornecedores e demais parceiros.
Todas as nossas plataformas são revisadas e inspecionadas regularmente para garantir a conformidade com as normas técnicas vigentes e a segurança de todos os colaboradores. Se você precisa do equipamento para diferentes etapas da obra, entre em contato com nossa equipe de venda consultiva que vamos te auxiliar na escolha da PEMT ideal!
Alugue plataformas elevatórias com quem entende do assunto e sabe o que está fazendo. Conte com a Mills!