Descubra como empregar as máquinas florestais, ferramentas poderosas que vão ajudar a aumentar o desempenho na colheita.
Se você está empreendendo no setor de colheita florestal e deseja melhorar os resultados da operação, você precisará contar com o equipamento adequado para aumentar a produtividade na área de corte e para o transporte para área de armazenamento.
As máquinas florestais neste caso são equipamentos pesados com algumas adaptações e preparações específicas, destinados ao processo de colheita florestal. Essas máquinas oferecem ao operador e à equipe em solo todo o suporte necessário para desempenhar a tarefa com segurança e baixo custo operacional.
Veja as principais finalidades das máquinas florestais
As máquinas florestais têm como principal funcionalidade facilitar o processo de colheita, transporte, processamento e separação da madeira. Elas agilizam o processo produtivo e reduzem os custos operacionais, trazendo melhorias na condição de trabalho de sua equipe, como a redução de esforço físico necessário para a execução dessas tarefas, por exemplo.
A fim de executar essas atividades, você precisa das máquinas corretas, e uma delas é a escavadeira. Embora a escavadeira seja mais comum no ramo da construção civil, ela é primordial aqui no segmento florestal.
A escavadeira é um equipamento usado para escavar e mover materiais em grande quantidade, além de mover terra, pedras e entulhos. Por conta disso, ela pode ser de grande valia para os serviços florestais – em especial, quanto ao corte, preparo e transporte de madeira.
Outro equipamento interessante é a colheitadeira florestal, também conhecida como harvester. Ela é responsável pela colheita de toras mecanizadamente, além de realizar o destopamento, segmentar cortes e ainda realizar o carregamento em um único processo.
Por fim, é possível trazer à nossa lista a forwarder, responsável pelo transporte da madeira para o processamento. Além de uma grande capacidade de carga, oferece maior eficiência e segurança em relação ao transporte de toras de madeiras realizado manualmente.
A forwarder conta com pneus de grande porte, o que permite que ela trafegue por terrenos irregulares e acidentados, onde o transporte manual seria mais lento e mais complicado. Em alguns casos, ela pode ser equipada com um braço articulado e uma garra que permitem fazer a carga e a descarga da madeira.
Aplicação da NR-11 em máquinas florestais
Para garantir a segurança na operação de máquinas florestais, foram criados mecanismos que visam garantir a segurança da equipe de operadores e no solo. Um desses mecanismos foi a criação da NR-11, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece as condições mínimas de segurança e saúde no trabalho em relação ao transporte, movimentação e manuseio de materiais.
Quanto às máquinas florestais, a NR-11 é aplicada para garantir a segurança dos trabalhadores que lidam com esses equipamentos diariamente durante a atividade. O cumprimento desta Norma Reguladora é obrigação dos gestores locais
Uma importante exigência da NR-11 em relação às máquinas florestais é o compromisso com a capacitação de sua equipe para operá-las em segurança. A norma reguladora determina que os operadores devem realizar treinamentos adequados antes do início dos trabalhos com máquinas pesadas. Isso tem como objetivo reduzir as chances de acidentes e aumentar a segurança no ambiente de trabalho.
Outro fator determinante relacionado a NR-11 é a exigência de inspeções regulares nas máquinas florestais, com objetivo de verificar se operam em bom estado de conservação e funcionamento. Os equipamentos empregados na colheita necessitam passar por manutenções periódicas para garantir que estejam em conformidade com os padrões de segurança.
O uso do equipamento de proteção individual por parte da equipe que opera as máquinas é outra importante exigência da NR-11. Afinal, os itens como capacetes, luvas e botas de segurança são essenciais para proteger os trabalhadores em caso de acidentes e reduzir o risco de surgimento de doenças devido à exposição de agentes poluentes e ruídos sonoros a longo prazo.
A NR-11 exige que as máquinas florestais sejam equipadas com dispositivos de segurança, como cintos de segurança e sistemas de proteção contra queda de materiais e capotamento, conhecidos como ROPS e FOPS. Esses dispositivos são fundamentais para garantir a integridade física dos operadores em caso de acidentes.
Destaca-se ainda que essas máquinas necessitam de proteções adicionais nos vidros para evitar a quebra (proteção FOG), além de sistemas centralizados de combate a incêndios.
Por fim, a NR-11 também determina que as máquinas florestais devem ser operadas por profissionais habilitados e capacitados. Isso inclui a necessidade de que os operadores tenham conhecimentos básicos de mecânica, eletricidade e hidráulica, além de possuírem experiência prévia.
Leia também: A importância do EPI na sua segurança no trabalho.
Agora que você já entende sobre as principais máquinas florestais, saiba que a locação delas é a melhor maneira de aumentar sua produtividade – e a Mills pode te ajudar!
Aluguel de Máquinas Florestais é com a Mills
A Mills disponibiliza para você as máquinas que podem ser empregadas no segmento florestal, desde a extração até o carregamento de madeira em apenas alguns cliques. O melhor é que você contará com uma empresa confiável, com anos de expertise no mercado, oferecendo as melhores soluções em locação de máquinas pesadas de alta performance.
E, se você precisar de algum suporte, saiba que há uma equipe altamente treinada para atender qualquer tipo de demanda que surgir durante a locação do seu equipamento.
Solicite um orçamento em nosso site e garanta as melhores máquinas e uma assistência de qualidade para ajudar a sua operação a atingir o objetivo planejado.