Como a escavadeira pode auxiliar em processos florestais?

Como a escavadeira pode auxiliar em processos florestais - Mills

Deseja agregar segurança e melhorar o desempenho dos seus trabalhos florestais? A escavadeira hidráulica pode ser o equipamento ideal para a sua necessidade. 

A colheita florestal é uma atividade muito antiga, sobretudo aqui no Brasil. Inclusive, esta atividade econômica teve um papel fundamental no desenvolvimento de nossa sociedade, já que o Pau-Brasil conquistou sua fama na Europa por suas propriedades tonalizantes de cor vermelha, que, naquela época, não eram tão comuns.

A demanda pela substância retirada da árvore aumentou cada vez mais nas fábricas têxteis do velho continente, e, caminhando junto com a extração, observou-se o aumento no consumo de madeira para fomentar a indústria moveleira, ou na produção de celulose, explorando diversos tipos de madeira como: pinus, eucalipto, etc.

Saiba como a escavadeira pode te auxiliar nesses processos florestais! 

De que forma a escavadeira atua em processos florestais?

As máquinas utilizadas nos processos florestais geralmente são tratores de esteiras, pás carregadeiras e a escavadeira com garras traçadoras. Esse implemento é muito importante para manusear os troncos cortados.

Então, para um desafio maior, que compreende uma grande área de corte e uma alta demanda, estamos falando de técnica totalmente mecanizada.

A escavadeira para este trabalho torna-se fundamental justamente por conseguir acoplar uma ferramenta na ponta de seu braço hidráulico que fará toda a diferença na sua operação. Trata-se de uma garra florestal, um implemento com mecanismo hidráulico que possibilita alcançar os troncos, fazer o corte e movimentá-los em segurança até o veículo que irá transportar.

Esta ferramenta oferece bastante praticidade para operações florestais, otimizando e o trabalho de sua equipe, além de trazer mais segurança também.  

Para esta atividade de colheita mecanizada de alta performance, a escavadeira também pode ser equipada com um cabeçote HARVESTER,que além de fazer o destopamento, corte e o manuseio da madeira também retira a casca e corta a árvore em pedaços predefinidos com mais precisão e agilidade que a garra traçadora.

O fato da escavadeira hidráulica se mover através de esteira é também uma outra grande vantagem, sobretudo em terrenos de difícil acesso. Este meio de locomoção oferece maior tração e equilíbrio para o equipamento, mesmo em superfícies irregulares, terrenos íngremes e acidentados.

Durante as operações florestais, não podemos deixar de nos preocupar com a segurança do operador, do equipamento e do seu entorno. Neste sentido, as escavadeiras para aplicação florestal necessitam ser equipadas com alguns acessórios fundamentais:

  • Grades de proteção nos vidros.
  • Sistema automatizado de combate a incêndios.
  • Garras de esteiras maiores.
  • Barras de proteção da cabine e lataria que cobre o motor.
  • Faróis adicionais para Iluminação localizados no braço e na lança.
  • Giroflex.
  • Chapas adicionais de proteção no carro inferior.
  • Câmera de ré.

Em se tratando de serviços florestais, quanto mais eficiente for a operação, melhor o resultado esperado. Sendo assim, o principal benefício que uma escavadeira hidráulica pode agregar em um processo florestal é a otimização de tempo. 

Quanto maior a quantidade de material movido, melhor o resultado da sua operação florestal, assim sua equipe se manterá sempre em segurança, e com uma jornada de trabalho com menor esforço braçal. Esses fatores trazem bastante economia financeira a curto prazo.

Confira: Conheça 3 escavadeiras hidráulicas potentes

Tipos de colheitas florestais

Um dos processos florestais mais importantes é a colheita, e atualmente este processo é dividido em três etapas distintas, confira: 

Sistema de toras curtas: Essa é a operação mais comum, e predomina aqui no Brasil, ao facilitar a ação tanto em planícies quanto em regiões montanhosas. Todas as operações são realizadas no campo de corte, facilitando muito no transporte, já que a madeira é separada e empilhada em lotes, sendo transferidas posteriormente para os caminhões.

Sistema de toras longas: É quando a árvore é derrubada, mas no local do corte só é realizada a retirada dos galhos e o destopamento antes do transporte. Inclusive, o acabamento da madeira (descascamento) é feito durante o trajeto ou em algum local que permita o seu processamento.

Sistema de árvores inteiras: Aqui, a árvore é abatida e apenas alguns processos são realizados na área de corte, como desgalhamento e o destopamento. O acabamento da madeira é realizado durante o trajeto ou em área intermediária que permite o seu processamento.

Na etapa da colheita florestal, é imprescindível o uso da escavadeira hidráulica equipada com o garfo para retirada das toras da área de corte.

Cuidados com a escavadeira em trabalhos florestais

Os principais acidentes em um canteiro de obras envolvem falhas humanas, acesso a áreas restritas sem a devida autorização, falta de comunicação, desrespeito aos limites de máquinas e uso inadequado de equipamentos de proteção individual. Além do cumprimento da NR 12, para prevenir acidentes recomendamos que você:

Respeite os limites das máquinas: Cada máquina possui suas características e limitações que devem ser respeitadas para garantir seu bom funcionamento, dessa forma, é fundamental escolher o equipamento adequado para desempenhar a função desejada, e observar a sua capacidade operacional, a fim de respeitá-los durante seu emprego.

Verifique as condições dos equipamentos: Inspecione minuciosamente o equipamento para evitar possíveis falhas técnicas e operacionais. Uma rotina de verificação diária antes do uso já é o bastante para detectar erros. Nesta ação é importante checar mangueiras hidráulicas, níveis de óleo, pneus ou esteiras, no caso das escavadeiras.

Escolha uma máquina apropriada: ao escolher a escavadeira hidráulica para realizar este trabalho, confira se suas cabines possuem a certificação ROP/FOPS essa certificação garante a segurança do operador da máquina pesada em casos de acidentes com capotamentos, no caso da certificação ROPS, e no caso de quedas de materiais no caso da certificação FOPS.

Máquinas pesadas utilizadas para o serviço florestal, como a escavadeira hidráulica, por exemplo, podem ser adquiridas através da compra ou da locação. O processo de locação de equipamentos é simples e livre de burocracia, além de oferecer alguns benefícios importantes para quem deseja obter melhores resultados num curto espaço de tempo e também deseja reduzir os custos operacionais. 

A aquisição em definitivo de maquinários deste porte é um processo dispendioso. Alguns equipamentos chegam a custar acima de meio milhão de reais. Por isso, algumas pessoas recorrem ao financiamento, uma modalidade compra com muita burocracia e resulta na maioria das vezes em contratos com uma enorme carga de juros.

Aluguel de escavadeiras é com a Mills

A Mills é o melhor local para realizar o aluguel de máquinas pesadas para atuar em processos florestais. Seguem alguns números que comprovam este fato abaixo: 

+ 1.400 cidades, presente na maior parte do território nacional

 + 10.500 equipamentos incluindo linha amarela e PEMT (Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho), sendo a maior frota de PEMT da América Latina)

+ 26.000 pessoas treinadas nos últimos anos

+ 8.000 clientes em diversos segmentos

Solicite um orçamento em nosso site e garanta as melhores máquinas e uma assistência de qualidade para ajudar a sua obra a atingir o resultado esperado.

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter