Tipos de colheita florestal

colheita-florestal

Para você que deseja se inteirar sobre as complexidades que envolvem o processo de colheita florestal, este artigo ajudará a esclarecer as principais dúvidas.

A colheita florestal é uma atividade muito antiga, sobretudo aqui no Brasil. Inclusive, esta atividade econômica teve um papel chave para desenvolver nossa sociedade, já que o Pau-Brasil conquistou sua fama na Europa por suas propriedades tonalizantes de cor vermelha, que, naquela época, não eram tão comuns.

A demanda pela substância retirada da árvore aumentou cada vez mais nas fábricas têxteis do velho continente, e, caminhando junto com a extração, observou-se o aumento no consumo de madeira para fomentar a indústria moveleira, ou na produção de celulose, explorando diversos tipos de madeira como: pinus, eucalipto, etc.

Resumindo, a colheita florestal nada mais é do que o processo de preparo e transporte da madeira retirada no meio da floresta, utilizando técnicas e equipamentos especializados, com objetivo de transformá-la em produto final. Neste tipo de colheita de madeira, são empregados padrões pré-estabelecidos, sobretudo nas etapas que a compõem, que são: corte, extração, transporte e  descarregamento.

Leia também: O Trabalho da motoniveladora para cana-de-açúcar

Etapas da colheita 

  • Corte – Esta é a primeira etapa da colheita florestal, sendo composta das operações de derrubada, retirada de galhos, destopamento, traçamento das árvores abatidas em toras e empilhamento da madeira. Neste passo, é necessária extrema precisão na execução das operações para não haver risco de comprometimento para outros procedimentos.
  • Extração –  A extração é a etapa mais complexa da colheita florestal. É aqui onde é empregado maior parte dos esforços, ainda mais se tratando de terrenos irregulares ou montanhosos, o que dificulta ainda mais a operação, que constitui na retirada da madeira de dentro da área de corte para os locais de estocagem provisória, conhecidos como pátio de estocagem ou estaleiro.
    Aqui, existe a opção de extrair a casca do tronco, porém este serviço depende para que fim será destinada a madeira coletada.
  • Transporte –  Esta operação é responsável pelo transporte da madeira dos locais de armazenagem provisória para os locais onde será utilizada. Nesta etapa, um bom plano de logística é imprescindível, pois garantirá a agilidade do transporte da madeira sem haver risco de perdas.
  • Descarregamento – Aqui é a etapa final, é o processo que complementa o transporte principal e o destino final da madeira coletada. Daqui saem as madeiras para distribuição. E é nesta etapa da colheita florestal que são aproveitados as habilidades de organização e estocagem.

Veja os principais tipos de colheita florestal

Atualmente a colheita florestal é dividida em diferentes formas, porém, as mais populares são:

Sistema de toras curtas: Essa é a operação mais comum, e predomina aqui no Brasil, pois facilita a ação tanto em planícies quanto em regiões montanhosas. Todas as operações são realizadas no campo de corte, facilitando muito no transporte, já que a madeira é separada e empilhada em toras.

Sistema de toras longas: É quando a árvore é derrubada, mas no local do corte só é realizada a retirada dos galhos e o destopamento antes do transporte. Inclusive, o acabamento da madeira (descascamento) é feito durante o trajeto ou em algum local que permita o seu processamento.

Sistema de árvores inteiras: Aqui, a árvore é abatida e apenas alguns processos são realizados na área de corte, como desgalhamento e o destopamento. O acabamento final da madeira é realizado durante o trajeto ou em área intermediária que permite o seu processamento.

Máquinas utilizadas para a colheita florestal

Hoje é praticamente impossível falar sobre processos de colheita florestal sem o uso da mecanização.

Então, todos os processos que antigamente eram feitos manualmente, hoje em dia estão muito mais práticos e eficazes, o que resulta em um aumento exponencial na produtividade e no crescimento deste negócio. 

As máquinas operadas nesta técnica geralmente são tratores de esteira, pás carregadeiras para ajudar no carregamento de toras e a escavadeira com garras traçadoras. Esse implemento é muito importante para manusear os troncos cortados.

Então, para um desafio maior, que compreende uma grande área de corte e uma alta demanda, estamos falando de técnica totalmente mecanizada.

É importante acrescentar que, independente da técnica empregada, o uso de máquinas pesadas para o transporte da madeira, como a escavadeira com as garras, ou implemento do cabeçote, ajuda a garantir o sucesso da colheita florestal, afinal de contas, um volume maior de produto será carregado num menor espaço de tempo.

A Mills disponibiliza máquinas para colheita florestal para aluguel, consulte nosso site e acesse o nosso portfólio, e em apenas alguns cliques você terá um orçamento.

Alugue Máquinas Pesadas para  colheita florestal com a Mills

A Mills disponibiliza para você as máquinas que podem ser empregadas na colheita florestal até o carregamento de madeira em apenas alguns cliques, e o melhor: você contará com uma empresa séria, com anos de expertise no mercado oferecendo as melhores soluções em locação de máquinas pesadas de alta performance. 

E, se você precisar de algum suporte, saiba que há uma equipe altamente treinada para atender qualquer tipo de demanda que surgir durante a locação do seu equipamento.

A Mills é o melhor local para alugar máquinas pesadas para sua operação. Seguem alguns número que comprovam este fato abaixo: 

+ 1.400 cidades, presente na maior parte do território nacional

+ 10.000 equipamentos, a maior frota de PEMTs (Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho) da América Latina

+ 26.000 pessoas treinadas nos últimos anos

+ 8.000 clientes em diversos segmentos

Solicite um orçamento em nosso site e garanta as melhores máquinas e uma assistência de qualidade para ajudar a sua operação e atingir o objetivo planejado.

Acesse nosso site para solicitar seu orçamento.

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter