Trator de Esteira: veja as vantagens para o setor da mineração

Trator de Esteira: veja as vantagens para o setor da mineração - Mills

O trator de esteira, muito utilizado na construção civil, pode desempenhar um papel fundamental para alavancar suas operações na mineração. Confira!

Uma máquina multifuncional, capaz de se mover com facilidade sobre qualquer tipo de terreno: este é o trator de esteira. Uma máquina pesada muito potente e versátil, pronta para encarar os mais complexos desafios do dia a dia das operações, realizando os mais exigentes trabalhos não só na construção civil, como também no setor agrícola e mineração. 

Apesar de se tratar de uma máquina muito popular nesses setores mencionados, muita gente ainda não tem o conhecimento de como funciona o trator de esteira e para quais tipos de trabalhos seu emprego é necessário. 

Neste artigo, você conhecerá as funções do trator de esteiras e como elas podem ser aplicadas na indústria de mineração. 

Como funciona um trator de esteiras?

O funcionamento do trator de esteira é, de certa forma, bem simples, especialmente quando se trata de sua característica principal, que é o seu conjunto de esteiras, componente que a máquina pesada utilizará para locomoção e empurrar um grande volume de materiais através de uma lâmina instalada na sua parte frontal. 

O sistema de esteiras oferece maior tração, flutuação e estabilidade em comparação com o sistema de pneus, e por este motivo é o mais indicado para este tipo de trator. Este sistema é composto por um conjunto de peças que possibilitam seu movimento, como as rodas motrizes, correntes, rodas-guia, elos de pinos e buchas. 

Este sistema entra em ação assim que o operador da máquina inicia o deslocamento através da cabine de operação, que fica sempre em uma posição elevada permitindo uma ampla visão de todo o entorno do trabalho, para movimentar não só a esteira, mas a máquina como o todo, e todo o material que ela transporta – isso exige um motor com a potência adequada para o tamanho da lâmina. O sistema de tração do trator de esteiras pode ser de dois tipos: sistema hidrostático ou mecânico com transmissão. Estes sistemas têm características distintas, e cada um tem a sua particularidade.

  • Sistema de transmissão hidrostático

A característica desse sistema é possibilitar a locomoção da máquina através de uma transmissão composta por um circuito hidráulico de grande vazão e pressão, composto de bombas, que quando são acionadas, ativam dois motores hidráulicos, um em cada lado, responsáveis por impulsionar a esteira. 

A transmissão hidrostática funciona em conjunto com o controle eletrônico e a direção hidráulica, proporcionando movimentos mais precisos e suaves durante a operação do trator de esteira. 

O sistema hidrostático requer um cuidado maior com relação à manutenção preventiva e corretiva do circuito hidráulico, pois qualquer impureza pode comprometer todo o sistema, gerando altos custos de reparo.

Este tipo de transmissão tem evoluído bastante nos últimos anos e cada vez mais tem sido a preferência dos fabricantes nas mais variadas faixas de potência.

  • Sistema mecânico de transmissão

Este é o sistema mais tradicional e conhecido por muitos na aplicação do trator no setor agrícola, sendo mais usado com embreagem e caixa de marchas automatizada, oferecendo uma ação direta nas esteiras. Já a opção com o conversor de torque é mais suave e indicada para as operações de construção e mineração em tratores de maior potência e impacto com o terreno. Juntos, esses componentes são responsáveis por dar força e tração para as esteiras. Estas características fazem jus ao nome de trator de esteira.

Apesar de ser um sistema comum não só para esta máquina, mas também para outros modelos pesados, o sistema mecânico de transmissão apresenta uma desvantagem em relação ao sistema de transmissão hidrostático por ser mais pesado e utilizar um maior número de componentes, onerando de certa forma a manutenção do trem de força. Comparando com o sistema hidrostático, este sistema não consegue realizar curvas com tanta precisão.

Qual é o principal modelo de trator de esteira para mineração?

O trator de esteiras que opera no setor de mineração precisa de uma dimensão maior, acima de 20 ton e um motor mais potente, geralmente acima de 200 HP já que diariamente movimenta uma grande quantidade de materiais como minério, rejeito de minério, entre outros, sobre superfícies irregulares, íngremes. Desse modo, qualquer máquina enfrentaria bastante dificuldade para transitar.

Algumas máquinas no mercado se destacam por reunir as características necessárias para operação no setor de mineração. E marcas famosas disputam ferozmente para desenvolver equipamentos que atendam todas as necessidades que esta atividade bastante lucrativa demanda.

Alguns modelos podem ser citados como ideais para o seu serviço, e os principais fabricantes como Komatsu, Caterpillar e John Deere tem em suas linhas de produtos uma vasta gama de alternativas nas mais variadas capacidades e potências.  

Atualmente, a Mills disponibiliza em seu portfólio uma gama de modelos: entre em contato com a nossa equipe e nós te ajudaremos a escolher o equipamento ideal! 

Quem procura o trator de esteiras para a mineração busca uma máquina potente, forte, com grande capacidade operacional e com uma boa relação de custo operacional. Porém, há outros fatores para se atentar se tratando deste tipo de equipamento, a exemplo da segurança.

Uma excelente forma de manter sua equipe de operadores em segurança é investir em máquinas pesadas que tenham a certificação ROPS/FOPS, entenda:

  • ROPS é uma sigla para o termo inglês Roll Over Protective Structure que traduzindo para nossa língua significa estrutura protetora contra capotamento.
  • FOPS (Falling Objects Protective Structure), que também é uma abreviação de um termo em inglês, cujo significado traduzido é estrutura com proteção contra queda de objetos. Esta especificação assegura a proteção do operador em caso de queda de objetos, como pedras, galhos e troncos.

Saiba mais em: Riscos com pá carregadeira para evitar

O Brasil e a mineração

A mineração é uma atividade econômica fundamental em todo o mundo, pois é através dela que é possível retirar verdadeiras riquezas do solo para produzir grande parte dos equipamentos e componentes que usamos atualmente. 

No Brasil, a mineração representa uma das atividades econômicas e industriais que contribuem diretamente para o desenvolvimento socioeconômico do país, promovendo vários benefícios como a geração de emprego. A história do Brasil está diretamente ligada à exploração de recursos minerais, desde o período colonial, época em que a busca pelo ouro no interior do país.

O Brasil é um dos maiores potenciais para a exploração de minérios do mundo, produzindo cerca de 70 substâncias minerais, das quais 21 dos grupos de materiais não metálicos e 45 dos não metálicos e 4 dos energéticos. 

Vale a pena alugar trator de esteira para mineração?

O aluguel de máquinas pesadas é a forma mais econômica e prática para você contar com o trator de esteira e outros equipamentos em sua operação. Além de ser uma solução financeiramente mais vantajosa, o processo é totalmente simples e livre de burocracia. 

Essa é uma forma de manter os seus serviços em dia, tendo em vista que, diante de alguma falha nas máquinas, uma nova será disponibilizada. Assim, as suas atividades não param. 

Além disso, com o aluguel, você não precisa se preocupar com a manutenção das máquinas, que como vimos exige cuidados especiais. As máquinas alugadas estão com a manutenção em dia e seguras para serem utilizadas.

A Mills é o melhor local para alugar equipamentos para operação de mineração, seguem alguns números que comprovam este fato abaixo: 

+ 1.400 cidades, presente na maior parte do território nacional

 + 10.500 equipamentos incluindo linha amarela e PEMT (Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho), sendo a maior frota de PEMT da América Latina)

+ 26.000 pessoas treinadas nos últimos anos

+ 8.000 clientes em diversos segmentos

Solicite um orçamento em nosso site!

 

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter