O setor de construção civil tem aderido rapidamente às técnicas e ferramentas mais modernas e eficientes como forma de otimizar e aprimorar seus processos. O uso da tecnologia BIM – Building Information Modeling é um desses equipamentos tecnológicos, sendo útil para otimização de todos os processos envolvidos no planejamento, gestão e execução de uma obra.
Neste post falaremos sobre o assunto abordando seu funcionamento, suas vantagens e como esse processo pode ser usado. Continue com a gente e saiba mais!
O que é BIM – Building Information Modeling?
O BIM – Building Information Modeling pode ser definido como uma representação digital não apenas das características geométricas de uma obra, mas também das diversas informações pertinentes a todo o ciclo de vida de uma edificação, desde sua concepção e execução até o gerenciamento de planos de manutenções pós-obra.
A metodologia baseia-se no gerenciamento e compartilhamento de dados por meio de plataformas digitais. Tais dados são categorizados segundo o conceito de dimensões BIM, que se referem aos tipos de dados que estão vinculados ao modelo digital. Um modelo denominado 3D é responsável por uma representação geométrica virtual da edificação. Já um 4D, contém também informações pertinentes ao planejamento e cronograma das diversas fases de execução, enquanto os custos e orçamentos definem um modelo 5D. Dimensões superiores, como 6D e 7D, não são, ainda, definidas de maneira concreta, porém abrangem dados relacionados a sustentabilidade, desempenho e gestão de manutenção.
Sendo assim, a metodologia BIM promove a integração de todas as disciplinas envolvidas, corroborando para um melhor desempenho e otimização da obra, reduzindo a possibilidade de erros e imprevistos e antecipando as tomadas de decisão.
Como o BIM – Building Information Modeling funciona?
O BIM é muito mais sofisticado que um software de visualização 3D: é um conceito inovador para a construção civil e acrescenta poder ao projeto. Além disso, simplifica o fluxo de gestão e de execução da construção. A metodologia é capaz de projetar o comportamento da estrutura em relação a fatores climáticos, de segurança estrutural, de conforto, de consumo, de materiais e de eficiência energética. Dessa forma, o BIM pode ser entendido como a construção da obra de maneira virtual, colaborativa e integrada.
Imagine que um arquiteto sente a necessidade de aumentar o comprimento de uma sala. Ao ser notificado da alteração através do trabalho colaborativo, o engenheiro analisa que tal alteração gera uma maior demanda da estrutura, sendo necessário aumentar o tamanho de uma viga. A nova revisão impacta outras disciplinas como, por exemplo, a passagem das tubulações hidráulicas pelo pavimento. Sem utilização do BIM tal impacto poderia passar desapercebido, entretanto com o uso colaborativo e a detecção automática de interferências, tais erros se tornam cada vez mais raros.
É importante ter em mente que o conceito BIM para os segmentos de Engenharia, Construção e Arquitetura funciona como base não somente para uma construção em especial, servindo também para simular os impactos do empreendimento em seu entorno.
Por que isso é uma tendência?
Podemos verificar que, por meio do BIM – Building Information Modeling, as diversas disciplinas de uma obra interagem de maneira inteligente e em tempo real. Assim, todos os envolvidos ficam cientes das mudanças que interferem no restante do projeto antes de darem início a eventuais modificações.
Essa colaboração imediata proporciona grandes avanços em termos de eficiência em projetos e isso é uma inovação que já se tornou tendência, elevando rapidamente a performance e a precisão nas obras de construção civil.
Quanto mais as plataformas que integram o BIM amadurecem, mais automatizadas se tornam as tarefas manuais de estruturação e classificação de dados. Tudo isso fortalece o processo e a estrutura que ajudará na aceleração do BIM.
Quais são as vantagens do BIM – Building Information Modeling para projetos e engenharia?
A tecnologia BIM – Building Information Modeling está se tornando rapidamente uma das mais relevantes inovações no ramo de construção. O motivo se deve às suas incontáveis vantagens quando o assunto é eficiência, segurança e custos. Confira algumas delas a seguir:
1. Detecção de problemas
Durante a fase de modelagem, o BIM facilita a identificação de elementos conflitantes no projeto e, assim, evita modificações onerosas durante a construção da obra.
2. Processos de construção mais aperfeiçoados
Considerando que os fluxos de trabalho são automaticamente gerados, qualquer mudança realizada durante a execução da obra é atualizada imediatamente para todos ficarem cientes.
3. Automação
Todas as tarefas passíveis de serem automatizadas podem ser identificadas pelo BIM e, dessa forma, permitir que os trabalhadores se mantenham focados nas tarefas mais especializadas.
4. Mais segurança para quem opera
Levando em conta que os trabalhadores passam a ter acesso direto às informações específicas sobre cada atividade a ser executada, sua conscientização em termos de foco e riscos aumenta e garante mais segurança durante o trabalho.
5. Melhora no planejamento
A modelagem inteligente assegura que os elementos do projeto possam ter um sequenciamento mais eficiente. Isso permite a possibilidade de planejamentos mais metódicos.
6. Levantamento de materiais
Além de informações geométricas, é possível incluir mais dados no projeto, como custos, materiais, fabricantes e outros elementos úteis ao processo como um todo.
7. Projetos sustentáveis
As especificidades do BIM permitem a criação de projetos de construção sustentáveis por meio de análises realizadas no modelo digital. Alguns dos softwares usados são capazes de definir diferentes materiais a serem escolhidos possibilitando a avaliação em termos de conforto acústico e térmico, por exemplo.
A adoção do BIM tem tudo para colaborar com construções ecologicamente mais eficientes, amenizando significativamente os impactos ao meio ambiente e, de quebra, ajudam a poupar custos de materiais, tempo e energia.
Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com os nossos especialistas da área.