6 dispositivos de segurança presentes em toda plataforma da Mills

Quando o assunto é trabalho em altura, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar. É por isso que as plataformas elevatórias contam com uma série de dispositivos de segurança que protegem tanto os profissionais que atuam sobre ela quanto quem está ao redor. 

Esses recursos são indispensáveis para que o projeto atenda às normas regulatórias da construção civil, garantindo a segurança dos operadores nos diversos tipos de trabalho de altura, como organização de estoques, serviços de pintura, limpeza de fachadas, entre outros. Também é preciso que os dispositivos estejam de acordo com a NBR16776 e com a NR18, além da norma americana ANSI. 

Pensando nisso, decidimos mostrar neste post 6 dispositivos de segurança em plataformas elevatórias que estão presentes nos equipamentos da Mills. Confira!

1. Aviso sonoro de deslocamento

A movimentação de grandes equipamentos, como veículos pesados e plataformas elevatórias, pode representar vários riscos para aqueles que estão nas suas imediações. Por isso, é comum que eles contem com um aviso sonoro automático que é emitido durante suas operações. 

Enquanto em caminhões o sinal é emitido ao realizar manobras em marcha ré, nas plataformas elevatórias isso acontece tanto quando ela se movimenta na vertical quanto quando ela se desloca na horizontal. O som agudo e intenso chama a atenção de todos por perto e deixa claro que é preciso manter uma distância segura do equipamento em questão. 

Vale destacar que o aviso sonoro de deslocamento em plataformas elevatórias é uma exigência das normas regulatórias que tratam das condições de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção.

2. Botão de emergência

Outra exigência dessa norma é a existência de um botão de emergência nas plataformas elevatórias. Ao ser acionado, ele deve interromper imediatamente todas as funções do equipamento e do seu motor, impedindo o acionamento de novos comandos enquanto durar a parada emergencial. 

O objetivo é evitar situações de risco que se mostrarem iminentes no caso de a plataforma continuar sua operação. Por isso, é preciso que haja um botão de emergência no painel de controle localizado no cesto e outro ao nível do solo. 

Dessa forma, o recurso de segurança pode ser acionado tanto pelos trabalhadores que estão em altura quanto pelos que dão suporte no chão.

3. Sensor de inclinação

À medida que a altura de trabalho em uma plataforma aumenta, torna-se maior também a necessidade de atenção aos riscos. O alinhamento do equipamento, por exemplo, precisa ser monitorado constantemente, já que mesmo pequenas inclinações podem desestabilizar o equipamento e se tornar um grande fator de risco. 

Por isso, o sensor de inclinação é mais um recurso indispensável que está presente em todas as plataformas da Mills. Ao identificar que a inclinação do equipamento está fora dos limites permitidos pelo fabricante, o sensor ativa um sistema que impede a plataforma de elevar os comandos e também um aviso sonoro, informando que o equipamento atingiu seus limites de inclinação especificado pelo fabricante. Essa é uma situação comum em terrenos com piso irregular, que podem expor os trabalhadores a situações de risco iminente.

4. Guarda-corpo

O guarda-corpo é um dos principais elementos de segurança em uma plataforma elevatória. Ele deve envolver o cesto de trabalho a fim de aumentar a segurança e evitar uma queda acidental do operador e de materiais durante realização de um trabalho em altura. 

É fundamental que esse dispositivo atenda às especificações e exigências legais presentes na NBR16776 e no Anexo I da NR18, além da ANSI Norma Americana. Dessa forma, ele deve ser rígido e construído para suportar cargas concentradas de 500N (112,40lbf) por pessoa.

5. Ponto de ancoragem do cinto

Seja qual for a altura que será elevado, torna-se necessário que os trabalhadores utilizem o cinto de segurança tipo paraquedista durante o desempenho de suas atividades, de acordo com a NR35. Sua função é garantir a segurança do operador em caso de queda acidental da plataforma, evitando danos mais graves. 

Para isso, o cinto deve estar bem ajustado ao corpo do trabalhador e preso ao ponto de ancoragem indicado pelo manual do fabricante. Os equipamentos da Mills contam com um ponto de fixação do dispositivo de acordo com o especificado no item 5.6.4 da NBR 16776.

6. Sistema de emergência para baixar o operador ao solo

Para baixar o operados ao solo em emergências, é preciso recorrer a um recurso de segurança projetado justamente para retorná-los ao nível do chão de forma segura. 

Seja devido a uma interrupção por problema hidráulico, elétrico ou mecânico, as plataformas Mills garantem que os trabalhadores descerão sem riscos por meio de seu sistema de emergência. Para garantir seu bom funcionamento, ele deve ser testado antes da utilização da plataforma, sempre observando as instruções presentes em etiquetas pelo equipamento e também em seu manual de operação. 

Todos os dispositivos que vimos ao longo deste post são essenciais para aumentar a segurança de quem está trabalhando em uma PEMT. Além disso, muitos deles são exigências da NBR16776 e NR18 Anexo I, tornando-se indispensáveis na composição desses equipamentos. 

Mesmo com todos esses recursos, tenha em mente que o treinamento dos profissionais que atuarão em plataformas elevatórias é um cuidado que não pode ser deixado de lado. É nesses momentos que eles se capacitam para operar os equipamentos da forma correta, de acordo com a NR 18 Anexo I e Conforme anexo F.1.1 da NBR 16776, e aprendem as principais noções de segurança para evitar ou reduzir os riscos associados à operação de PEMT. 

A escolha de equipamentos confiáveis e de qualidade também é um passo que faz toda a diferença no trabalho em altura. As plataformas elevatórias da Mills cumprem com o mais alto grau de exigência e atendimento às normas técnicas, contando com todos os dispositivos de segurança que mostramos aqui. Isso permite que as atividades sejam realizadas com mais agilidade e, principalmente, segurança. 

Quer conhecer melhor as nossas soluções? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossa linha de plataformas elevatórias para qualquer necessidade! 

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter