Treinamento de Plataforma Elevatória: conheça a importância

Para garantir a segurança dos trabalhadores em qualquer atividade, existe uma série de medidas que podem ser adotadas pelas empresas, de acordo com o seu ramo de atuação. Um exemplo é a capacitação e o treinamento de funcionários que, muitas vezes, é indispensável para que se exerça determinada função.

Esse é o caso dos operadores de plataformas elevatórias, que devem ser devidamente capacitados nos modelos de equipamentos que utilizarão. Mas você sabe como deve ser realizado esse treinamento e quais conhecimentos devem ser transmitidos?

Neste post, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o treinamento de plataforma elevatória e sua real importância para a segurança dos operadores. Confira!

Qual é a importância do treinamento de plataforma elevatória?

O principal motivo que torna o treinamento de plataformas elevatórias uma prática tão importante é que ele traz mais segurança às atividades desempenhadas pelos operadores nesses equipamentos, evita chamados técnicos por erros de operação e uso incorreto ou inadequado por parte do operador. Considerando também que a operação de PEMT’s é uma atividade de trabalho em altura, é fundamental que eles seja realizado apenas por pessoas devidamente capacitadas.

Por meio do treinamento adequado, a ideia é que o profissional seja capaz de dominar os equipamentos e seus dispositivos, além de conhecer procedimentos que devem ser seguidos antes, durante e depois de sua operação. Dessa forma, o treinamento auxilia no desenvolvimento de noções de planejamento e organização, que são muito importantes para a realização de trabalhos em altura.

Além disso tudo, a capacitação dos profissionais é um requisito imposto pela NR18 do Ministério do Trabalho para a operação das plataformas elevatórias. De acordo com o item 18.14 da resolução, existem alguns critérios a serem atendidos para a capacitação dos operadores.

Assim, os operadores estarão cientes da legislação aplicada, cientes dos métodos de operação segura e os riscos do ambiente de trabalho, cientes da responsabilidade de uso e inspeções do equipamento e cientes do manual de operação e situações de emergência, o que irá ajudar o operador a evitar acidentes no ambiente de trabalho.

Quais cuidados devem ser tomados nesse tipo de treinamento?

Para promover um treinamento de PEMT (plataforma elevatória móvel de trabalho) efetivo e que atenda aos requisitos da NR 18, a empresa deve observar alguns pontos importantes. Um deles é assegurar que o tempo que o treinamento será ministrado, atenda a carga horária mínima de 4h, considerando a realização das aulas teóricas e práticas.

As atividades relacionadas ao curso de capacitação podem ser realizadas nas próprias instalações da empresa, desde que o espaço do cliente atenda aos requisitos obrigatórios de segurança e ofereça condições mínimas de conforto e higiene. A capacitação deve também envolver a operação de uma PEMT compatível a que será utilizada.

  • 14.2 A capacitação, quando envolver a operação de máquina ou equipamento, deve ser compatível com a máquina ou equipamento a ser utilizado;
  • 14.4 Os treinamentos devem ser realizados em local que ofereça condições mínimas de conforto e higiene.

Além de oferecer treinamentos, também cabe à empresa avaliar regularmente o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em altura. Cada trabalhador deverá possuir Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) emitido por um médico do trabalho, liberando-o para cumprir com suas atividades e informando se o colaborador encontra-se apto para trabalho em altura.

Ao final do curso de capacitação deverá ser emitido um certificado em nome do trabalhador que o concluir, atestando a carga horária e o conteúdo que foi ministrado. Assim, o profissional poderá comprovar a capacitação em cada modelo de plataforma que possui treinamento.

O que deve ser abordado no treinamento para operadores de plataformas elevatórias?

Durante o treinamentos, o operador precisa se inteirar de uma série de aspectos para operar esses equipamentos com segurança e eficiência. Por isso, o conteúdo do curso deve abranger desde as normas que regem essa atividade até as atividades práticas com o tipo de plataforma em questão.

No módulo teórico devem estar incluídas informações sobre a definição do equipamento e seu funcionamento, inspeção e conservação, as determinações da NR 18, o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os potenciais riscos inerentes à atividade.

Também devem estar previstas orientações sobre medidas de prevenção e controle, conduta em situações de emergência e até noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.

Outro ponto que não pode faltar é a demonstração de como realizar uma análise de risco antes das atividades. Esse é um procedimento que considera o local do trabalho para avaliar os possíveis riscos que existirão no ambiente e o que há em seu entorno.

Também deve realizar o isolamento e a sinalização no entorno da área de trabalho, definir o estabelecimento dos pontos de ancoragem, considerar as condições meteorológicas e quaisquer outros aspectos que aumentem a segurança.

Partindo para a parte prática, o colaborador aplica os conceitos vistos na teoria, é instruído com relação ao estudo do local de trabalho real ou proposital, sobre o manuseio da plataforma elevatória, realiza a identificação e teste dos painéis de controle, suas funcionalidades e todos os recursos existentes no modelo. Ele ainda deverá realizar as principais manobras com o equipamento de forma segura para ser aprovado na capacitação e ser testado com relação à aptidão. Nesse momento, é fundamental que os profissionais que estão sendo capacitados utilizem todos os EPIs obrigatórios à atividade.

Quais são os impactos positivos do investimento em treinamento?

O grande objetivo do treinamento é aumentar o nível de segurança das atividades realizadas em altura em sua empresa. Quando os conhecimentos passados nesses cursos são colocados em prática, o ambiente se torna mais seguro tanto para os próprios operadores do equipamento quanto para os demais profissionais que trabalham no mesmo local.

O desempenho de um colaborador capacitado para utilizar  plataformas elevatórias garante a segurança na execução de trabalhos em altura. Isso porque ele terá o domínio dos principais aspectos do seu manuseio, além de uma reação mais rápida e precisa.

A capacitação também garante que os operadores farão o uso correto dos EPIs obrigatórios, tornando o trabalho ainda mais seguro e alinhado às normas vigentes.

No final das contas, o treinamento de plataformas elevatórias contribui para um ambiente de trabalho com menos riscos e, por consequência, com menos acidentes. Esse cenário positivo reflete na imagem da empresa, ajudando a construir uma boa reputação, reforçando seu papel como uma companhia responsável e que se importa com seus colaboradores.

 

A Mills possui Centros de Treinamento e tem disponibilidade de atendimento em todo o território nacional. Nosso time técnico é altamente qualificado e certificado pelos programas de capacitação interno, além de homologados e certificados pelos fabricantes. Nossos instrutores e técnicos de segurança do trabalho, dedicados exclusivamente à formação dos operadores, assim você conta com a segurança de ter a sua disposição a equipe mais especializada do mercado.

Vale destacar ainda que fomos a primeira empresa brasileira a receber o certificado IPAF (International Powered Access Federation – Federação Internacional de Plataformas Aéreas) como o melhor centro de treinamento do mundo para formação de operadores. 

Curtiu as dicas? Quer saber como realizar um trabalho em altura mais seguro? Acesse nosso site conheça os treinamentos da Mills e aprenda na teoria e na prática como operar uma plataforma elevatória em segurança.

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter