Você sabia que atividades realizadas acima de dois metros do chão, com risco de queda, já são consideradas trabalhos em altura? De acordo com pesquisas recentes, em especial a que foi feita pela SmartLab (Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho), a cada 3 horas e 47 minutos uma pessoa morre vítima de acidentes no ambiente corporativo. Dentre eles, as quedas são as mais frequentes.
Inclusive, cerca de 12% dos acidentes ocupacionais que aconteceram em locais de trabalho em 2021 estão relacionados à queda, de acordo com o Radar SIT. Para fins de exemplificar, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste registrou alta nos números de acidentes envolvendo queda nos últimos meses, conforme divulgado pela Rede Peperi. De acordo com Oldair Schmitz, comandante, esses resultados são frutos da ausência de EPIs. Além disso, o comandante ressalta que o setor da construção civil é o que mais apresenta chamadas de emergência.
Independente da altura e do grau de perigo, é importante tomar medidas cautelares para evitar que esses casos continuem acontecendo. Por isso, reunimos algumas dicas do que fazer para evitar acidentes em trabalhos em altura.
Principais cuidados que os operadores devem ter nos trabalhos em altura
Existe uma série de cuidados que os operadores, assim como as empresas responsáveis pela segurança e saúde no trabalho, precisam se atentar para evitar que tragédias aconteçam. Veja quais são as medidas preventivas que devem ser tomadas:
- Avaliação: o primeiro passo deve ser analisar os riscos associados ao trabalho em altura, incluindo estudar o local e avaliar os possíveis perigos que o ambiente traz.
- Planejamento: neste momento ainda inicial, é necessário criar um planejamento prévio sobre cada etapa do processo. Isso se traduz em identificar os riscos associados à tarefa, a seleção adequada de equipamentos de proteção, a definição de procedimentos seguros e a implementação de medidas preventivas e situações de emergência.
- Uso de EPIs: o uso de EPIs é imprescindível para garantir que os trabalhadores atuem com responsabilidade e segurança nos seus respectivos serviços. Os EPIs variam de acordo com o trabalho em questão, mas, normalmente, são: cinto de segurança, óculos, luvas, calçado e capacete.
- Treinamento: quando os operadores estão capacitados, os riscos diminuem, já que eles têm conhecimento prévio sobre o que fazer em situações de emergência e entendem a importância de ser cauteloso o suficiente para afastar os perigos e acidentes.
- Avalie condições ambientais: além de garantir uma boa iluminação no local de trabalho, é importante evitar trabalhos em condições meteorológicas adversas, como chuva, vento forte ou tempestade.
- Manter a comunicação: utilizar sistemas de comunicação eficazes, como rádios ou sinalização manual, especialmente em áreas ruidosas, é uma boa dica para evitar quedas. Inclusive, todos os membros da equipe devem estar alinhados acerca do trabalho.
- Investir em soluções seguras: quando o assunto é trabalho em altura, logo se vem à mente as famosas escadas e os famosos andaimes. No entanto, embora os equipamentos sejam próprios para isso, são menos seguros. Por isso, recomenda-se o uso das plataformas elevatórias.
Como a plataforma elevatória pode contribuir para evitar acidentes nos trabalhos em altura?
As plataformas elevatórias, também conhecidas como PEMTs (Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho), são equipamentos essenciais para minimizar os riscos e acidentes em trabalhos em altura. Elas oferecem diversas vantagens em relação aos métodos tradicionais, como andaimes e escadas.
Capazes de elevar os trabalhadores a alturas consideráveis com segurança e precisão, as plataformas permitem o transporte de ferramentas e materiais, facilitando a organização e a produtividade no local de trabalho.
Os equipamentos vêm com uma superfície estável e nivelada, o que significa que, mesmo em terrenos irregulares, o risco de desequilíbrio e quedas será menor. Disponíveis em diversos modelos e alturas, as plataformas se adaptam às necessidades específicas de cada tarefa, desde trabalhos em tetos e telhados até manutenções em postes e linhas de energia.
A plataforma elevatória é o equipamento mais seguro para os trabalhos em altura?
Afirmar que a plataforma elevatória é o equipamento mais seguro para todos os trabalhos em altura seria um equívoco, afinal, cada tarefa tem suas complexidades e pode ser realizada de maneiras diferentes.
As plataformas elevatórias são mais seguras e estáveis em comparação aos andaimes e às escadas, o que faz delas uma opção mais estratégica para trabalhos em altura. Além disso, elas também agregam uma maior mobilidade nas obras, fazendo com que o seu trabalho ganhe em agilidade, aumentando a produtividade do serviço.
Em contrapartida, os andaimes, na maioria das vezes, são estáticos. Logo, eles não se movimentam e tem uma área de atuação limitada. Inclusive, os próprios andaimes suspensos são limitados, uma vez que a altura é variável, mas eles correm em um eixo horizontal, com um limitado raio de atuação. Claro que as PEMTs também apresentam uma certa limitação, mas é muito menor do que a escada e o andaime, por exemplo.
Além disso, é importante destacar que, mesmo utilizando a PEMT, o uso de equipamentos de proteção individual é indispensável. É fundamental, também, que o equipamento seja inspecionado e revisado antes de todas as operações a fim de garantir plena segurança aos operadores e demais envolvidos no projeto.
Portanto, se você está pensando em investir na locação de plataformas elevatórias para diminuir os riscos de queda de altura no local de trabalho, conte com a Mills, empresa referência no mercado.
Alugue plataformas elevatórias e outros equipamentos com a Mills
A Mills é uma referência no mercado de locação de equipamentos e, recentemente, foi reconhecida com o prêmio IAPA 2024. Trouxemos para a casa o título de Melhor Empresa de Locação do Ano. Este prêmio destaca a excelência da nossa empresa em oferecer as melhores soluções do mercado para seus clientes.
Com uma frota extensa e diversificada, a Mills disponibiliza plataformas elevatórias elétricas, híbridas e a diesel. Esta variedade permite atender às necessidades específicas de cada cliente.
Ao escolher a Mills, você está optando por qualidade, eficiência e um compromisso com a sustentabilidade. Vamos conversar? Entre em contato conosco, uma equipe de venda consultiva está sempre disposta a ajudar e a esclarecer eventuais dúvidas. Conte-nos qual é a necessidade da sua operação e recomendamos os melhores serviços para você!