10 Dicas de segurança na operação de máquinas pesadas
Quer trazer mais produtividade para sua operação sem abrir mão da segurança? Confira aqui 10 dicas de segurança na operação de máquinas pesadas.
As máquinas pesadas estão cada vez mais presentes nas obras dos mais diferentes ramos, como florestal, mineração e construção civil, facilitando ainda mais o serviço de sua equipe e otimizando o seu tempo. Hoje em dia, é muito difícil imaginar qualquer operação desse tipo sem o uso de, pelo menos, um desses equipamentos.
E, para garantir a maior segurança, é necessário o cumprimento de normas, exigências e muito treinamento. Pensando nisso, hoje destacamos neste texto 10 dicas para uma operação mais segura.
Ao efetuar a locação de máquinas pesadas, precisamos entender que estamos tratando de equipamentos de grandes proporções, com peso incomum, com limitações no campo de visão e capazes de movimentar toneladas de determinado material. Isso significa que o manuseio deste tipo de equipamento pode ser complexo, exigindo ainda mais atenção não só de seu operador, mas da equipe em terra.
Destacamos abaixo 10 dicas de segurança na operação de máquinas pesadas, confira:
1 – Alugue máquinas pesadas em uma empresa confiável
Se você estiver optando pela locação de máquinas pesadas, você precisa contar com uma empresa séria, com competência e capaz de entregar não só o equipamento, mas também todo o suporte necessário referente a operação. A Mills é referência no mercado de locações de máquinas e equipamentos pesados, atuando a mais de 70 anos nas principais cidades do Brasil.
Além disso, a Mills disponibiliza uma enorme variedade de máquinas pesadas em seu portfólio para locação, todas de última geração e você poderá realizar o seu orçamento com apenas alguns cliques em nosso site.
Os equipamentos da frota MILLS estão equipados com todos os recursos tecnológicos para oferecer ao operador e ao seu entorno a segurança ativa e passiva necessária para uma operação segura nos canteiros de obras, cumprindo os requisitos da legislação e as boas práticas do mercado.
2 – Certifique-se de que o operador do equipamento esteja habilitado para função
Essa dica é importantíssima, pois reduzirá bastante as chances de acidentes causados por imperícia. Ao efetuar a locação do seu equipamento, tenha em mente que você precisará de um operador capacitado, e certificado com experiência na função, que possa manusear as máquinas pesadas corretamente, a fim de evitar qualquer tipo de imprevisto.
Afinal, cada equipamento tem a sua particularidade e é de suma importância que o operador esteja familiarizado com todos os comandos e limitações de cada equipamento.
Uma ótima forma de garantir que haja sempre um operador capacitado disponível, é investir em treinamento e nas certificações dos seus funcionários, isso garantirá que o seu pessoal esteja sempre pronto para executar as tarefas necessárias com a máxima segurança.
3 – Oriente sua equipe a utilizar protocolos de emergência
A NR12 não só garante a segurança do trabalhador, mas também assegura que as melhorias das condições de trabalho e as rotinas que envolvem o uso de máquinas e equipamentos sejam mais seguras. Para isso, ela estipula algumas medidas de proteção coletiva, como a criação de protocolos de emergência.
Uso de comunicação por sinais visuais, evitar posicionar colaboradores nos pontos cegos do equipamento e planejamento de ações em caso de acidentes, são alguns exemplos de protocolos de emergências que devem ser estabelecidos antes mesmo do início das operações de máquinas pesadas.
4 – Uso de EPI é obrigatório
O equipamento de proteção individual é uma obrigação prevista em lei, e o objetivo de seu uso é assegurar que o colaborador esteja protegido durante a proteção, minimizando os impactos gerados por um eventual acidente. Além disso, o EPI previne doenças causadas por agentes comuns na área de trabalho, como ruídos em excesso, emissão de gases tóxicos expelidos pelas máquinas pesadas, dentre outros.
Capacetes, luvas, botas, uniforme, coletes refletivos, abafador de ruídos, óculos de proteção e apitos são alguns dos EPIs citados, geralmente fornecidos ao colaborador pelo empregador.
Leia também: EPI para trabalho em altura: o que você precisa saber sobre?
5 – Utilize o equipamento apropriado para função
Escolher qual a máquina pesada é ideal para o serviço é uma tarefa que precisa ser realizada antes de qualquer etapa, justamente para o planejamento da operação, e do profissional que irá conduzir, assim, você precisará certificar que o equipamento realizará de forma eficiente o trabalho sem impactar diretamente nos custos operacionais.
Uma boa forma de fazer isso é equalizar a capacidade operacional do equipamento de acordo com material a ser movido, em caso de pás carregadeiras, ou fazer o estudo da granulometria, se utilizar rolos compactadores, por exemplo.
Ter conhecimento do terreno e do material a ser movimentado são imprescindíveis para a tomada de decisão e seleção do equipamento mais apropriado para cada atividade da sua obra. Os especialistas da MILLS podem lhe ajudar a selecionar o melhor equipamento para as atividades que necessita desempenhar.
6 – Invista em treinamentos em primeiro socorros
Ter uma equipe pronta para realizar o primeiro atendimento pode fazer a diferença em caso de acidente, principalmente o de maior gravidade. Por isso, é cada vez mais comum a implementação deste tipo de treinamento na rotina dos colaboradores. Além disso, o ideal é reservar uma área destinada à realização dos procedimentos.
Nesta área deverá conter os equipamentos de primeiros socorros, condições higiênicas para o manuseio destes, boa iluminação e fácil acesso da equipe de remoção se for o caso.
7 – Respeite o limite operacional do equipamento
É fundamental respeitar o limite operacional das máquinas pesadas para evitar acidentes graves como tombamento, colapso por sobrecarga, entre outros, cabe ressaltar que cada equipamento tem as suas limitações detalhadas na ficha técnica, e lá contém a capacidade operacional.
Ao efetuar a locação, garanta que o equipamento escolhido esteja de acordo com as demandas de sua operação, caso contrário será necessário um equipamento maior, ou outro tipo de equipamento.
Se você está em dúvida sobre qual máquina é a mais indicada para o seu negócio, saiba que a Mills pode te ajudar. Isso porque nós oferecemos a venda consultiva: queremos ouvir a sua necessidade e informá-lo sobre a melhor solução, indicando o equipamento ou máquina mais apropriada para o seu serviço.
Ainda sobre as máquinas, vemos que é cada vez mais comum a ocorrência de acidentes graves devido ao excesso de carga movimentada por equipamentos pesados, se você quer garantir maior segurança para sua equipe, basta seguir as especificações do fabricante.
No entanto, ao contar com uma empresa de locação, você ainda conta com outro benefício, que é ter uma equipe dedicada ao monitoramento do equipamento, que poderá antecipar qualquer questão operacional da máquina antes que ela aconteça, prevenindo a má utilização.
8 – Realize a inspeção diária da máquina antes do uso
Manter uma rotina diária de inspeção no maquinário é um hábito que precisa ser implementado desde o primeiro dia de operação, isso garantirá seu bom funcionamento e reduzirá a necessidade de manutenções corretivas, que podem aumentar o custo da operação.
Faça um checklist diário dos principais componentes de máquinas pesadas que estão na área de trabalho, como mangueiras, pneus, níveis de óleo, dentre outros dispositivos relacionados ao funcionamento. Muitos acidentes são causados por falhas mecânicas e a inspeção diária tem a função de identificar eventuais anormalidades antes do início da jornada de trabalho.
9 – Ao final de seu uso, confira se os freios e travas estão acionados
Após o uso das máquinas pesadas, certifique-se que o equipamento esteja com os seus freios acionados, e seus implementos estejam apoiados no solo, e as rodas calçadas. Isso extinguirá qualquer risco de acidente causado por descuidos após a jornada de trabalho, onde os colaboradores tendem a ficar menos atentos.
10 – Mantenha uma equipe de apoio à sua disposição
Possuir uma equipe preparada para atender com agilidade as demandas da sua operação, garantirá que você tome decisões muito mais assertivas em relação ao manuseio de máquinas pesadas, além disso, essa equipe estará pronta para realizar qualquer reparo com agilidade, garantido o pleno funcionamento dos equipamentos.
Lembre-se sempre de que máquina segura é máquina com manutenção em dia e operada com responsabilidade por equipe capacitada.
Aluguel de máquinas pesadas é com a Mills
A Mills é o melhor local para alugar equipamentos para sua obra, seguem alguns números que comprovam este fato abaixo:
+ 1400 cidades, presente na maior parte do território nacional
+ 10500 equipamentos incluindo linha amarela e PEMT (Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho), sendo a maior frota de PEMT da América Latina)
+ 26000 pessoas treinadas nos últimos anos
+ 8000 clientes em diversos segmentos