Um dos equipamentos mais importantes para empresas ou profissionais que fazem pintura de paredes é a plataforma elevatória, já que ela pode aumentar a produtividade dos colaboradores, aumentar sua segurança, reduzir os custos, entre outras vantagens que contribuem diretamente para o desenvolvimento e a competitividade do negócio.
No entanto, muitas empresas deixam de aproveitar desses benefícios simplesmente por não saberem do que se trata esse instrumento, como ele funciona e de que forma pode melhorar as operações do negócio no campo prático.
Por isso, se você trabalha na área de infraestrutura, manutenção predial, construção e afins, é fundamental que você entenda sobre o assunto. Então continue lendo este conteúdo para se informar mais. Acompanhe!
O que é uma plataforma elevatória?
São equipamentos autopropelidos ou não compostos por uma plataforma montada em uma estrutura elevatória que pode se deslocar pelo terreno e se deslocar pelo terreno e se mover verticalmente. Ela pode ser acionada por fontes elétricas e também a combustão e sua principal função é ajudar profissionais da área a chegarem a locais mais altos e de difícil alcance.
O equipamento é muito útil para profissionais que fazem pinturas industriais, grafite, fachadas, paredes de prédios e outros locais, mas também pode ser aproveitado por funcionários de armazéns, eletricistas e por quem realiza serviço de manutenção pois tem uma ampla utilidade na rotina do negócio.
No entanto, é importante entender que a plataforma elevatória deve ser manuseada com certos cuidados para garantir que o uso seja seguro. Os responsáveis devem utilizá-la conforme dispõe a Norma Regulamentadora n.º 18 (NR-18), que falam da segurança, da saúde do trabalho na indústria da construção e a NBR 16.776, que traz requisitos de segurança e medidas preventivas.
Quais são as 7 vantagens de usar uma plataforma elevatória?
Os benefícios da plataforma elevatória estão ligados à experiência dos colaboradores durante a execução de suas atividades, o que também beneficia diretamente nos resultados do negócio. Entenda-as melhor a seguir.
1. Cobertura completa
Muitos prédios podem ter uma arquitetura incomum e apresentar áreas externas irregulares. Também é possível que eles tenham anexos que dificultem o acesso por andaimes, escadas ou rolos de pintura e outras ferramentas de extensão.
Saiba que alguns tipos de plataformas — como de lança telescópica ou articulada — possibilitam a movimentação tanto vertical quanto horizontal, o que significa que é possível garantir uma pintura uniforme e de qualidade em todo o prédio, independente do seu formato.
2. Eficiência e qualidade
Com uma plataforma você consegue realizar todo o trabalho de pintura mais rápido, já que o tempo que normalmente levaria para subir até o local de difícil acesso é significativamente reduzido. Graças a esse equipamento muitas vezes é possível adiantar semanas ou meses de trabalho.
Além disso, as plataformas elevatórias possibilitam um alcance mais fácil, rápido e sem riscos desnecessários, além de garantir que a pintura seja mais precisa e o resultado do trabalho uniforme.
3. Segurança
Diferente de outros instrumentos, essa plataforma proporciona a segurança necessária para a execução dos serviços de pintura em grandes alturas, especialmente se você alugar a PEMT de uma empresa competente, experiente e que ofereça equipamentos de qualidade, com todas as manutenções feitas de acordo com o manual do fabricante.
4. Produtividade
A locomoção por essas plataformas é fácil, rápida e garante estabilidade aos profissionais que estão executando os serviços de pintura, assim eles podem se concentrar inteiramente na atividade de pintura, o que contribui bastante para a sua produtividade.
5. Precisão
Plataformas elevatórias elevam os operadores exatamente até as partes que precisam ser pintadas. A precisão também é beneficiada pelo fato de o equipamento minimizar as chances de falhas na pintura, já que não é preciso usar nenhum tipo de apoio sobre o prédio.
6. Redução de custo
A principal forma de redução de custo está no fato de que a plataforma elevatória minimiza o tempo total necessário para executar as tarefas, pois os colaboradores agregam mais valor a cada hora trabalhada. Eles serão elevados diretamente ao ponto que precisa, sem o risco de ocorrerem erros que poderiam gerar retrabalho e custos adicionais..
Outra forma de economia diz respeito à maior praticidade das operações, pois a plataforma minimiza a quantidade de colaboradores necessários para realizar a atividade.
Por fim, outros equipamentos normalmente utilizados para alcançar locais altos não são fáceis de manejar. Por exemplo, um andaime exige planejamento, montagem e equipagem de todos os instrumentos de segurança necessários para o trabalho. Isso pode exigir a mobilização de várias pessoas ou até mesmo de um pessoal especializado para montar o andaime.
Essas etapas são eliminadas com uma plataforma elevatória, pois você precisa apenas alugar o equipamento que ele será entregue já pronto para a utilização. Como se não bastasse, sua responsabilidade com a PEMT é apenas de entregar o equipamento em perfeito estado para a empresa locadora.
Quais são os principais cuidados no uso dessa plataforma?
Há alguns cuidados que são imprescindíveis e devem ser tomados para garantir que a plataforma elevatória cumpra plenamente a sua função e proporcione as vantagens explicadas anteriormente.
Veja quais são eles:
- usar EPI adequados: todos os operadores precisam obrigatoriamente utilizar os EPIs adequados para o trabalho, como luvas, capacete, óculos de segurança, trava quedas, cinto de segurança com talabarte, entre outros;
- executar o serviço com operadores treinados: eles evitarão erros, conhecerão boas práticas e operarão o equipamento com mais segurança;
- isolamento do local de trabalho: evita que ocorram queda de objetos, o que poderia causar sérios danos às pessoas abaixo da plataforma.
Profissionais encarregados pela pintura de parede terão sua produtividade aumentada exponencialmente com uma plataforma elevatória, além do que esse equipamento beneficiará a sua empresa com agilidade, redução de custos e segurança dos profissionais envolvidos. Porém, é necessário que o pessoal tenha os devidos cuidados durante o manuseio da plataforma para minimizar riscos.
Queremos saber o que você achou deste post! Deixe abaixo um comentário com sua opinião ou dúvida sobre o assunto!