Você conhece as Metas Baseadas na Ciência (SBTi)?

Você conhece as metas baseadas na ciência (SBTi) - Mills

As Metas Baseadas na Ciência, ou Science Based Targets (SBTi), foram criadas por quatro organizações para apoiar o setor privado na redução de suas emissões de gases de efeito estufa. De forma geral, trata-se de uma iniciativa que incentiva e apoia ações empresariais que visam reduzir ou zerar as emissões de GEE, principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Se você quer saber um pouco mais sobre o tema, acompanhe a leitura e confira!

Conceito de Science Based Targets (SBTi)

SBTi, Science Based Targets, ou metas baseadas em ciência, são metas corporativas de sustentabilidade que utilizam as mais recentes descobertas das ciências climáticas para mobilizar empresas a reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Constantemente, a sociedade (incluindo as empresas) é alertada sobre a necessidade de reduzir o aumento da temperatura global para evitar os impactos catastróficos das mudanças climáticas. Assim, as metas baseadas na ciência mostram quanto e como as organizações e instituições precisam reduzir suas emissões de gases de efeito estufa para estarem em alinhamento e contribuindo com a meta do Acordo de Paris.

Criada por quatro organizações, CDP (Carbon Disclosure Project), o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF), a Meta Baseada na Ciência oferecem estratégias robustas para que empresas contribuam para um futuro mais sustentável. 

A iniciativa fornece assistência técnica e recursos especializados para empresas que definem as metas de acordo com estudos recentes. A partir das metas estabelecidas pela iniciativa, a importância do envolvimento de empresas privadas na mitigação das mudanças climáticas se torna mais real do que nunca!

Quais são as principais metas da SBTi e por que elas existem?

O Acordo de Paris, firmado na COP21, reafirmou a importância de convocar os países signatários para incentivá-los a criar medidas globais frente às mudanças do clima, além dos seguintes objetivos: 

  • Alinhamento com o Acordo de Paris: Garantir que as metas de redução de emissões das empresas estejam em conformidade com os objetivos do Acordo de Paris, especificamente a limitação do aumento da temperatura global a bem abaixo de 2°C acima dos níveis pré-industriais e a perseguição de esforços para limitá-lo a 1,5°C.
  • Redução Absoluta de Emissões: Promover a redução absoluta das emissões de gases de efeito estufa, incentivando as empresas a reduzir suas emissões de forma significativa em termos absolutos, em vez de apenas melhorar a eficiência relativa.
  • Cobertura Ampla: Assegurar que as metas abranjam todas as fontes significativas de emissões de uma empresa, incluindo emissões diretas (Escopo 1), emissões indiretas de energia (Escopo 2) e outras emissões indiretas ao longo da cadeia de valor (Escopo 3).
  • Transparência e Rigor Científico: Estabelecer um processo rigoroso e transparente para a definição e validação das metas, utilizando metodologias baseadas na ciência e garantindo que as metas sejam verificáveis e confiáveis.
  • Ação Corporativa Proativa: Incentivar as empresas a serem proativas na redução de suas emissões, indo além do cumprimento regulatório e adotando uma liderança climática que pode influenciar políticas públicas e outras partes interessadas.
  • Inovação e Competitividade: Promover a inovação e a competitividade das empresas ao encorajar a adoção de tecnologias e práticas sustentáveis, que podem trazer benefícios econômicos e de reputação.
  • Colaboração e Parcerias: Fomentar a colaboração entre empresas, governos, ONGs e outras partes interessadas para compartilhar melhores práticas, desenvolver soluções conjuntas e promover uma ação climática coletiva.

Não é segredo para ninguém que as mudanças climáticas estão acontecendo de forma intensa, basta repararmos nas fortes chuvas (como no Rio Grande do Sul, em eventos recentes) e nas temperaturas acima da média. Então, encontrar soluções para desacelerar esse processo é um grande desafio. 

Por isso, a SBTi  fornece orientações e critérios para que as empresas possam estabelecer metas de redução de emissões que estejam em linha com o que a ciência considera necessário para atingir os objetivos do Acordo de Paris.

Conte com parceiros comprometidas com a SBTi

Alinhada a uma Jornada de Sustentabilidade concreta, a Mills assumiu o compromisso com a SBTi depois de intensos estudos sobre suas emissões e oportunidades de redução.

Quando completamos 68 anos de fundação, lá em 2020, tivemos o aceite pela Organização das Nações Unidas (ONU) do nosso pedido para adesão à Rede Brasil do Pacto Global. Nos comprometemos a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (nos ODS 3, 5, 8, 10, 12 e 13) em prol de um futuro mais equitativo e regenerativo.

Mais do que um discurso bem-intencionado, colocamos a sustentabilidade em nossa crença empresarial e estamos buscando meios para integrá-la ao nosso dia a dia. Conheça nossas ações por meio do Relatório Anual integrado de 2023!

Tenha parceiros como a Mills. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das novidades.

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter