Mulheres líderes: por que se preocupar com essa representatividade?

A discussão sobre mulheres na liderança tem ganhado muita força nos últimos anos. Cada vez mais, o público feminino luta por igualdade de gênero. Essa é uma das formas mais eficientes de promover ambientes mais diversos, criativos e eficientes.
Até 2024, mulheres líderes ocupavam somente 37% das cadeiras em todo o mundo, sendo que, de acordo com uma pesquisa feita pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), os benefícios de ter mulheres líderes vão além dos aspectos financeiros: há uma melhora significativa nos índices de atração e retenção de talentos, além de uma melhora na reputação e na imagem pública.
Por isso, hoje vamos falar mais sobre o assunto e mostrar como as empresas podem colaborar com ambientes de trabalho mais inclusivos. Acompanhe a leitura!
Qual a importância de ter mulheres líderes nas empresas?
Falar sobre liderança feminina não é só discutir a diversidade: é abordar competência, visão de futuro e melhores resultados para os negócios.
Empresas com mulheres líderes têm mostrado desempenhos mais equilibrados, ambientes de trabalho mais colaborativos e decisões mais empáticas e sustentáveis. É o que diz a Forbes. Muito embora os números estejam abaixo da paridade, as mulheres seguem tentando conquistar assentos em cargos de direção, CEO e conselhos de administração.
De acordo com dados divulgados pela Amcham, a presença feminina em cargos de representatividade contribui diretamente para a inovação e a produtividade. Mulheres líderes costumam trazer uma abordagem mais inclusiva e cuidadosa, além de promoverem culturas organizacionais mais humanas e eficientes.
Essa representatividade gera impactos positivos não só para empresa, mas também para os colaboradores. É verdade que muitas organizações começaram a investir em ações que valorizem mulheres líderes, mas ainda assim, há um longo caminho a percorrer.
Saiba como estão, hoje, nossas mulheres em cargos de alta patente no Brasil.
Entenda o cenário de liderança feminina no Brasil
Apesar dos avanços, o caminho ainda é longo. Um estudo recente divulgado pela Exame aponta que as mulheres ocupam apenas 35% dos cargos de alta liderança no Brasil.
Ainda que representem mais da metade da população e estejam cada vez mais qualificadas, os números mostram uma discrepância entre gêneros nos espaços de poder e decisão. Segundo a Forbes, em termos globais, esse índice sobe para 41,5%.
Outros dados do Índice de Ações Mulheres na Liderança, da Teva Indices, revelam que empresas com maior representação feminina na liderança tendem a ter melhor desempenho financeiro e maior transparência em sua gestão. Isso reforça o que dissemos anteriormente: a importância de adotar medidas para acelerar essa transição e garantir mais equidade.
Iniciativas para promover o aumento de mulheres líderes nas empresas
Diversas empresas vêm implementando programas para aumentar o número de mulheres líderes. Essas iniciativas incluem:
- Programas de treinamento voltados para o desenvolvimento de lideranças femininas.
- Mentorias e redes de apoio entre mulheres nas organizações.
- Estabelecimento de metas de diversidade e inclusão com acompanhamento periódico.
- Revisão de políticas internas para eliminar barreiras estruturais.
- Campanhas internas de conscientização e valorização da diversidade.
- Criação de grupos de afinidade que promovam o protagonismo feminino.
- Parcerias com instituições e movimentos externos que apoiam a equidade de gênero.
Veja como a Mills lida com a representatividade das mulheres na posição de liderança!
A Mills ganha destaque no mercado por adotar uma postura ativa em relação à liderança feminina. Além de promover a diversidade como valor essencial, incentivamos mulheres a alcançarem posições de destaque. Em nossas redes sociais, compartilhamos histórias de profissionais inspiradoras e mostramos, na prática, como a representação feminina pode transformar ambientes de trabalho.
Através de ações como capacitações internas, divulgação de dados sobre diversidade e depoimentos de funcionárias, temos o prazer de mostrar que é possível unir resultado com inclusão. A atuação da empresa se torna ainda mais relevante ao inspirar outras organizações a seguirem esse mesmo caminho.
A representação importa. E quanto mais mulheres líderes tivermos, mais próximos estaremos de um mercado de trabalho justo, plural e preparado para os desafios do futuro. Faça como a gente: apoie a diversidade. Seja um parceiro Mills!






















































