Para empresas ligadas a uma agenda socioambiental, a sigla para Environmental, Social, and Governance já não é mais nenhuma novidade, mas a questão é: sua empresa tem trabalhado o pilar S do ESG?
A definição dessa única letra é muito ampla, já que fala sobre as governanças corporativas sociais e a sua “tradução” é a mais diversa possível. Por essa razão, vamos falar sobre esse assunto neste post!
A verdade é que não existe certo ou errado para a forma com qual uma empresa decide trabalhar o S do ESG, mas, neste artigo, vamos explicar mais sobre esse tema. Confira!
S do ESG: o que significa essa sigla?
A sigla S do ESG refere-se a práticas sociais de uma empresa e, claro, se pensarmos literalmente, a responsabilidade social pode estar atrelada a diversos assuntos. É por isso que muitas organizações tratam essa sigla do ponto de vista da Responsabilidade Social, enquanto outras a vêem somente como boas práticas trabalhistas.
Nós, da Mills, gostamos de pensar que é um conjunto de boas condutas em que uma empresa se relaciona com todas as partes interessadas (comunidade, parceiros, clientes, colaboradores, etc.) com o objetivo de gerar impacto positivo para estes públicos.
E nesse contexto, desenvolvemos temas como: promoção da diversidade e inclusão, garantia de condições de trabalho justas e seguras, respeito aos direitos humanos, engajamento comunitário e responsabilidade social corporativa. É um compromisso que adotamos para agir de forma ética e responsável, considerando os interesses e as necessidades de todas as partes envolvidas.
S do ESG: importância de um bom relacionamento com os stakeholders
Sabe-se que os aspectos sociais e ambientais se misturam e, cada vez mais, a sociedade percebe isso. Os cuidados (ou a falta deles) com o meio ambiente impactam significativamente a vida de todos, porém, são poucas as organizações que se importam com o ecossistema.
É neste momento que surge a figura dos stakeholders, isto é, as partes interessadas em uma relação. Nesse sentido, o pilar S do ESG, assim como os outros, apresenta uma relação direta com os stakeholders, uma vez que demonstra o compromisso de um negócio com causas sociais importantes. Empresas que adotam boas práticas sociais são bem vistas pelos investidores, clientes e funcionários – mas este não é o único benefício.
Na verdade, desenvolver práticas sociais acarreta outras vantagens para as empresas, a exemplo do diferencial competitivo frente à concorrência, atração e retenção de talentos, atração de investidores e outros. O papel dos stakeholders nesse cenário é contribuir para direcionar ações que serão desenvolvidas para estimular o pilar S do ESG, por exemplo.
Para que isso seja possível, é crucial que as empresas estreitam os seus relacionamentos com os stakeholders através da escuta ativa. Um exemplo disso é estimular uma política de feedbacks, criando um canal de coleta de informações voltado para cada tipo de stakeholder.
Para que ações voltadas à sustentabilidade (incluindo ações sociais) não sejam vistas apenas como uma manobra de marketing, é necessário que elas estejam integradas ao negócio e sua estratégia. Por isso a importância do processo da definição da materialidade, que passa pela escuta de todos os stakeholders, direcionando as ações.
Como colocar em prática o S do ESG na sua empresa?
O processo de colocar em prática o pilar Social do ESG é contínuo e requer planejamento, compromisso e ação. Veja algumas dicas de temas que podem ser desenvolvidos:
- Promova a ética e a responsabilidade em todos os aspectos do seu negócio. Isso inclui respeitar os direitos humanos e trabalhistas, combater a corrupção e apoiar causas sociais;
- Promova a diversidade, a inclusão e equidade, ofereça oportunidades justas a todos, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, religião ou deficiência;
- Garanta a segurança e a saúde de seus funcionários fornecendo um ambiente de trabalho saudável. Treine seus funcionários e promova uma cultura segura;
- Mantenha boas relações com a comunidade em que a empresa está inserida. Isso pode incluir apoio a projetos sociais, realizar doações e participar de atividades comunitárias.
Entender quais são as responsabilidades sociais do negócio e desenvolver práticas associadas a elas para gerar impacto positivo é um dos objetivos do pilar S do ESG. Para te ajudar nessa missão, que tal ter ideias do que fazer? A Mills desenvolveu algumas ações que impactam positivamente na sociedade. Quer conhecer?
Conheça algumas ações de impacto positivo da Mills
- Programa Evoluir
O programa Evoluir é uma iniciativa que favorece o crescimento profissional dos colaboradores da Mills. Essa ação mostra nosso compromisso em apoiar o desenvolvimento contínuo dos funcionários, independentemente de sua origem ou de suas características pessoais. Isso contribui para um ambiente de trabalho mais inclusivo e aprimorado, com bons resultados entregues pela equipe.
- Programa de Integridade
A integridade é um valor inegociável para Mills, por isso, criamos o Programa de Integridade, que tem como objetivo consolidar as iniciativas para a promoção da ética e da mitigação de riscos.
- TransFormar
O programa Transformar é uma iniciativa social que visa promover o desenvolvimento social nas comunidades que estamos inseridos, para isso, concedemos bolsas de estudos de cursos técnicos e profissionalizantes para jovens em situações de vulnerabilidade social.
Oferecendo acesso à educação técnica de qualidade, a Mills está capacitando pessoas que não tiveram essas oportunidades anteriormente, e contribui para a diversificação da força de trabalho e para o desenvolvimento de novos talentos..
Em 2023 fomos além e inauguramos a primeira turma formada exclusivamente por mulheres, impulsionando a diversidade para formação profissional feminina em áreas ocupadas majoritariamente por homens, reforçando o nosso compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos.
- Treinamento de operadores
No ambiente de trabalho moderno, é essencial que as corporações estejam comprometidas com a segurança dos operadores e com a eficiência nas atividades. Aqui na Mills, a segurança dos nossos colaboradores é um dos pilares mais importantes. Por isso, capacitamos todos os profissionais, para que eles saibam como lidar em situações emergenciais e consigam manusear os equipamentos da forma correta.
Oferecemos dois tipos de treinamento de PEMT, o Treinamento Capacitação Mills, e o Treinamento Operação IPAF, ambos intensivos e com aulas teóricas e práticas, além do certificado válido por 2 anos.
Estamos realmente preocupados em fazer a diferença. Por essa razão, criamos ações concretas que vão de encontro com as nossas missões, valores e princípios. Junte-se a nós nessa corrente do bem!