A fase de locação de obra é uma das mais importantes de uma construção. É por meio dela que os responsáveis podem garantir toda funcionalidade do serviço. Quando o trabalho é feito de forma incorreta, uma série de prejuízos podem ser observados.
Destacam-se os erros durante a execução do projeto e, até mesmo, o risco à vida dos colaboradores que atuam na obra. Pensando na importância do assunto, nós resolvemos preparar um conteúdo completo sobre o tema.
Inicialmente, mostraremos o que é a locação de obra e seus tipos. Em seguida, apresentaremos dicas para fazer uma boa execução. Continue lendo!
O que é a locação de obra?
A locação de obra tem como foco principal garantir que a obra manterá as dimensões que foram previamente projetadas, bem como a qualidade e a funcionalidade da edificação ao longo da construção.
Ela também é necessária para definir o local de armazenamento de materiais, equipamentos como plataformas elevatórias, por exemplo, entre outros. Qualquer erro cometido durante essa etapa pode colocar em risco todo o serviço realizado, gerando trincas, fissuras ou colapsos estruturais — em casos mais extremos.
Por isso, é altamente recomendado que toda essa fase da obra seja acompanhada por um profissional de engenharia ou um topógrafo, por exemplo. O ideal é que eles tenham bastante conhecimento técnico e experiência com esse tipo de serviço.
Importância da locação de obra
Assim que um projeto de edificação ou obra é executado, teremos determinados o perímetro da edificação, bem como o tamanho dos ambientes internos. Nesse sentido, a planta de implementação consiste basicamente no desenho técnico que indica a forma que a obra deve ser locada. Ela utiliza como parâmetro o próprio perímetro do terreno.
Assim, uma boa locação de obra começa com uma planta de implementação adequada. É por meio desse trabalho que os profissionais que atuam no canteiro de obra se situam de forma correta dentro do terreno.
Com isso, a relação do profissional com o espaço será mais simples, tendo facilidade para buscar ferramentas, armazenar equipamentos e insumos, bem como realizar outras tarefas. A alocação de obra também tem como objetivo facilitar o processo de ventilação, de luz natural e de outros fatores que garantem o conforto térmico no local de execução dos serviços.
Por fim, a locação de obra facilita igualmente a execução de procedimentos de segurança no ambiente de trabalho. Além disso, durante a execução desse trabalho, os profissionais podem encontrar gargalos que coloquem em risco a vida ou a integridade física de algum trabalhador.
Quais são as 9 dicas para uma boa execução da locação de obra?
Agora que você já conhece a definição de locação de obra e a sua importância, mostraremos as dicas para fazer uma boa execução na locação de obra. Continue lendo!
1.Limpeza do terreno
O primeiro passo é muito básico e trata-se da limpeza do terreno. Ele deve estar limpo e escavado até o ponto definido no projeto de implementação do serviço. Esse é um passo fundamental da locação de obra.
Um ambiente de trabalho sujo e desorganizado prejudica qualquer tipo de trabalho que venha a ser executado — principalmente esse trabalho inicial de mobilização.
2.Cumprimento das normas
Assim como em todas as etapas de um serviço de construção civil na locação de obra, é necessário ter atenção ao cumprimento das normas — sobretudo as que se referem à segurança do trabalho.
3.Marcação do gabarito
Outra etapa importante do processo é a marcação de uma das faces do gabarito. Isso é feito com uma trena ou linha de nylon. Deve-se obedecer à distância de, pelo menos, 1 metro da face da edificação.
As demais faces do gabarito podem receber a marcação a partir da primeira, bem como do projeto de locação. Também é necessário verificar o esquadro e os cantos utilizando um triângulo retângulo.
4. Execução do gabarito
Após a marcação do gabarito, ele deve ser executado utilizando a cravação dos pontaletes, ou das peças roliças. Eles devem estar aprumados e alinhados, sempre do mesmo lado da linha de nylon.
5.Escolha do tipo de locação a ser utilizado
Outro ponto importante a ser definido no processo de locação de obra é a seleção entre o cavalete ou a tábua. No primeiro caso, a indicação é para obras menores, tais como garagens, barracões, ampliações etc. Ou seja, obras com poucos elementos.
Já a locação por tábua corrida é mais complexa e amplamente utilizada em serviços maiores e que têm muitos elementos a serem locados. Basicamente, o processo consiste em contornar toda a futura edificação com um cavalete construído de estacas, bem como tábuas niveladas e em esquadro.
6.Execução das tabeiras
Depois de cravar os pontaletes, os seus topos devem ser arrematados de modo a formar uma linha horizontal. Ela deve estar perfeitamente nivelada a uma altura de 1,5 m do solo.
7.Ajuste na locação de obra
Outro ponto que você deve verificar é a necessidade de pregar sarrafos no topo dos pontaletes, travando o gabarito com mão francesa, pintando-o de cor branca.
8.Marcação dos elementos do gabarito
O processo de locação de obra deve fazer a marcação dos pilares, estacas e outros elementos utilizados de acordo com as definições do projeto. Geralmente, isso é feito utilizando trena metálica, lápis de carpinteiro, pregos, esquadro etc.
9.Identificação dos itens da obra
Também é necessário identificar o nome dos elementos da obra na tabeira. De preferência, essa identificação deve ser feita na cor vermelha. Isso porque gera mais destaque e aumenta a visibilidade das marcações.
É importante entender que a locação de obra é um procedimento de extrema importância para o perfeito andamento do serviço. Portanto, é fundamental seguir à risca os passos que mencionamos. Eles garantirão que você execute o trabalho com eficiência, além de garantir uma boa execução de todo o projeto desde o início.
Gostou deste artigo? Então, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Assim, ele entenderá as suas necessidades e oferecerá a melhor solução para execução desse tipo de serviço.