O volume de resíduos gerado pela hiperprodução e consumo exacerbado é um grande desafio para a humanidade, uma vez que contribui fortemente para aumento das emissões e para as mudanças climáticas. Além disso, pode impactar diretamente regiões, pessoas e animais. Por essas razões, a gestão de resíduos é essencial para construir um futuro mais sustentável.
Conforme o último relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), as cidades brasileiras geraram 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2018, e, até hoje, o Brasil demonstra um alto índice de destinação incorreta de lixo, de acordo com Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU).
Se a sua empresa está alinhada a uma jornada de sustentabilidade, gerir seus resíduos com responsabilidade é extremamente importante, pensando em como reduzir o volume e realizar a destinação correta. Para entender mais sobre o assunto e como mitigar os impactos ambientais, se aprofunde mais com as nossas dicas abaixo.
O que é a gestão de resíduos e o seu impacto para as empresas?
Muito embora o conceito exista há anos, a gestão de resíduos ganhou bastante atenção recentemente. Essa prática nada mais é do que um conjunto de ações que visam melhorar a forma de uso, coleta, transporte, tratamento e armazenamento dos resíduos de uma empresa, de forma que essas etapas sejam menos impactantes para o meio ambiente.
O processo é realizado à base de uma análise e do mapeamento da empresa. A partir do diagnóstico, estratégias são construídas para lidar com cada resíduo. Mas a questão é: qual é a importância disso para a sua empresa? Simples!
Em primeiro lugar, contribui para a preservação do meio ambiente, reduzindo a poluição do solo, da água e do ar, bem como a degradação dos ecossistemas. Como o volume de resíduos é um grande fator de emissões, estar atento a essa gestão é essencial para o atendimento às legislações e evolução da sustentabilidade corporativa. Em adição, isso pode melhorar a imagem da empresa junto aos consumidores e à comunidade, que valorizam marcas engajadas com a proteção ambiental.
A gestão adequada de resíduos também se insere na esfera da responsabilidade social corporativa. Empresas que adotam práticas responsáveis são valorizadas pelos consumidores, investidores e parceiros de negócios que se preocupam com a sustentabilidade.
Além disso, a gestão de resíduos faz com que as empresas cumpram as regulamentações ambientais vigentes, uma vez que o descumprimento dessas normas pode resultar em multas e sanções legais, prejudicando as operações e a reputação do seu negócio. A Lei da Política Nacional de Resíduos é só um exemplo das normas a serem seguidas. Conheça:
Lei da Política Nacional de Resíduos (PNRS), Lei nº 12.305/2010
Criada em 02 de agosto de 2010, a Lei da Política Nacional de Resíduos (PNRS) traz ao país diversas inovações para o gerenciamento de resíduos sólidos. Essa legislação foi criada para promover a sustentabilidade ambiental, a responsabilidade social e a melhoria da qualidade de vida da população.
A legislação definiu os conceitos de resíduos sólidos e rejeitos, esclarecendo quais materiais podiam ser destinados ao aterro sanitário após a coleta do lixo. Resíduos sólidos são materiais descartados resultantes das atividades humanas, enquanto rejeitos são aqueles que não têm mais possibilidade de tratamento e recuperação tecnológica viáveis e devem ser dispostos de forma ambientalmente adequada.
Outro ponto importante da legislação é a implantação da logística reversa, que compartilha a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana. Essa medida visa reduzir a quantidade de resíduos gerados e promover o retorno dos produtos ao ciclo produtivo por meio da coleta e reciclagem adequadas.
Vantagens da gestão de resíduos para as empresas
- Redução de custos e desperdícios:
A gestão eficiente de resíduos proporciona uma análise detalhada dos processos produtivos e do ciclo de vida dos produtos, o que permite identificar oportunidades de redução de custos e desperdícios.
A implementação de práticas de redução, reutilização, reciclagem e remanufatura de materiais pode levar a uma economia significativa em termos de matérias-primas, energia e água utilizadas na produção. Além disso, ao evitar o envio de resíduos para aterros ou incineração, as empresas também reduzem os custos associados ao transporte e disposição final.
- Responsabilidade social:
Empresas que adotam práticas responsáveis de gestão de resíduos demonstram preocupação com a comunidade e com o meio ambiente. Adotando práticas responsáveis de gestão de resíduos, as empresas demonstram seu compromisso em atuar como agentes transformadores e colaborativos na construção de um futuro mais sustentável e equitativo, além de ser uma oportunidade de realizar parcerias com cooperativas locais e promover também a empregabilidade e o desenvolvimento social.
- Engajamento na causa ambiental:
Por fim, mas não menos importante, o engajamento na causa ambiental refere-se ao compromisso e à participação ativa das empresas em promover práticas e ações que contribuam para a proteção e preservação do meio ambiente.
As empresas que engajam na causa por meio de uma gestão de resíduos responsável e sustentável demonstram uma postura proativa e comprometida em minimizar o impacto ambiental de suas atividades e produtos.
Uma das formas pelas quais o engajamento ambiental se manifesta é através da redução de gases de carbono. Para isso, é preciso calcular as emissões de gases geradas pela sua empresa e encontrar formas de diminuir o impacto causado por elas.
Nós, da Mills, sabemos que as atividades industriais podem comprometer a saúde do meio ambiente. Por isso, somos responsáveis com a gestão de nossos resíduos operacionais e além de cumprirmos com a legislação, buscamos formas de realizar o manejo sustentável e a circularidade dos resíduos. Alinhada a jornada de sustentabilidade, buscamos encontrar meios para diminuir os impactos ambientais, entre outras ações, disponibilizando plataformas elétricas e híbridas, que possuem baixa emissão de gases de efeito estufa.
Também criamos uma calculadora de emissão de CO₂ em apoio aos nossos clientes que desejam descobrir a quantidade de gases emitidos ao usarem nossos equipamentos. Apoiar a redução de emissão de carbono é o primeiro passo para criarmos um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta.