O setor de facilities abrange uma série de serviços essenciais para o funcionamento pleno e seguro de edifícios e empresas, incluindo manutenção elétrica, hidráulica, limpeza e muito mais.
As plataformas elevatórias, equipamentos responsáveis por elevar trabalhadores a grandes alturas, surgem como ferramentas que proporcionam tal acesso de maneira segura e eficiente, o que facilita a realização de diversas atividades de manutenção e inspeção.
Neste artigo, vamos explicar como as plataformas elevatórias entram como grandes aliadas. Confira!
O que são facilities?
Facilities (termo que surgiu nos Estados Unidos nos anos 60 e pode ser traduzido para o português como “facilidades”) são serviços que têm como objetivo facilitar a gestão de uma empresa. Então, nada mais é do que atividades de apoio que garantem o funcionamento seguro de um ambiente de trabalho, sejam empresas, edifícios comerciais, escolas, hospitais e outros.
Os serviços de facilities podem ser divididos de duas formas:
- Hard services: trata-se de serviços relacionados à manutenção e operação da infraestrutura física da organização. São atividades regulamentadas por leis e normas técnicas, como manutenções elétricas e hidráulicas e inspeções nos sistemas de combate a incêndio; e
- Soft services: são serviços que não são obrigatórios por lei, mas que podem ser contratados conforme a necessidade e decisão da organização. Podem ser descontinuados se a empresa decidir que não são mais necessários, como, por exemplo, a portaria e a recepção.
Como as plataformas elevatórias podem agregar mais produtividade e segurança nas operações de facilities?
As plataformas elevatórias móveis de trabalho (PEMTs) são equipamentos indispensáveis nas operações de facilities, especialmente nos hard services, que envolvem manutenção e inspeção de infraestrutura.
Elas contribuem significativamente para a segurança e eficiência das atividades. Veja a seguir algumas maneiras pelas quais as PEMTs agregam valor e segurança:
- Acesso seguro a alturas elevadas: as plataformas permitem que os técnicos alcancem facilmente os sistemas elétricos instalados em locais elevados, como luminárias, cabos e painéis, sem a necessidade de escadas instáveis ou andaimes improvisados. Além disso, para acessar canos, calhas e sistemas de encanamento elevados, as plataformas proporcionam uma base estável, o que reduz o risco de quedas;
- Estabilidade e mobilidade: a inspeção e manutenção de sprinklers, detectores de fumaça e extintores em locais altos podem ser realizadas de forma mais segura e eficiente com PEMTs, que oferecem estabilidade e facilidade de movimento;
- Redução de riscos: ao eliminar a necessidade de subir e descer escadas repetidamente, as PEMTs reduzem o esforço físico e a fadiga dos trabalhadores, diminuindo a probabilidade de lesões e quedas; e
- Segurança: a utilização de plataformas elevatórias exige que os operadores sejam treinados e certificados, promovendo uma cultura de segurança e responsabilidade.
Portanto, o uso de plataformas elevatórias em operações de facilities, especialmente em hard services, não só melhora a segurança dos trabalhadores, como também aumenta a eficiência e a qualidade das manutenções e inspeções.
Principais modelos de plataformas elevatórias indicados para operações de Facilities
Modelos de plataformas elevatórias não faltam. Existem diferentes tipos, e a escolha do equipamento ideal dependerá exclusivamente do tipo de operação a ser realizada e do ambiente.
Normalmente, para os ambientes internos, as plataformas elétricas são as mais recomendadas, já que produzem menos emissões de GEE e barulho; em contrapartida, para ambientes externos, os modelos híbridos e/ou a diesel são os mais requisitados.
Para ajudar na tomada de decisão, conheça a seguir alguns modelos de PEMTs disponíveis aqui na Mills:
- Plataforma tesoura: a plataforma elevatória tesoura, também conhecida como pantográfica, é projetada para elevação vertical. Seu mecanismo de grades cruzadas permite que ela suba de maneira estável e segura, com alturas que variam de 2 a 18 metros. Embora sua elevação seja exclusivamente vertical, muitas versões possuem uma extensão horizontal no deck, permitindo ao operador alcançar áreas ligeiramente afastadas. Este tipo de plataforma é ideal para manutenção interna, instalação de sistemas elétricos e atividades em ambientes com espaço restrito;
- Plataforma articulada: a plataforma elevatória articulada, ou lança articulada, oferece alcance tanto horizontal quanto vertical, graças à sua estrutura composta por várias seções articuláveis. Disponível em versões elétricas e a diesel, é extremamente versátil e adequada para construção civil, manutenção industrial e instalação elétrica e hidráulica. Sua capacidade de se estender e articular permite alcançar locais de difícil acesso em canteiros de obras e grandes estruturas industriais; e
- Plataforma lança telescópica: por fim, a plataforma elevatória lança telescópica é indicada para trabalhos externos que demandam alta elevação e capacidade de superar obstáculos no terreno. Movida a diesel, este tipo de plataforma suporta mais peso do que a lança articulada, tornando-a ideal para construção de grandes edifícios, manutenção de pontes e viadutos, e outros projetos pesados em terrenos irregulares.
Cada tipo de plataforma elevatória oferece soluções específicas para diferentes necessidades, garantindo que trabalhos em altura sejam realizados de forma segura, eficiente e adequada ao ambiente de trabalho.
Alugue plataformas elevatórias e outros equipamentos com a Mills!
Na Mills, garantimos que você encontre o equipamento perfeito para suas necessidades específicas. Nossos consultores especializados ajudam a selecionar a plataforma ideal, levando em conta a operação, o ambiente e as atividades a serem realizadas.
Seja para manutenção interna, construção civil ou grandes projetos, você pode contar com a qualidade e a segurança de nossos equipamentos. Entre em contato com a gente e escolha a plataforma ideal para o que você precisa!