Antes, dentro e fora da porteira são termos que fazem referência às etapas do agronegócio, mas como entender o que querem dizer, afinal?
Você já deve saber que o agro brasileiro é um dos mais representativos do mundo, e é verdade. Afinal, o Brasil foi o 4º país que mais produziu alimentos, ficando atrás somente da China, dos Estados Unidos e da Índia em 2021, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
Se quer entender, na prática, como toda essa cadeia funciona, este artigo é para você. Acompanhe a leitura e confira a explicação que a Mills preparou!
Quais são as etapas do agronegócio?
O agronegócio é um sistema complexo que envolve diversas etapas interligadas, desde a produção de insumos até o consumo final dos produtos agrícolas. É nesse sentido que entram os termos antes, dentro e fora da porteira. Conheça cada um a seguir:
- Antes da porteira: antes da porteira diz respeito a tudo o que é necessário para a produção, mas que não está (ou não tem) na propriedade. Ou seja, é preciso comprar ou alugar para produzir. Bons exemplos disso são: máquinas, fertilizantes, sementes, etc;
- Dentro da porteira: dentro da porteira, por sua vez, é bem autoexplicativo, depois de conhecer a etapa anterior. O termo faz referência à produção e, neste caso, diz respeito ao plantio, ao manejo, a preparação do solo, à colheita, ao uso e à manutenção de máquinas e ao armazenamento dos insumos;
- Fora da porteira: por fim, mas não menos importante, o fora da porteira está relacionado à parte final do processo, que inclui o armazenamento, a distribuição e a logística de tudo o que foi produzido. É o momento de comercialização dos produtos.
Todas as etapas do agronegócio são interdependentes e essenciais. Para manter a produção e o bom funcionamento do sistema, tudo precisa começar por essas três fases.
Conheça as principais máquinas pesadas presentes nas etapas do agronegócio
Muitos maquinários são dedicados para as atividades trazidas acima, entre eles, tratores agrícolas e caminhões – equipamentos disponíveis para locação na Mills.
As máquinas de linha amarela também podem desempenhar um papel fundamental nas atividades do agronegócio. Isso inclui a relação com a construção e infraestrutura, que facilita os processos de distribuição e logística na etapa ‘fora da porteira’. Nessa fase, as máquinas são utilizadas na construção civil e na indústria de infraestrutura, envolvendo escavadeiras, retroescavadeiras, rolos compactadores, entre outros, para escavar, nivelar terrenos, erguer estruturas e pavimentar estradas.
Além disso, as máquinas de linha amarela também podem contribuir para diversas atividades dentro dos variados segmentos existentes no agronegócio, reduzindo a mão de obra e fornecendo a tecnologia necessária para tornar as tarefas mais simples e otimizadas. É o que chamamos de mecanização dos processos.
Entre os principais maquinários utilizados no agronegócio, estão:
- Tratores de pneus: os tratores são utilizados sobretudo para tracionar implementos agrícolas como arados, grades, carretas, tanques de água e roçadeiras, entre muitos outros implementos. Ele está presente na parte de preparação do solo e nas atividades de apoio.
- Escavadeiras: Antes do plantio ou replantio, as escavadeiras podem ser usadas para limpar o terreno, remover tocos de árvores antigas, nivelar o solo, criar curvas de nível e preparar o terreno para o plantio.
- Retroescavadeiras: As retroescavadeiras podem ser utilizadas na construção e manutenção de estradas florestais, criando ou reparando caminhos de acesso para facilitar o transporte de árvores colhidas e outros materiais. São também largamente usadas em várias atividades de apoio na propriedade.
- Rolos compactadores: Em algumas situações, os rolos compactadores podem ser usados para compactar resíduos florestais, como galhos e troncos pequenos, para facilitar o manuseio e transporte para locais de processamento ou descarte. São também usados na manutenção dos acessos dentro da área cultivada.
- Caminhões: usados na última etapa do agronegócio, os caminhões transportam os produtos do campo para os centros de distribuição e consumo, para o processamento como é o caso das Usinas de Açúcar e Álcool, e também transportam os insumos como as sementes e adubos.
Se a sua empresa atua nesse ramo e deseja reduzir os custos internos, bem como aumentar a produtividade e garantir a segurança dos serviços, contar com o apoio de máquinas pesadas será essencial. A Mills existe para facilitar ainda mais o seu dia a dia! Conheça os benefícios de investir na locação desses equipamentos pesados.
Benefícios da locação de máquinas pesadas para as etapas do agronegócio
- Eficiência: com máquinas pesadas eficientes, a rapidez e a qualidade na execução das tarefas serão constantes. Isso trará melhorias na gestão do tempo e contribuirá para que a gestão da ferramenta fique sob o gerenciamento da locadora;
- Praticidade: um dos benefícios de investir na locação de máquinas pesadas é a agilidade e a praticidade que esse retorno traz. Além de evitar os processos burocráticos da compra, o locatário terá acesso a uma equipe especializada para auxiliar na escolha da máquina ideal e receberá no local desejado o produto alugado;
- Tranquilidade: você foca no que mais importa, que é o seu negócio, e deixa a parte de manutenção, revisão e acompanhamento das máquinas com quem entende do assunto;
A locação de máquinas e equipamentos é um investimento vantajoso, inteligente e atrativo, pois, além de garantir a tranquilidade que você e seu negócio merecem, garante economia de custos, praticidade e aumento da produtividade.
E quem melhor do que a Mills para ser a escolha ideal no aluguel de máquinas pesadas? Conte com a gente para alugar os equipamentos ideais para o seu projeto de agronegócio!
Aluguel de máquinas pesadas é com a Mills!
Com mais de 71 anos no mercado, a Mills se tornou referência na locação de máquinas e equipamentos. Nossos equipamentos demonstram não só o nome de uma marca, mas, sim, o compromisso com a qualidade e excelência que temos com nossos clientes.
Contamos com uma frota extensa, com diferentes máquinas, para você escolher o modelo ideal para a sua operação. Nossa equipe de manutenção e assistência técnica garante que todos os equipamentos saiam para o local determinado em perfeito estado de conservação, para garantir tranquilidade e ótimo funcionamento.
Seja qual for a modalidade de aquisição, considere a assistência prestada, a área de atuação, a qualidade das máquinas oferecidas e o atendimento especializado. Se quer investir em uma locação tranquila, sem burocracia e que se importa com o seu negócio, alugue com a Mills!
Entre em contato com a gente e escolha os produtos ideais para você!