Conheça ações que você pode adotar para ter mais eficiência na sua operação e contribuir com o meio ambiente. Saiba como reduzir a emissão de CO2 dos equipamentos!
O grande desafio das empresas dos mais diversos segmentos atualmente é a produção em larga escala de uma forma mais sustentável. Priorizar práticas sustentáveis evita a exploração de recursos não-renováveis, aumento na emissão de CO2, poluição dos mares, desmatamento de florestas e demais impactos ao meio ambiente.
Segundo o relatório do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa), o Brasil emitiu 2,4 bilhões de toneladas brutas de gases de efeito estufa em 2021. Isso representa um aumento de 12,5% em relação a 2020, quando o país havia emitido 2,1 bilhões de toneladas.
Portanto, este foi o maior aumento de emissões em quase duas décadas, superado por 2003, quando as emissões cresceram 20% e atingiram um pico histórico. A aceleração é mais do que duas vezes superior à média mundial estimada para o mesmo ano.
Diante deste cenário, diversas iniciativas e acordos internacionais que envolvem Estados e o setor privado buscam gerar engajamento e compromissos para o desenvolvimento sustentável, incentivando o desenvolvimento de soluções para reduzir as emissões de CO2.
Porém, além da espera por novas tecnologias e projetos, temos a possibilidade de rever alguns processos com foco na redução das emissões de CO2, por exemplo. Confira algumas ações que podem contribuir para a sua empresa e para o meio ambiente.
Boa leitura!
Conheça algumas formas de reduzir a emissão de CO2 na operação de equipamentos
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas sinaliza que a emissão de gases do efeito estufa deve ser reduzida de 40% a 70% entre os anos 2010 e 2050. Isso significa que desde já é necessário adotar práticas neste sentido. Confira algumas formas de reduzir a emissão de CO2 dos equipamentos utilizados na sua empresa.
Identificar as fontes de emissões CO2 da sua operação
Para reduzir a emissão de CO2, as empresas devem ter ciência sobre suas fontes de emissões e isso é feito a partir do inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE). Este inventário reúne dados sobre as diferentes fontes de emissões e calcula a quantidade de gases emitidos em termos de equivalência com o dióxido de carbono (CO2).
Para ter um inventário de GEE, as empresas devem levar em consideração tanto as emissões diretas como as indiretas, conforme Programa Brasileiro GHG Protocol. As diretas são as liberadas por uma empresa ou organização, como as emissões dos veículos da sua frota ou pelos processos industriais.
Já as emissões de GEE indiretas (Escopo 2 OU 3) são as liberadas por outras companhias, mas relacionadas às atividades da empresa, como é o caso das emissões associadas à geração de eletricidade que uma empresa compra de um fornecedor externo.
Realizando o inventário de GEE, você poderá identificar as maiores fontes de emissões de CO2 e traçar um plano para a sua redução. Uma dessas fontes, poderá ser o uso de equipamentos, que em sua maioria utilizam diesel para a operação.
A Mills pode te ajudar com isso, pois além de termos equipamentos híbridos e elétricos, hoje todos os nossos clientes possuem acesso ao Portal do Cliente, onde disponibilizamos uma ferramenta de inventário de CO2 provenientes das operações dos nossos equipamentos na sua planta. Isso ajuda a sua empresa a preencher o inventário de forma mais precisa!
Garantir que o seu equipamento está com a manutenção em dia
A manutenção, seja ela preventiva ou preditiva, é crucial para estabelecer uma frota mais eficiente. Ao priorizarmos a manutenção dos equipamentos, prezamos por um melhor desempenho dos mesmos, diminuindo a necessidade de troca de peça e aumentando a vida útil. Consequentemente, reduzimos a pegada de carbono associada à utilização do equipamento. Inclusive, no nosso Portal do Cliente Mills, é possível abrir um chamado para solicitação de manutenção dos equipamentos.
Utilizar equipamentos novos
Diminuir o uso de combustíveis fósseis na sua empresa é uma forma de reduzir a emissão de CO2. Se você acha que isso não é possível, basta procurar opções elétricas e híbridas no mercado. Você pode começar adotando esses equipamentos em partes da sua operação, e criar um plano de ampliação para outros processos, prevendo os investimentos nessa linha de equipamentos, e demonstrando os ganhos em sustentabilidade para seus stakeholders. A Mills pode te ajudar nesse planejamento junto à nossa equipe comercial, graças ao nosso catálogo de plataformas elevatórias híbridas e elétricas.
Utilize os equipamentos conforme instrução do fornecedor ou fabricante
Importante destacar que, ao locar ou comprar um equipamento, a sua empresa tenha pessoas capacitadas para a operação do mesmo, com qualidade e segurança. Todos os operadores devem conhecer as instruções de operação dos equipamentos, sendo o primeiro contato por meio de treinamento por profissional qualificado e após, ou durante as operações, tenham acesso aos manuais dos fabricantes e orientações dos fornecedores de como realizar uma operação de forma eficaz, sem riscos e sem impactos. É muito importante entender que a operação eficiente está totalmente ligada ao consumo de combustíveis do equipamento, portanto às emissões de C02, fique atento à operação.
Selecione cuidadosamente os seus parceiros de negócios
Contrate sempre empresas com metas de redução de emissões bem definidas, que ofereçam equipamentos mais sustentáveis, alinhando a qualidade e a excelência na prestação de serviço com a utilização e reutilização dos recursos hídricos, energéticos e insumos diversos.
A Mills vem evoluindo em sua Jornada de Sustentabilidade, com diversas ações que você pode conhecer pelo nosso relatório anual. Também pensando na nossa operação junto com os clientes possuímos, a Calculadora de emissão de CO2 e o inventário de CO2 das operações dos nossos equipamentos, direto no Portal do Cliente. Além disso, em outubro de 2023 nos comprometemos com o SBTI (metas baseadas na ciência) para que possamos avançar no processo de descarbonização das nossas operações.
Aluguel de equipamentos é com a Mills
A Mills é o melhor local para alugar equipamentos, como plataformas elevatórias, uma vez que traz opções elétricas e híbridas em nosso catálogo. Seguem alguns números que comprovam este fato abaixo:
+ 1400 cidades, presente na maior parte do território nacional
+ 10500 equipamentos incluindo linha amarela e PEMT (Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho), sendo a maior frota de PEMT da América Latina)
+ 26000 pessoas treinadas nos últimos anos
+ 8000 clientes em diversos segmentos
Solicite um orçamento em nosso site!