Ao falarmos de siderurgia, estamos também mencionando o aço. Afinal, a indústria siderúrgica é responsável pela produção de um dos materiais mais utilizados no mundo inteiro (o aço), mas você sabia que o processo produtivo passa por diversas etapas até chegar ao produto final? Pois é!
Embora muitos não percebam, o aço está presente em diferentes áreas do nosso dia a dia. Muitas empresas utilizam a obra-prima para contribuir com a criação de um produto durável e resistente, seja para uso doméstico ou para a criação de máquinas e equipamentos. Mas todo o processo não é uma missão tão simples.
Depois de extrair o minério e outros materiais da natureza, a transformação do óxido de ferro em aço será dividida em quatro etapas principais, das quais falaremos a seguir. Acompanhe a leitura e confira o que nós, da Mills, preparamos para você!
Conheça as 4 etapas da siderurgia
O aço é feito à base de 2 matérias-primas principais: minério de ferro e carvão. Para chegar ao aço que conhecemos hoje, o processo siderúrgico passa por 4 etapas: preparação de carga, redução, refino e laminação. Cada fase é importante para a criação do material. Entenda cada uma a seguir:
- Preparação de carga: no processo de preparação de carga, o minério de ferro — já extraído da natureza e triturado em britadores — é misturado com a cal e com os finos de coque, formando uma espécie de material conhecido como sínter, que será responsável por aumentar a permeabilidade da carga no alto forno. O carvão, por sua vez, é aquecido em um alto forno para formar o coque, um material com alto teor de carbono e baixíssimas impurezas;
- Redução: na segunda etapa, chamada de redução, as matérias são levadas ao forno a fim de separar o ferro do minério. Neste processo, acontece uma redução de química. A carga do alto forno é aquecida a temperaturas que podem chegar a 2.000 °C. O coque queima com o ar quente e libera gases como monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2). Esses gases reagem com o óxido de ferro, que será reduzido a ferro metálico líquido. Por fim, as impurezas do minério de ferro, como sílica e alumina, reagem com o calcário para formar a escória, um material líquido separado do ferro-gusa, que se solidifica e é descartado ao final do processo;
- Refino: Passada a fase da redução no processo da siderurgia, começa a etapa do refino, voltada para o ferro-gusa. Uma vez transferido para o conversor, o ferro gusa recebe oxigênio puro, reação que transformará a matéria líquida junto com a sólida adicionada na forma de sucata de ferro em aço líquido;
- Laminação: a etapa da laminação acontece quando há formação do aço líquido, em que é descarregado continuamente em um sistema de rolos que o transforma em placas, tarugos ou blocos, os quais são posteriormente laminados em produtos semiacabados como chapas grossas ou acabados como chapas finas, tubos e vergalhões.
Essas peças são comumente encontradas no dia a dia das pessoas porque são utilizadas na indústria automotiva e ferroviária, na construção civil, na mineração e demais setores.
Quais os principais produtos obtidos da siderurgia?
O aço é um material famoso por sua resistência e duração. Ele está presente em diferentes ocasiões da vida e pode ser utilizado na fabricação de uma série de produtos, como, por exemplo:
- Transporte: o aço também é utilizado na produção de máquinas para o transporte como carros, caminhões, navios, trens, metrôs, bicicletas, motocicletas, ônibus, entre outros. Além de compor estruturas como chassis e carrocerias, a obra-prima pode ser útil na construção de ferrovias como nos trilhos, dormentes e pontes;
- Construção civil: na construção civil, o uso do aço também é bem-vindo, sendo amplamente utilizado na forma de vergalhões, vigas, perfis e chapas. Ele permite que os projetos voltados à arquitetura tenham mais resistência e flexibilidade, quando utilizado em conjunto com o cimento e o concreto. Trata-se de um material que pode ser utilizado como parte integrante no processo produtivo da construção, utilizado em uma imensa variedade de aplicações;
- Agricultura: o aço está presente na agricultura desde a produção até o armazenamento e transporte de alimentos. Em se tratando da produção de máquinas e equipamentos agrícolas, ele é instalado na estrutura, no chassi e no motor. O material também serve para o processo de arados, enxadas e outros implementos.
Como a Mills pode ajudar a minha empresa no ramo da siderurgia?
A Mills não se limita aos segmentos mais populares, como a construção e o agronegócio. Em vez disso, expande sua frota de máquinas e equipamentos para o ramo da siderurgia.
Neste quesito, podemos ajudar com pás carregadeiras que podem auxiliar na elevação correta dos materiais usados na produção siderúrgica. Para descarregar sucatas e colocá-las na fornalha, você precisa de uma máquina segura para isso, e nós contamos com diferentes equipamentos em nosso portfólio!
Se quer alugar equipamentos úteis e seguros que vão te auxiliar na siderurgia, conte com a Mills, empresa líder na locação de máquinas pesadas e equipamentos!
Alugue máquinas pesadas com a Mills: a melhor locadora do mundo
Vencedora do Prêmio IAPA, International Awards for Powered Access, a Mills foi reconhecida como a Locadora do Ano, uma empresa voltada para indústria global que não deixa a desejar quando o assunto é inovação e segurança no local de trabalho.
Além da siderurgia, nossas máquinas são úteis para os setores da manufatura, dos fertilizantes e do aterro sanitário. Se você não souber qual equipamento contratar, não se preocupe, pois nossa equipe de venda consultiva estará de prontidão para auxiliar no que for necessário!
Entre em contato com a Mills e encontre a máquina ideal para o seu processo produtivo!