Cinto de segurança para trabalho em altura: entenda a importância do uso deste EPI, que é primordial para garantir o bem-estar dos profissionais no serviço.
Você sabia que um simples acidente ou imprevisto com um trabalhador a alguns metros do chão pode colocar a sua vida em risco? Para evitar isso, o uso do cinto de segurança para trabalho em altura é considerado fundamental, protegendo a sua equipe e garantindo a continuidade das atividades.
Dito isso, confira a importância deste cinto e como o seu uso faz toda a diferença no trabalho!
Qual a função do cinto de segurança trabalho em altura?
Apesar de parecer óbvio, é relevante falar sobre a função do cinto de segurança trabalho em altura. Desse modo, a sua principal finalidade é evitar quedas no ambiente de trabalho.
Esse item é mais importante do que muitos imaginam, uma vez que, segundo uma publicação da Agência Sistema Fiep, 40% dos acidentes de trabalho são quedas de atividades realizadas em altura. Deixando o uso desse EPI de lado, a quantidade de acidentes pode ter um aumento considerável.
É interessante destacar que os cintos de segurança devem passar por algumas aprovações de testes de resistência mecânica, impactos, tenacidade e oxidação seguindo alguns procedimentos do INMETRO. É preciso ter também um certificado de aprovação (CA) emitido pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).
Mas e no dia a dia? Como é possível ter certeza da resistência do cinto de segurança? Para isso, você deve realizar check-list de inspeção do cinto para conferir as costuras e se existe algum desfiamento, procurar cortes, furos ou até mesmo queimaduras nas fitas, entre outros itens.
Verifique se o cinto não teve contato com algum produto químico, como solventes e gasolina. Além disso, um cuidado regular é limpar o cinturão, pois a sujeira quando instalada na fibra desgasta a fita. Por fim, observe a oxidação e a deformação das partes metálicas deste EPI.
Esse é um check-list rápido de como você pode assegurar que este EPI está pronto para servir como proteção para o profissional!
Para realizar o trabalho em altura utilizando a plataforma elevatória é necessário o uso do cinto paraquedista com 1 ponto de conexão: junto à talabarte em Y, para ancoragem nos dois pontos indicados na PEMT.
Atividades que exigem o uso do cinto de segurança trabalho em altura
O cinto de segurança para trabalho em altura deve ser usado nas atividades que têm o acesso dificultado em razão da altitude. Mas quais atividades são essas? Alguns exemplos são:
1) Limpeza de fachadas
A limpeza de fachadas de edifícios envolve áreas de difícil acesso. Assim, para realizar esse serviço, é preciso investir em equipamentos como plataformas elevatórias, uma vez que elas oferecem uma solução eficaz, permitindo que os profissionais de limpeza alcancem todas as partes da fachada – e isso inclui o uso do cinto de segurança.
2) Pintura
Pintar ou revestir edifícios requer um acesso seguro a todas as superfícies. As plataformas elevatórias novamente são a melhor opção para isso, já que fornecem a estabilidade necessária para os pintores realizarem seu trabalho de forma precisa e uniforme, o que exige o uso do cinto de segurança trabalho em altura.
3) Manutenção de janelas
Trocar vidros quebrados ou fazer a manutenção de janelas em edifícios altos pode ser um desafio, mas não com as plataformas elevatórias. Esse equipamento oferece um meio seguro de acesso às janelas, permitindo reparos e manutenção adequados.
4) Eventos
No planejamento de eventos, como festivais e shows, as plataformas elevatórias são usadas para montar estruturas de palcos, instalações de iluminação e decorações suspensas. Isso requer o uso do cinto de segurança!
Percebe como o uso do cinto de segurança é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores que atuam em determinadas alturas? Geralmente, o seu uso está atrelado aos equipamentos necessários para o serviço, como é o caso das plataformas elevatórias.
Confira um Guia super completo sobre plataformas elevatórias.
O uso do cinto de segurança trabalho em altura é uma obrigação?
De acordo com a Norma Regulamentadora (NR 35), o cinto de segurança (além de outros equipamentos) deve ser utilizado em atividades realizadas acima de 2 metros de altura.
Ou seja, estamos falando de uma norma legal que existe com o intuito de definir os requisitos mínimos para garantir a segurança, a proteção e a saúde dos profissionais que trabalham em alturas superiores a 2 metros.
De forma específica, o item 35.5.9 da NR 35 prevê que o cinturão do tipo paraquedista é o ideal para trabalhos em altura. O texto legal ainda afirma a importância de ter um elemento de engate (conexão do cinturão a um elemento de ligação) e um elemento de ligação ou união para juntar o cinturão ao sistema de ancoragem.
Contudo, também é possível citar outras normas que destacam o uso do cinto de segurança trabalho em altura, como a NR 18, que rege a indústria da construção civil.
Ficou com alguma dúvida sobre o cinto de segurança trabalho em altura? Acompanhe os nossos conteúdos para ficar por dentro das melhores práticas no trabalho em altura!