Plataformas Elevatórias: quais são os tipos e como escolher?

Existem diversas atividades que exigem determinados equipamentos e ferramentas para garantir a eficiência do serviço e, sobretudo, a segurança dos profissionais que vão executar. Os trabalhos em altura são um bom exemplo, já que representam sérios riscos sem a utilização desses recursos, tornando-se até inviáveis em muitas situações.

Para esses casos, as plataformas elevatórias são os equipamentos ideais para praticamente qualquer demanda. Isso porque elas são encontradas em diferentes configurações, permitindo que várias atividades sejam realizadas em altura rapidamente.

Está em dúvidas sobre qual é o equipamento é o mais indicado para a sua necessidade? Preparamos aqui um guia sobre os principais tipos com as características que você precisa saber sobre cada uma delas. Confira!

Para que serve uma plataforma elevatória?

Elas são amplamente utilizadas em diversos setores e garantem a realização de uma série de atividades manuais em altura com facilidade e segurança. A capacidade de elevar um ou mais trabalhadores e o bom deslocamento fazem delas opções mais práticas e modernas em relação aos tradicionais andaimes.

Empresas que atuam com manutenção predial, por exemplo, podem impulsionar suas atividades por meio de uma plataforma elevatória. Atividades relacionadas a limpeza, pintura, reformas, reparos e instalações de equipamentos em geral se tornam muito mais rápidas com o auxílio desse equipamento.

Já em supermercados e grandes lojas, as plataformas elevatórias aprimoram os processos logísticos internos, facilitando a organização das prateleiras no estoque e o acesso a qualquer produto.

Na construção civil, esses equipamentos auxiliam na construção de prédios e grandes edifícios. A plataforma permite que o funcionário da obra tenha fácil acesso a diferentes pontos da edificação, desde os momentos das atividades básicas até os serviços de acabamento. Dependendo da plataforma, ela pode ser operada em terrenos pavimentados e não pavimentados, o que ajuda a otimizar o tempo necessário para a construção.

Além dos exemplos que vimos, indústrias de vários outros segmentos também utilizam esse recurso para otimizar suas atividades.

Quais são os principais tipos de plataformas elevatórias?

Cada tipo de plataforma elevatória que existe no mercado atualmente é desenvolvido para obter maior eficiência, produtividade e segurança em diferentes situações. São três os modelos encontrados: as articuladas, as tesouras e as telescópicas.

Todos eles garantem um ótimo espaço de trabalho para o profissional, permitindo o uso e o armazenamento de várias ferramentas no próprio cesto do equipamento. Vamos ver, a partir de agora, quais são as principais características que tornam cada modelo único.

Plataforma tipo lança articulada

São recomendadas para trabalhos que precisam sobrepor obstáculos, como máquinas e equipamentos diversos, já que possuem um braço articulado. Elas contam com boa velocidade de elevação e um grande alcance lateral.

Por permitirem que os trabalhadores alcancem pontos difíceis e oferecerem boa capacidade de manobra em diferentes terrenos, elas são indicadas para empresas que atuam em construção civil, manutenção predial e manutenção de aeronaves, por exemplo.

É possível encontrar plataformas articuladas movidas à energia elétrica ou a diesel, de modo que as duas opções oferecem um ótimo desempenho e segurança.

Plataforma tipo tesoura

Têm um alcance menor do que as articuladas, por isso são mais utilizadas para pontos de trabalho mais baixos, seja em ambientes externos ou internos. Seu nome se deve à forma como a elevação ocorre, com seus suportes se movendo de forma semelhante a uma tesoura elevando o operador na vertical.

Os cestos dessas plataformas geralmente são maiores, permitindo o trabalho com cargas mais pesadas, suportando até 600kg dependendo do modelo. Elas também podem ser encontradas em versões totalmente elétricas ou alimentadas a diesel.

Suas características a tornam uma boa escolha para manutenções em prédios menores, atrações de parques de diversão, supermercados, shoppings, centros de armazenagem e distribuição, entre outros empreendimentos.

Plataforma tipo telescópica

As plataformas telescópicas são as que oferecem o maior alcance em altura entre todos os tipos. Sua haste única de elevação é capaz de posicionar o trabalhador em locais nos quais as outras não chegam.

Elas são alimentadas a diesel e alcançam até 56 metros de altura. Graças a esses atributos, são a opção certa para o uso em construções e manutenções em grandes edifícios, atividades em portos e aeroportos, galpões, armazéns, entre outros.

Como escolher corretamente a melhor plataforma elevatória?

Depois de conhecer as principais características de cada tipo de plataforma elevatória, fica bem mais fácil escolher aquela que vai satisfazer as necessidades do seu negócio. Como vimos, o tipo de uso é o principal indicativo de qual modelo de equipamento utilizar, mas existem outros pontos que devem ser considerados.

Altura de trabalho

Cada tipo de plataforma pode atingir um limite máximo de altura de trabalho. No caso dos modelos tesoura, é possível elevar o operador em até 18 metros.

Quanto aos equipamentos de lança articulada, há modelos que podem chegar a até 46 metros de altura. Já as plataformas de lança telescópica podem fazer com que o trabalhador seja elevado por até 56 metros a partir do solo.

Tipo de terreno

O tipo de terreno em que a plataforma vai operar é outro aspecto importante nessa análise. Para terrenos não pavimentados, como os de obras em fases iniciais, os modelos movidos a diesel são mais indicados, já que a combustão confere maior potência durante os deslocamentos. Por outro lado, os equipamentos elétricos são excelentes opções para situações com pisos pavimentados.

Tipo de ambiente

Para ambientes internos, o ideal é optar por modelos elétricos. Esses equipamentos são mais leves, não emitem gases e sons durante o funcionamento.

Se a intenção é utilizar em ambientes externos, os modelos com motor diesel são mais recomendados. Eles são mais robustos, e capazes de operar mesmo em terrenos mais difíceis, contando com boa velocidade de deslocamento em diferentes situações.

Capacidade de carga

Outro ponto importante é a capacidade de carga, em que devem ser considerados a quantidade de operadores e os materiais necessários para as atividades. Avalie também aspectos como o espaço de trabalho no cesto.

Qual é a importância da escolha do fornecedor de plataformas elevatórias?

Para acertar na locação de plataformas elevatória é importante escolher um parceiro que oferece segurança em todos os aspectos.

A Mills possui uma equipe de especialistas, com consultores dedicados para entender cada demanda trazendo a segurança da melhor escolha.

O time técnico é altamente qualificado e certificado pelos programas de capacitação interno e pelos fabricantes, trazendo a segurança do melhor equipamento.

Nossos instrutores são técnicos de segurança dedicados exclusivamente à formação dos operadores trazendo a segurança da equipe mais especializada.

Tudo isso para simplificar cada desafio, no tempo exato e com a melhor experiência.

Quer descobrir como elevar os seus resultados também? Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções em altura.

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter