A importância da sustentabilidade empresarial

A importância da sustentabilidade empresarial - Mills

A sustentabilidade empresarial vai além de ações benéficas ao meio ambiente – na verdade, trata-se de um conjunto de práticas que envolve a estratégia do negócio e sua cadeia em uma jornada para mitigar os impactos negativos e gerar impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente. E a importância de entender sobre o tema é estar atento aos movimentos das companhias, do mercado como um todo, das necessidades socioambientais e o surgimento do consumidor moderno, que está cada vez mais exigente e que se mostra mais interessado em empresas comprometidas com práticas sustentáveis.

Neste artigo, vamos falar sobre o conceito de sustentabilidade empresarial e entender por que adotar medidas sustentáveis nas organizações é tão importante. Confira! 

O que é e qual o objetivo da sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial é um conjunto de práticas e políticas que visam o desenvolvimento sustentável da sociedade e a redução dos impactos negativos das empresas na sociedade e meio ambiente. É uma forma de se responsabilizar pelo planeta, que começa dentro das corporações. 

O principal objetivo dessa ação do bem é fazer com que as empresas cresçam de forma responsável e equilibrada, gerando valor para todas as partes interessadas. Isso significa que, para chegar ao objetivo, as empresas devem adotar condutas, inovar processos e investir em soluções voltadas a uma jornada de sustentabilidade

Entre as ações que podem ser adotadas para promover a sustentabilidade nas empresas, estão: 

  • Redução do consumo de água e energia: a solução é instalar equipamentos eficientes, promover campanha entre os funcionários e adotar práticas de gestão da água
  • Agregar competitividade à marca: fortalecer a imagem da marca e a competitividade da empresa no mercado com uma abordagem mais sustentável, atraindo o consumidor moderno;
  • Redução da geração de resíduos: as empresas podem implementar programas de reciclagem e incentivar a reutilização de materiais; 
  • Escolher parceiros alinhados às práticas sustentáveis: ao escolher um parceiro para o negócio, seja qual for a finalidade, é importante verificar se ele está alinhado a práticas sustentáveis ou se essa questão não é uma prioridade para ele;
  • Redução das emissões de poluentes: para diminuir a emissão de GEE, as organizações podem investir em tecnologias limpas e reduzir o uso de combustíveis fósseis;
  • Incorporar a sustentabilidade na tomada de decisões: a sustentabilidade, de modo geral, deve ser um dos pilares na tomada de decisões, indicando se determinadas estratégias devem ou não ser adotadas. 

A sustentabilidade empresarial é uma tendência cada vez mais forte no mundo dos negócios. As empresas que adotam práticas sustentáveis estão se posicionando de forma mais competitiva e ganhando destaque. 

Por que investir na sustentabilidade empresarial?

Existem diversas razões pelas quais uma empresa deve implementar a sustentabilidade em seu negócio. Veja: 

  • Atração de novos talentos

Conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Sustentabilidade, 71% dos funcionários brasileiros candidatos a empregos dizem que empresas ambientalmente sustentáveis são mais atraentes do que empresas que não estão comprometidas com essa jornada. 

  • Melhorar a imagem da empresa frente aos stakeholders:  

Corporações que adotam boas práticas sustentáveis são vistas com bons olhos pelos consumidores, investidores e demais stakeholders. Isso aumenta a confiança nos produtos e serviços. 

  • Preservação do planeta

Melhorar a qualidade de vida e fazer parte de um futuro mais regenerativo é tudo o que a maioria das pessoas quer. Uma forma para fazer isso é cuidar do nosso planeta. Como? Proporcionar conscientização para reduzir a poluição, a degradação do ecossistema e colaborar para o fim das mudanças climáticas extremas. 

  • Reduzir custos operacionais

A mentalidade sustentável incentiva a busca por estratégias alternativas, que reduzam o uso de recursos naturais e os impactos da produção no meio ambiente. Na prática, isso pode trazer uma redução nos custos operacionais da empresa, uma vez que tende a implementar o uso consciente de recursos e diminuir o desperdício de materiais de maneira geral. 

  • Fortalecimento da marca e atrair investidores

Os clientes modernos estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo para reduzir os impactos ambientais, o que incentiva uma movimentação do mercado em prol da sustentabilidade, fortalecendo a imagem das marcas inseridas nesse cenário.

Consequentemente, é possível aproveitar também a atração de investidores, que se mostram interessados em empresas que buscam desenvolver os princípios ESG. Além disso, a sustentabilidade demonstra a capacidade da marca de integrar questões ambientais, sociais e econômicas, o que pode reduzir os riscos e tornar o negócio mais seguro para os investidores. 

A Mills, comprometida com ações concretas em prol do meio ambiente, investiu em plataformas híbridas e elétricas a fim de diminuir a emissão de gases do efeito estufa. Mais do que prometer, nosso objetivo é colaborar para um futuro mais sustentável

Quer conhecer as ações positivas da Mills? Veja a seguir como nossa empresa está posicionada em relação às práticas sustentáveis.

Como a Mills está posicionada em relação à sustentabilidade empresarial?

Como pioneiros no mercado de locação de plataformas elevatórias no país, queremos ser exemplo. Por essa razão, a Mills vem evoluindo a cada dia em sua jornada da sustentabilidade, atenta em gerir seus negócios com uma governança forte, com ações sociais que promovem desenvolvimento social, diversidade e desenvolvimento humano e ações ambientais que visam a redução das emissões.

Algumas das nossas ações são: 

  • Programa Evoluir: o programa Evoluir é uma iniciativa voltada para o crescimento profissional de todos os colaboradores da Mills. Essa prática demonstra um compromisso em apoiar o desenvolvimento contínuo dos funcionários, independente de sua origem ou características pessoais. 
  • Programa Partilhar: o Programa Partilhar é uma das iniciativas da Mills que tem o objetivo de repartir os nossos resultados financeiros com as comunidades situadas no entorno de nossas filiais. Em 2022, por exemplo, alcançamos mais de R$1 milhão em doações, levando carinho e amparo para mais de 50 instituições!
  • Programa de Integridade: o Programa de Integridade é uma ação que tem como objetivo consolidar as iniciativas para a promoção da ética e da mitigação de riscos. Para a Mills, a integridade é um valor inegociável; 
  • Transformar: o Programa Transformar, por sua vez, é uma iniciativa social importante que concede bolsas de estudos para cursos técnicos e profissionalizantes. O foco voltado para públicos de baixa renda e em situações de vulnerabilidade social demonstra um compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades. 

Mais do que isso, desenvolvemos ações concretas para minimizar o impacto gerado por nossas operações, criamos projetos para redução das emissões de GEE e firmamos um compromisso com o SBTi (Science Based Targets initiative), uma iniciativa que mobiliza empresas a liderar ações climáticas, visando a redução de emissões de gases do efeito estufa.

A mensuração e a declaração de emissões de GEE é uma ferramenta importante para quem quer reduzir seu impacto ambiental. Nós, da Mills, publicamos nosso inventário conforme a metodologia do GHG Protocol e, em 2023, recebemos o selo de ouro que corresponde a um inventário completo e verificado, contribuindo para a transparência quanto às emissões de suas operações. 

Queremos fazer parte de um futuro mais regenerativo e sustentável! Se você quer adotar a sustentabilidade empresarial, tenha parceiros como a Mills!

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter