O impacto do Abril Verde na cultura de segurança

Abril Verde é uma campanha que tem como principal objetivo trazer conscientização sobre a importância de adotar uma cultura de segurança nos trabalhos em altura às pessoas e, principalmente, às empresas. Mas você sabe quais são as ações que podem ser colocadas em prática neste mês e por que o assunto é tão necessário?

Se a sua empresa está alinhada a uma cultura de segurança, este artigo é para você! Vamos falar sobre o assunto e entender por que a pauta é tão discutida nos dias de hoje.

Acompanhe a leitura e confira tudo o que precisa saber sobre o assunto!

O que é e como surgiu o Movimento Abril Verde?

Conforme divulgado pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – SmartLab, e repassado pelo Fundacentro do GOV, 25.492 mil trabalhadores morreram devido a acidentes no local de trabalho entre os anos de 2012 e 2022. O Movimento Abril Verde, então, surge como uma necessidade urgente de conscientizar a população acerca do assunto e recomendar as melhores práticas de segurança para o mercado. 

No dia 28 de abril, é celebrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho; e o movimento tem como objetivo manter viva a memória dessas pessoas. Ele fala não só sobre a importância do uso de EPIs, sobretudo na área da construção civil, mas também sobre o oferecimento de estruturas adequadas para os funcionários.

A iniciativa, no entanto, não deve ser lembrada somente por colaboradores, mas também, e principalmente, por empresas, sindicatos e governos, que devem investir em políticas e ações que garantam um ambiente seguro e saudável em todas as corporações.

Esse compromisso serve para manter a segurança dos funcionários e manter, também, a conformidade da empresa com a legislação que regulamenta o setor da indústria. Afinal, Normas Regulamentadoras (NR) não faltam.

A importância da saúde e segurança no trabalho

Quando um colaborador está trabalhando em um local seguro e saudável, seu desempenho cresce e, consequentemente, a sua produtividade também. A prevenção e a promoção de segurança no trabalho são fatores-chave para o pleno funcionamento das operações, já que os riscos de acidentes podem afastar os colaboradores, incapacitá-los ou levá-los a óbito.

Além de evitar que acidentes fatais aconteçam, como registrado entre 2012 a 2022, a empresa que garante um ambiente seguro aos seus funcionários mantém a conformidade com a lei. As Normas Regulamentadoras do setor existem e devem ser cumpridas, como nos exemplos de NR 35, NR-12 e NR-18, que regulamentam a proteção e a integridade dos colaboradores.

Justamente para promover esse debate, o Abril Verde se tornou uma pauta importante, instituída há mais de 50 anos e que deve ser apreciada e conhecida por todos.

Quais ações podem ser colocadas em prática no Abril Verde?

Diversas ações podem ser colocadas em prática quando o assunto é saúde e segurança no trabalho. Por isso, reunimos algumas sugestões do que fazer para colaborar com um ambiente saudável. Veja: 

  1. Palestras e workshops: convidar pessoas especialistas no assunto, como um técnico de segurança, fará com que as pessoas se conscientizem acerca do tema. É preciso abordar questões que envolvam saúde mental, riscos, equipamentos de segurança e doenças ocupacionais; 
  2. Campanhas de comunicação interna: comunicar os funcionários sobre o assunto também é importante. Por isso, as empresas devem enviar e-mails, banners e outros canais para propagar as informações;
  3. Treinamentos: todos os profissionais devem ser treinados e preparados para atuarem em suas respectivas obrigações. Portanto, os empregadores devem promover cursos especializados no desenvolvimento teórico e prático de seus colaboradores, para que eles conheçam o processo e as normas do setor;
  4. Programas: implemente programas que ofereçam aos colaboradores serviços como acompanhamento psicológico, nutricional e fisioterapêutico. 
  5. Segurança: os técnicos devem inspecionar se os colaboradores estão seguindo à risca as recomendações dos requisitos de segurança, e isso inclui a obrigação do uso de EPIs e a forma correta de manusear possíveis máquinas e equipamentos. 

A Mills é referência no setor de locação de máquinas, equipamentos e no trabalho em altura, por isso, preza pela segurança física e pelo bem-estar de todos os colaboradores. Oferecemos treinamentos gratuitos com aulas teóricas e práticas para os nossos operadores e para os funcionários de nossos clientes. 

Não à toa, vencemos o prêmio International Awards for Powered Access 2024 (IAPAs), que reconhece as melhores práticas de seguranças e de inovação no setor da indústria. Se quer incentivar a segurança em sua empresa, conte com parceiros como a Mills, que está alinhada com a mesma cultura!

Conte com parceiros alinhados a uma cultura de segurança, como a Mills

Presente no mercado de plataformas elevatórias há mais de 70 anos, a Mills é uma parceira nota mil para empresas que querem fazer a diferença no mundo corporativo. Por isso, além de ensinar e conscientizar nossos colaboradores sobre o trabalho e a importância dos equipamentos de proteção necessários, criamos programas e ações que melhorem o desempenho de cada um. 

Os cursos profissionalizantes ficam disponíveis tanto para os colaboradores da Mills quanto para os colaboradores de nossos clientes, e até dois deles podem se beneficiar do curso gratuito. Todos aprendem com instrutores especialistas no assunto. 

Se quer promover a segurança no trabalho e contribuir para um ambiente mais seguro e saudável, conte com parceiros como a Mills, que não só fala, como também demonstra a importância do olhar atento e do cuidado com os colaboradores. Entre em contato com a gente e conheça os nossos serviços!

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter