5 obras que precisam de sistemas especiais

Quando falamos em grandes obras de infraestrutura, como usinas, metrôs, pontes ou hospitais, é comum nos depararmos com desafios técnicos que exigem mais do que soluções convencionais. Em muitas dessas construções, fatores como grandes vãos, geometrias complexas, limitações de espaço ou altos volumes de concreto tornam necessário o uso de sistemas especiais.
Esses sistemas especiais são pensados para atender às demandas específicas de projetos de grande porte, oferecendo mais controle, produtividade e flexibilidade ao canteiro. Neste conteúdo, você vai conhecer cinco tipos de obras que dependem diretamente de sistemas especiais para serem executadas e, principalmente, vai entender que sistemas são esses.
Confira!
O que são sistemas especiais?
Em projetos mais complexos, seja por conta do tamanho da obra, do formato da estrutura ou do local onde ela será executada, os sistemas de formas e escoramentos nem sempre são suficientes. Nessas situações, entram os sistemas especiais: soluções de engenharia que oferecem mais segurança, agilidade e precisão para obras de grande porte.
Na prática, os sistemas especiais se referem a equipamentos e estruturas como formas trepantes, escoramentos de alta capacidade, sistemas autoelevatórios, torres modulares de escoramento e outros recursos. Essas soluções têm como objetivo otimizar tempo, aumentar a segurança e garantir mais precisão na execução de obras complexas.
Empresas como a Mills, referência em engenharia de acesso e escoramento, oferecem soluções completas e personalizadas de sistemas especiais para atender a demandas específicas.
Em geral, esses sistemas são utilizados em projetos como usinas hidrelétricas, estações de metrô, pontes, viadutos, aeroportos, hospitais e outros empreendimentos com grande volume de concreto ou geometrias inovadoras.
Veja as principais obras que se beneficiam dos sistemas especiais
A seguir, confira cinco tipos de obras que mais necessitam de sistemas especiais para garantir eficiência, qualidade e segurança na execução:
- Usinas hidrelétricas: esse tipo de obra exige estruturas resistentes, com grande volume de concreto e formas geométricas. As usinas costumam estar localizadas em regiões remotas e com topografia desafiadora, reforçando a necessidade de sistemas modulares, adaptáveis e de alta resistência. Os sistemas especiais contribuem para a construção de estruturas como barragens, vertedouros, casas de força e canais, com mais eficiência e segurança.
- Estações de metrô e obras subterrâneas: construir em áreas subterrâneas, geralmente no meio de centros ocupados, requer um alto grau de segurança. Sistemas especiais, neste caso, são indispensáveis para contornar as dificuldades de acesso, o espaço reduzido e a pressão por produtividade. Para esse tipo de obra, também se destacam as soluções que reduzem o tempo de montagem e desmontagem, minimizando o impacto no trânsito e na rotina da cidade.
- Construção de túneis: a construção de túneis envolve, entre outros fatores, a escavação por meio de técnicas como o uso de máquinas de perfuração de túneis, escavadeiras, dinamites ou a utilização de sistemas especiais, como o SM Mills.
- Obras de saneamento básico: aqui podemos destacar obras que promovem o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além da drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, em que todas podem se beneficiar de sistemas especiais para aumentar a produtividade da operação.
- Pontes e viadutos: com vãos livres grandes e localizações que, muitas vezes, exigem montagens em altura ou sobre rios e rodovias, essas obras dependem diretamente da utilização de sistemas especiais para escoramento e formação de concreto. A estabilidade e a segurança são fatores primordiais, além da necessidade de minimizar o impacto no trânsito e no meio ambiente ao redor da obra.
Conheça os sistemas especiais disponíveis na Mills
- Balanço sucessivo: o balanço sucessivo é utilizado quando não é possível apoiar escoramentos diretamente no solo, como na construção de grandes vãos. O sistema utiliza movimentação, desforma e nivelamento por meio de tecnologia hidráulica.
- Treliça M150: treliça plana fabricada em aço de alta resistência, ideal para suportar grandes cargas e vencer longos vãos. Pode ser montada entre apoios ou em balanço, com ajuste de contra flecha diretamente na estrutura.
- Carrelone: composto por dois pórticos móveis sobre pneus, esse sistema conta com tecnologia hidráulica para direcionamento e içamento de vigas em obras com elementos pré-moldados. Apesar disso, o Carrelone não possui sistema de tração próprio.
- Treliça Lançadeira: equipamento motorizado especialmente desenvolvido para o lançamento de vigas pré-moldadas. Executa todas as etapas da operação, desde o içamento até o posicionamento preciso nos apoios.
- Fischetti: sistema que permite o içamento e a movimentação horizontal de vigas pré-moldadas sobre trilhos. É utilizado para transportar os elementos do pátio de pré-moldados até o local de lançamento com segurança e eficiência.
- Içador de Aduelas: equipamento bastante utilizado na execução de pontes e viadutos pelo método de balanço sucessivo, utilizado para içar aduelas pré-moldadas. Conta com nivelamento hidráulico para ajustes finos durante a operação.
- SM Mills: sistema modular de aço com alta capacidade de carga, ajustável para geometrias complexas. É indicado para estruturas variadas, como túneis, galerias, pontes e viadutos.
Confira as principais obras em que a Mills esteve presente!
A experiência da Mills com sistemas especiais pode ser vista em projetos de grande importância e referência nacional. Veja só:
- Instalações da Olimpíada Rio 2016: equipamentos e soluções da Mills contribuíram para a infraestrutura de arenas e complexos esportivos no maior evento esportivo já sediado no Brasil.
- Arcos da Lapa: ainda na década de 1970, a Mills participou de intervenções estruturais em um dos marcos históricos mais famosos do Rio de Janeiro: os arcos da Lapa.
- Rodoanel Norte (SP): as soluções desenvolvidas para esse projeto renderam à Mills o Prêmio PIN 2017, reconhecendo o impacto técnico da empresa na obra.
- Usina Hidrelétrica de Itaipu: nos anos 1980, a Mills participou da construção dessa que é uma das maiores hidrelétricas do mundo, situada na fronteira entre Brasil e Paraguai.
- Ponte do Guaíba (RS): um dos maiores projetos de infraestrutura do país contou com consultoria técnica da Mills e uso de sistemas diferenciados para garantir performance e segurança.
- Ferrovia do Aço: a partir de 1998, a Mills marcou presença nesta obra de grande porte ao integrar soluções com plataformas aéreas ao processo construtivo.
- Estádios da Copa do Mundo de 2014: a empresa esteve envolvida na construção de todos os estádios do torneio, com soluções sob medida para cada projeto.
- Catedral da Sé (SP): ainda nos anos 60, a Mills participou de obras na Catedral da Sé, um dos símbolos do centro histórico de São Paulo.
Esses exemplos mostram a importância da escolha de um fornecedor experiente e com soluções adequadas para cada tipo de obra.
Os sistemas especiais são fundamentais para viabilizar construções complexas, reduzir custos e cumprir prazos rigorosos, tudo isso com alto padrão de qualidade e segurança. Alugue formas, escoramentos sistemas especiais com a Mills. Entre em contato para encontrar a melhor solução para a sua obra complexa!














