Quais os principais riscos no trabalho em altura e como evitá-los?

Quais os principais riscos no trabalho em altura e como evitá-los - Mills

Os riscos no trabalho em altura são uma realidade constante para os trabalhadores, principalmente se os devidos cuidados não forem tomados. É pensando na segurança e na integridade física dos profissionais que existem diferentes normas que regulamentam a segurança no trabalho e treinamento para evitar acidentes.

Quer saber como evitar esses perigos? Vamos mostrar o que pode ser feito em prol da segurança dos trabalhadores e de todos os envolvidos na atividade. Acompanhe a leitura e confira!

Qual a importância do uso de plataformas elevatórias no trabalho em altura?

Seja em ambientes internos ou externos, as plataformas elevatórias são equipamentos seguros que permitem o acesso a locais de difícil alcance. A importância do uso desses equipamentos é indiscutível, uma vez que garante a segurança dos trabalhadores, mesmo em pisos irregulares. 

O uso de escadas e andaimes pode comprometer a produtividade da atividade, além de contribuir para possíveis acidentes, como quedas e tombamentos, por exemplo. Como as PEMTs são estáveis e regulamentadas pela NR-18 e NBR 16776 , são mais seguras e confiáveis

É claro que, para manuseá-las da forma correta, o operador deve estar capacitado para isso, e ter feito um treinamento de segurança antes mesmo de operá-la.

Conheça os principais riscos no trabalho em altura

Os riscos no trabalho em altura são muitos, o que nos leva a acreditar que somente com os equipamentos de proteção individual e seguindo os padrões de segurança será possível garantir o bem-estar de todos. Abaixo, fizemos uma lista com os principais perigos: 

  • Quedas: o risco mais comum de acontecer quando o assunto é trabalho em altura são as quedas. Elas podem ser causadas por diversos fatores, desde condições inadequadas de estrutura de trabalho ao uso inadequado de EPI. A fadiga do trabalhador, bem como as condições climáticas, também podem influenciar. O risco aqui é que, em muitos casos, a queda pode ser fatal; 
  •  Choque elétrico: em atividades que são realizadas próximas a redes elétricas, o choque elétrico pode ser outro fator de risco grave. Além de causar queimaduras, esse acidente pode levar o trabalhador a paradas cardíacas e/ou à morte; 
  • Exposição a agentes nocivos: aqueles que trabalham em altura podem estar expostos a diversos agentes nocivos, como poeira, gases, vapores e materiais tóxicos. A exposição a esses agentes pode causar problemas respiratórios, intoxicação ou câncer. 

Viu como a segurança deve ser uma prioridade? É importante ressaltar esses riscos porque muitas pessoas ainda preferem usar escadas ou andaimes para concluir os trabalhos em altura, seja para pintura ou limpeza de fachadas

Mesmo que o trabalho a ser realizado seja para montagem de estruturas de eventos ou grafite, as plataformas elevatórias são os equipamentos ideais para essas funções. Se não puder investir na compra do equipamento, o aluguel ainda será uma escolha vantajosa e inteligente.

Como evitar os riscos no trabalho em altura?

Agora que você já conhece os riscos no trabalho em altura, vamos ao que interessa: como evitá-los? Existem algumas medidas que podem ser seguidas para afastar esses perigos, e falaremos sobre cada uma delas a seguir: 

  1. Uso de EPIs: os equipamentos de proteção individual (EPI) são itens essenciais para a segurança daqueles que trabalham em altura. Os mais comuns são cintos de segurança, capacete, óculos, luvas e calçados — quando necessários; 
  2. Capacitação: quando o assunto é trabalho em altura, os profissionais devem ser treinados antes mesmo de realizar a atividade, seja ela qual for, principalmente se for usar as plataformas elevatórias. O treinamento deve abordar os riscos envolvidos, as medidas de prevenção e o uso dos EPIs;
  3. Uso de plataformas elevatórias: por fim, — e batendo na tecla novamente — o uso de PEMTs. Para garantir a segurança no uso das plataformas, é importante se certificar de que ela foi inspecionada e licenciada. É necessário, também, seguir as instruções do fabricante, usar os EPIs e verificar as condições do equipamento antes de usá-lo. 

Seguindo essas dicas, será mais fácil manter a saúde e o bem-estar dos profissionais. Aqui na Mills, além de oferecermos um portfólio amplo com diversos modelos de plataformas elevatórias, contamos com dois treinamentos profissionais, o treinamento IPAF, com certificação internacional, e o treinamento Operação Mills. 

Quer alugar essas ferramentas de trabalho e garantir a segurança dos seus operadores? Alugue com a Mills! 

Conte com a Mills para a locação de equipamentos

A Mills é pioneira na locação de plataformas elevatórias móveis de trabalho. Há mais de 70 anos no mercado, adquirimos expertise no assunto, por isso, garantimos segurança, confiabilidade e qualidade em todos os nossos produtos. 

Antes de enviar a plataforma ao local solicitado, fazemos uma inspeção rigorosa para garantir que o equipamento esteja em perfeitas condições para uso. Também disponibilizamos aos nossos clientes os treinamentos com certificação nacional e internacional. Durante o curso, os operadores aprendem a manusear corretamente o equipamento e sobre as normas de segurança e emergências. 

Se não sabe qual equipamento escolher, sem problemas. Nossa equipe de venda consultiva visa entender o seu projeto e a dimensão da atividade para indicar a PEMT ideal para a sua operação. Demais, né? Além disso, com nosso Frete Mills, entregamos e retiramos as plataformas no dia e local combinados!

Entre em contato com a Mills agora mesmo e alugue os equipamentos com a maior empresa de locação de equipamentos e máquinas pesadas!

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter