O papel das cabines ROPs e FOPs na segurança dos operadores

O papel das cabines ROPs e FOPs na segurança dos operadores - Mills

Trabalhar com máquinas pesadas pode ser um verdadeiro desafio, e garantir a segurança dos operadores é essencial. É nesse contexto que as cabines ROPs e FOPs se destacam, desempenhando um papel fundamental de segurança, principalmente em locais de trabalho onde há alto risco de capotamento, queda de materiais ou exposição a intempéries.

Para compreender essas duas siglas, nós, da Mills, vamos explicar em detalhes o que cada uma significa, qual é a importância de investir nessas máquinas e por que você deve procurar por cabines com tais certificações.

Se quer garantir a segurança de seus operadores, este artigo é para você! Acompanhe a leitura e confira!

Cabines ROPs e FOPs: você sabe diferenciá-las?

Para diferenciar as siglas ROPs e FOPs, primeiro, é importante conhecê-las.

ROPs (em inglês, Roll Over Protective Structure) significa Estrutura Protetora Contra Capotamento. O nome já é auto explicativo, certo? FOPs, por outro lado, (Falling Object Protective Structure, em inglês) significa Estrutura Protetora Contra Queda de Objetos.

Com base na definição, fica mais fácil entender do que se trata ambos os conceitos:

  • ROPs: a cabine ROPs é regulamentada pela NBR ISO 12.117 e pode ser instalada em diferentes máquinas como tratores, escavadeiras e empilhadeiras. Fazendo jus à sua função, ela é usada para proteger os operadores em caso de tombamento.
  • FOPs: a cabine FOPs, por sua vez, é regulamentada pelas normas 3.449 e 10.262. Ela apresenta dois níveis de proteção: enquanto o nível 1 protege contra um objeto de até 46 Kg caindo de uma altura de 3m, o nível 2 protege contra um objeto de até 227 Kg caindo de uma altura de 5,2m. É extremamente útil e protetora em casos de queda de galhos de árvore, chuvas e vento forte. Esta proteção é geralmente requerida nas operações florestais, subterrâneas e mineração.

Quando uma empresa investe em máquinas com esses certificados, demonstra, de certa forma, um cuidado especial e um olhar atento para com seus colaboradores.

Qual a importância das cabines ROPs e FOPs?

As cabines ROPs e FOPs contribuem significativamente para a redução de acidentes fatais e graves com operadores de máquinas pesadas. Uma vez que garantem proteção contra tombamentos, quedas de materiais e intempéries, elas proporcionam um ambiente de trabalho mais seguro e protegido para os profissionais.

Como se sabe, diversos setores utilizam máquinas pesadas, cujo uso traz alguns perigos à integridade física dos envolvidos. Seja por falta de experiência, treinamento ou cuidado, qualquer falta de atenção pode colocar a vida dos operadores em risco. Por isso, para garantir o bem estar físico e mental dos funcionários, é importante que as empresas atendam aos requisitos de segurança, como a NR-12, NR 18 e NR 35.

Lesões graves, como fraturas, esmagamentos e até mesmo morte, podem ser prevenidas com as cabines ROPs e FOPs. Essa sensação de segurança agrega confiança e tranquilidade aos trabalhadores, aumentando consideravelmente sua produtividade e foco.

Então, na hora de investir em máquinas pesadas, é imprescindível ter certeza de que elas possuem as devidas certificações. Esses selos não demonstram somente um símbolo, mas sim a garantia de que a máquina foi criada e testada para oferecer um alto nível de segurança ao operador em diferentes situações de risco. Estas certificações devem ser comprovadas por uma plaqueta de identificação dentro da cabine, onde o fabricante atesta formalmente que estas proteções estão homologadas por um órgão oficial.

Por que investir em máquinas com as certificações ROPs e FOPs?

Investir em máquinas com as certificações ROPs e FOPs atestam e demonstram o cuidado que as empresas possuem com seus colaboradores. Afinal, é obrigatório manter a integridade física de seus funcionários em ambientes de alto risco. No entanto, mais do que isso, investir nos equipamentos pesados com esse tipo de certificação pode trazer muitos benefícios à corporação, a começar pelo aumento da produtividade. Confira a lista:

  1. Redução de custos com acidentes: o investimento pode reduzir o custo com acidentes em locais de trabalho, incluindo gastos com indenização, tratamento médico e tempo de inatividade com a máquina;
  2. Mais produtividade: com equipamentos mais seguros, os operadores tendem a se sentir confiantes, o que aumenta, consequentemente, a produtividade do trabalho;
  3. Menos tempo de inatividade: as máquinas com ROPs e FOPs, as cabines são menos propensas a serem danificadas em caso de acidentes, já que são construídas com materiais mais robustos e de alta qualidade e passam por um rigoroso processo de reparos e manutenção;

Se a sua empresa é comprometida com a segurança de seus funcionários, você pode demonstrar isso, também, com máquinas ROPs e FOPs. E, para ajudar nessa missão, a Mills conta com um portfólio extenso de máquinas e equipamentos perfeitos para a sua obra e segurança!

Alugue máquinas pesadas com a Mills!

Há mais de 70 anos presente no mercado, a Mills se tornou referência na locação de máquinas e equipamentos. Com um portfólio extenso, que atende às necessidades do mercado, contamos com diferentes modelos que podem ser a solução ideal para você!

As cabines ROPs e FOPs demonstram o compromisso com nossos clientes. Por isso, garantimos que nossas máquinas possuam certificações que comprovem a aptidão para serem usadas em qualquer projeto.

Com nossa equipe de venda consultiva, garantimos uma escolha assertiva de nossos equipamentos pesados. Você nos conta o seu projeto e encontramos a solução ideal para você: rápido e fácil, porque a satisfação de nossos clientes é prioridade número 1!

Entre em contato com a gente e encontre a máquina que tanto procura!

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter