É inegável que o compressor de ar pertence ao seleto grupo de equipamentos flexíveis do mercado. Isso se deve, claro, à sua capacidade de ser utilizado em diferentes situações, seja para auxiliar na pavimentação, na operação de ferramentas, demolição, perfuração, projeção de concreto e indústria em geral.
O fato é que ele é uma máquina muito útil e, por isso, existe uma importância em entender como funciona e quais são os critérios para fazer uma boa escolha, até para utilizar o máximo de sua performance.
Pensando nisso, hoje apresentaremos um guia completo sobre tudo o que você precisa saber sobre o compressor de ar. Vamos lá?
O que são compressores de ar?
Ele é um equipamento para a geração de ar comprimido, isto é, converte modelos de energia, como a elétrica e a gasolina em energia pneumática.
Existem diversos tamanhos de compressores, cada um com uma capacidade de volume de ar, mas é importante não confundi-los com a bomba de ar. Enquanto o primeiro converte energia em ar, o outro apenas desloca o ar armazenado de um lugar para o outro, por exemplo, o que acontece com um colchão inflável.
Para que servem?
Como falamos na introdução, é um equipamento multifuncional e que pode ser usado não só por grandes indústrias. Um exemplo é para a pintura automotiva e limpeza de tubulações e lugares mais restritos, como entre paredes. Até mesmo para quem tem um veículo e pretende calibrar o pneu, ele é útil.
Mas, além dessas funcionalidades, ele serve para:
- perfuração;
- projeção de concreto;
- ferramentas pneumáticas;
- jateamento ;
- limpar tubulação.
- calibrar pneus em geral.
O compressor se enche de ar à pressão atmosférica, aumentando a pressão do ar. Quando atinge o nível adequado para o trabalho, a válvula de admissão se fecha e para de capturar o ar. Entrando em um modo de espera.
À medida que esse ar é usado, o tanque vai perdendo a pressão, atingindo um limite inferior. Nesse momento, o compressor liga-se e volta a fazer o processo de compressão para voltar a pressão regulada.
Quais são as partes de um compressor?
Um compressor pode ser dividido em várias partes e, apesar de ter um modelo padrão, eles podem se diferenciar de acordo com o tipo de energia usada. Entre as divisões temos:
- o motor;
- a entrada de ar com filtro;
- o medidor de nível de óleo lubrificante — se o compressor for a diesel, ele terá um medidor de nível de água do radiador;
- reservatório ou tanque de ar;
- chave de partida ou botão de liga e desliga;
- medidores de pressão (manômetros);
- saída de ar (pino macho ou fêmea);
- mangueira de ar;
- válvula esférica de saída (responsável por eliminar a água condensada da máquina).
Quais são os tipos de compressor?
Durante a sua busca, você poderá ficar confuso com a quantidade de compressores de ar. Para o uso profissional, por exemplo, nem sempre um equipamento grande é a melhor opção. Mais do que a capacidade de armazenamento, entender que tipo de mecanismo a máquina usa para comprimir o ar, pode fazer toda a diferença na decisão.
Aqui, separamos quatros do mais comuns no mercado. Confira!
Compressor de pistão
Esse é um modelo que possui menos capacidade, ou seja, tem menos vasão de ar, utilizado especialmente em motores industriais para impulsioná-los. O seu nome está relacionado exatamente com a forma que ele funciona — para acioná-lo, o equipamento desloca o pistão que fica dentro de seu cilindro, de forma que um lado da peça fica responsável pela compressão. Ele precisa de um motor externo que geralmente é elétrico. É o único compressor que utiliza alta pressão.
Compressor de parafuso
O compressor de parafuso é um equipamento voltado para aplicações que necessitam de uma maior vasão de ar e pressão, possuindo uma temperatura de compressão semelhante a do compressor de pistão. Seu funcionamento se dá com o giro de dois parafusos no sentido contrário, de modo que uma peça mova a outra automaticamente.
Com as aberturas de lado opostos, o ar entra e fica preso, armazenado entre os parafusos que, conforme se movimentam, o ar é comprimido. É um compressor geralmente utilizado para a mineração, exploração de energia, construção e também encontrado em sistemas de refrigeração.
Compressor de palhetas
Esse é um compressor com características bem diferentes do que estamos acostumados, além de ter menos velocidade, também opera de maneira mais silenciosa, pois há baixa vibração. Ele é assim porque tem uma função mais específica, que é comprimir tanto ar quanto gás.
Esse compressor é bastante usado na fundição, mineração, trânsito e OEM, tendo um melhor desempenho quando é à base de óleo.
Compressor de ar turbo
Por fim, esse é um modelo que utiliza hélices, sendo encontrado nos motores dos veículos. O seu objetivo é aproveitar os gases do escapamento, os usando para rodar uma parte das turbinas, enquanto a outra captura ar puro para dentro do motor, comprimindo e o aquecendo.
Como escolher a melhor opção?
Apesar de parecer simples a funcionalidade de um compressor de ar, existem muitos modelos no mercado e eles se diferenciam não só por sua capacidade de armazenamento, mas também por proporcionarem um maior controle na pressão.
Não é atoa que a escolha certa deve estar alinhada ao objetivo de quem vai usar. Para ajudar, separamos quais são as principais características a prestar atenção na hora de escolher. Veja!
Potência
A potência é uma das caraterísticas mais importantes para uma boa escolha, pois ela está diretamente ligada ao desempenho do equipamento, isto é, quanto maior, mais poderoso ele será.
No entanto, o cuidado é para olhar outros componentes relacionados à potência, pois há uma tendência de que o que é informado nas configurações do equipamento não contempla o desempenho real. Nesse caso, você deve verificar a quantidade de energia elétrica ou a diesel que ele usa.
Pressão de ar
Outra característica que merece atenção é a pressão de ar. Na ficha técnica, ela é descrita pela sigla BAR. Também vale lembrar que os compressores de ar, em sua maioria, possuem dois estágios de pressão. Entenda que essas duas pressões devem ser levadas em conta para o dimensionamento.
Tamanho de tanque
O nível de armazenamento pode ser uma questão importante caso você precise fazer longas operações com a máquina, trabalhos que duram mais de uma hora e que necessitem de uso constante. Para um uso mais comum, isto é, imediato, não há necessidade de buscar por grandes tanques.
Ruído
A escolha aqui dependerá muito do tipo de uso e também do local em que o aparelho está. Se é para um uso específico que não permite barulho, deve se escolher compressores com melhor atenuação sonora. Isto porque essas máquinas são pensadas para fazer o mínimo de barulho.
Agora, para usos profissionais ou industriais, geralmente a exigência é para máquinas maiores, até porque a tendência é que elas produzam bastante barulho. Porém, independente do nível do ruído, é necessário que quem for manusear a ferramenta, utilize um protetor auricular.
Capacidade
De maneira geral, os compressores de ar são desenvolvidos para serem flexíveis, e sua própria estrutura tem esse propósito. No entanto, existem alguns modelos que são específicos para certas funções, com funcionalidades que podem ser ideais tanto para o uso comercial quanto industrial.
Então como escolher? Atente-se em relação à fonte de energia. Geralmente, compressores mais poderosos e profissionais tendem a exigir sistemas mais potentes, então certifique-se de que o seu ambiente possui estrutura suficiente para comportar um equipamento desse nível.
Durabilidade
A ideia é sempre procurar por equipamentos que tenham um nível de durabilidade alto. Afinal, até pelo custo que essas máquinas possuem, ninguém quer ter que descartá-las com um mês ou um ano de uso, por exemplo. Nesse sentido, será preciso avaliar algumas características mais estruturais desse equipamento para ter a certeza de adquirir um compressor de qualidade.
Preste atenção aos materiais de fabricação, procure por aparelhos compostos por componentes duráveis. Segundo, pesquise sobre o fabricante, aqui, além de olhar o site da empresa, e também veja o que outros clientes falam sobre. Como o equipamento os ajudou? Encontraram algum problema no funcionamento? Também se atente aos anos de experiências desses fabricantes e se fornecem peças para a reposição.
Por fim, procure saber se existem garantias incluídas, eles oferecem assistência técnica?
Segurança
Assim como qualquer equipamento, o compressor também possui alguns critérios de segurança que devem ser analisados antes da escolha. Para isso, é interessante que você faça um checklist contendo alguns itens fundamentais. Entre as perguntas que se pode fazer, estão:
- se há recursos de segurança;
- se existe algum sistema de desligamento caso o compressor superaqueça;
- se o cabo de alimentação é bem revestido e possui o comprimento correto.
Uso
Essa não é uma questão de escolha, mas pode influenciar na boa experiência de utilizar esse equipamento. A durabilidade tem uma relação com a qualidade do ar gerado, e é muito importante que não se tenha resíduos sólidos. Portanto, a exposição à poeira deve ser mínima. Nesse sentido, pode ser até interessante buscar por compressores que venham com filtros.
Tamanho
Como falamos durante o texto, a importância do tamanho dependerá do objetivo que o usuário tem e também do espaço disponível para o seu armazenamento.
O que considerar na escolha? Saiba mais sobre a medida PCM
O PCM é uma medida relacionada à quantidade de volume de ar que o compressor entrega. É uma medida muito importante porque é a partir dela que é possível quantificar a capacidade do compressor, obviamente um critério para escolha.
Para fazer a leitura adequada dessa medida, é necessário fazer uma conta. O operador deve somar os PCMS de seus equipamentos, adicionar uma margem de segurança. A partir daí, haverá um número padrão que deve ser comparado ao PCM do compressor da sua escolha. É importante que o equipamento de sua escolha atinja esse valor ou maior, pois deve-se contar com a possibilidade de perda do rendimento volumétrico do ar.
Quais são os principais tipos oferecidos pela Mills?
Como uma empresa que está há anos no mercado, produzindo diversos equipamentos para ajudar a indústria e também outras empresas, oferecemos uma série de modelos de compressores de ar. Nossos equipamentos servem para as mais diversas situações. A seguir vamos apresentar alguns dos nossos principais modelos. Confira!
Diesel Sullair – 260 Q
Capacidade do Tanque: 132 litros
Vazão PCM: 260
Esse é o tipo de compressor de parafuso, ideal para quem precisa usar por longos períodos. Além de ser fundamental para uso profissional como o mercado de mineração, industrial, construção civil e onshore e offshore.
Diesel Sullair – 375 Q
Vazão PCM: 375
Capacidade do Tanque: 180 litros
Com a capacidade um pouco maior do que o modelo anterior, esse é um tipo de compressor ideal para quem trabalha em indústrias e no mercado de construção civil. Como usa diesel, funciona muito bem para situações que exigem alto desempenho.
Diesel Sullair – 750 QH
Vazão PCM: 750
Capacidade do Tanque: 425 litros
Pesando 4559 kg e pouco mais 2m de altura, esse é um compressor do tipo parafuso rotativo, ideal para trabalhos mais pesados. Usado em operações comuns de empresas da construção civil e também da petroquímica.
Diesel Sullair – 425 DTQ
Vazão PCM: 425
Capacidade do Tanque: 212 litros
Com uma alta capacidade de armazenamento e menos de 2m de altura, o compressor diesel Sullair é um tipo de equipamento específico para trabalhos em mineradoras e na construção civil.
Diesel Sullair – 900 QH
Vazão PCM: 900
Capacidade do Tanque: 425 litros
Compressor com alta capacidade do tipo parafuso rotativo e que é indicado para usos prolongados. Versátil, ele funciona para diferentes objetivos, especialmente, para uso profissional em empresas, indústrias e construção civil.
Diesel 1000XH/1200HHH
Vazão: 1000 PCM com 24BAR ou 1200 PCM com 16 BAR
Capacidade do tanque: 685 litros
Compressor aplicável para diversas finalidades, sendo mais cotado para perfurações e aplicações que demandam maiores pressões.
Quais são os benefícios do uso do compressor?
O compressor de ar funciona como uma espécie de facilitador, o fato de utilizar o ar proporciona várias funções. Por isso, uma das primeiras vantagens é a flexibilidade que esse equipamento oferece. Mas, além disso, quando se trata de segurança e instalação, ele pode ser uma ótima opção.
A seguir veremos alguns de seus principais benefícios.
É um equipamento sustentável
Como o compressor só produz ar comprimido, esse é um equipamento que não gera poluentes para o ambiente. Nesse sentido, não é uma ferramenta que coloca em risco a vida do operador, expondo-o a respirar substâncias tóxicas. Além de que o ar não é um tipo de fonte que precisa ser trocada, estando disponível em abundância em praticamente todos os lugares.
É fácil de ser implementado
Existem compressores de diversos tamanhos e isso garante uma facilidade não só para o seu transporte, mas também para guardá-lo em diferentes espaços. Para as indústrias especificamente, instalar um sistema de compressão não é um processo complexo.
Se a ideia é implementar o sistema diretamente nas máquinas, não é necessário fazer uma modificação muito complexa. As alterações são pequenas e focam mais na compatibilidade com o nível de ar disponível no ambiente.
É bem mais resistente
Uma das grandes vantagens de usar compressão de ar ou sistemas pneumáticos é que esses são equipamentos projetados para operar em situações extremas. Sendo assim, eles podem lidar com ambientes com muitas partículas de poeira ou que são corrosivas. Além disso, é comum que essas máquinas aguentem as variações de temperatura.
Tem um ótimo custo benefício
Os compressores são uma máquina muito útil para realizar diversos trabalhos. Como vimos ao longo deste texto, eles são usados para a limpeza, para perfuração e pilotagem de válvula entre outros.
Logo, a aquisição de um equipamento deste é a chance de em um só meio ter várias outras ferramentas, oferecendo um custo benefício muito grande para o usuário. Outra vantagem é que existem compressores de vários tamanhos e capacidades, o que traz mais versatilidade ainda na escolha e no preço.
É bastante seguro
Não há complicação no manuseio desse tipo de equipamento, o que significa que qualquer pessoa pode controlá-los, inclusive, as que não são especialistas. Seguindo as instruções do manual e utilizando os equipamentos de segurança, operador qualificado consegue fazer a máquina funcionar.
Como o seu sistema tem travas de segurança e as doses de pressão controladas automaticamente pela máquina, há mais garantia no seu uso, inclusive, contra explosões.
Por que alugar um compressor de ar com a Mills?
Quando se trata de encontrar soluções para as operações industriais, a Mills é uma empresa que tem toda a infraestrutura necessária. Somos uma companhia com mais de 70 anos de mercado e temos o orgulho de dizer que somos líder no nosso setor, especialmente quando se trata de locação de equipamentos e também para serviços em altura. Nesse sentido, oferecemos os mais variados tipos de compressores, de diferentes tamanhos e capacidades de armazenamento.
Possuímos diversos equipamentos disponíveis para a locação em nosso site. Ali, o interessado pode escolher se quer o compressor movido a diesel, elétrico, além disso, tem toda a liberdade para definir a quantidade e o tempo de locação.
Escolher o compressor de ar certo exige mais do que se preocupar com a capacidade de armazenamento. Como mostramos ao longo deste texto, existem diversas características que fazem esse tipo de aparelho ser uma boa alternativa. Especialmente para as operações industriais trabalho industrial, é importante fazer escolhas de alto desempenho, até porque a intenção é utilizá-lo no longo prazo.
Caso tenha interesse em utilizar uma máquina dessas, te convidamos a conhecer a nossa seção de locação de compressores! Acesse!