Deseja diminuir os custos da sua operação? Saiba como otimizar o consumo de combustível de máquinas pesadas sem afetar sua produtividade.
Para aumentar a eficiência dos serviços prestados por sua empresa e ajudar a equipe a trazer o resultado esperado em sua operação, é necessário utilizar máquinas e equipamentos adequados nas obras. Dependendo da complexidade das atividades, você precisa de máquinas mais específicas e preparadas para as atividades a serem desempenhadas.
Isso porque algumas máquinas pesadas conseguem realizar tarefas desafiadoras em questões de horas. Mas, se a sua utilização for acima da sua capacidade ou estiver sendo operada de forma inadequada, mesmo com toda a facilidade trazida pelas máquinas, isso pode aumentar o consumo de combustível – trazendo, portanto, um impacto financeiro para a empresa.
Vale lembrar que o combustível é uma das maiores parcelas que compõem o custo operacional de um equipamento. Uma pequena economia no seu consumo horário pode representar somas significativas no ciclo de vida do equipamento.
A fim de agregar equilíbrio na relação entre o uso de máquinas e o seu consumo, confira algumas estratégias que podem ser implementadas no seu negócio!
Qual é o consumo de combustível ideal para uma máquina pesada?
Essa não é uma questão fácil de responder, uma vez que este consumo depende de alguns fatores, como o tipo da máquina, o trabalho a ser realizado, condições de solo e outros.
Mas acredita-se que é possível estipular uma média de consumo de combustível através de um cálculo que considera a frequência e intensidade com as quais os equipamentos são utilizados, combustível (seja gasolina ou diesel) e potência do equipamento.
Trazendo para uma realidade mais próxima do nosso dia a dia, analise a situação dos carros populares: o embate do etanol X gasolina é recorrente. De um lado, temos o etanol, que é mais barato, mas acaba mais rápido. Do outro, temos a gasolina, que é mais cara, porém, rende muito mais do que o álcool.
De forma resumida, cada combustível tem a sua particularidade, e com as máquinas pesadas também funciona dessa forma. Por exemplo, o diesel rende mais do que a gasolina, além de apresentar uma ótima performance. Em contrapartida, o diesel é mais caro do que a gasolina, o que exige um controle de consumo maior.
Do ponto de vista da empresa, você deve seguir um padrão de l/h (litros por hora trabalhada) para ter controle do consumo de combustível das suas máquinas. Essa é uma forma eficaz de verificar o padrão de cada equipamento e identificar eventuais desvios no consumo médio, seja em função de falhas mecânicas, operacionais ou até mesmo furto e desta forma avaliar o que pode ser feito para otimizar o consumo sem perder eficiência nas obras e serviços da empresa.
Este estudo também lhe permitirá comparar o consumo do seu equipamento ou frota com os valores teóricos e práticos disponibilizados pelo fabricante do equipamento, servindo como indicador para tomar as ações necessárias.
É importante destacar que, se este consumo das máquinas está muito alto (mais do que o comum), é importante investigar o estado das máquinas. Afinal, quanto mais mal conservadas e sem nenhum tipo de manutenção, mais combustível será necessário para fazer as máquinas funcionarem.
O recomendado é investir em máquinas e equipamentos modernos, com motores eletrônicos, que fazem melhor uso do combustível, além de já contarem com o indicador de l/h.
Como reduzir o consumo de combustível de uma máquina pesada?
Após ter ciência sobre a média de gastos em sua operação quanto ao consumo de combustível, o próximo passo é traçar estratégias coerentes para que este consumo seja o mais eficiente possível. O objetivo aqui não é só trazer mais economia, mas também reduzir a emissão de gases poluentes oriundos do motor de máquinas pesadas.
- Alugue máquinas pesadas de empresas confiáveis
Se você optar por locar máquinas pesadas com uma empresa com know-how e vasta experiência no mercado, como a Mills, saiba que está garantindo equipamentos sempre nas melhores condições de operação.
Isso porque os nossos equipamentos passam por um rigoroso processo de manutenção, sob a supervisão de um time composto por mais de 500 técnicos especializados. Além disso, contamos com mecânicos e profissionais à disposição da sua empresa para qualquer dúvida ou reparo emergencial.
A Mills disponibiliza uma grande variedade de máquinas pesadas disponíveis em seu portfólio, e em apenas 3 cliques você poderá solicitar um orçamento.
- Verifique a qualidade do combustível
A maioria das máquinas pesadas são operadas através do Diesel, um combustível mais oleoso, com propriedades que lubrificam e protegem o motor em sua composição. Isso aumenta a vida útil das peças em contato com este óleo.
Justamente por isso é necessário investir em um combustível de procedência, a fim de garantir que não haja adulterações, como adição de mais álcool ou outras substâncias que podem descaracterizar a composição do óleo diesel e causar corrosão nas peças afetadas.
Desconfie sempre de preços muito abaixo da média e opte por abastecer as máquinas pesadas em locais de sua confiança.
- Escolha a máquina adequada para sua função
Por mais versátil que uma máquina pesada possa parecer, ela sempre terá uma finalidade específica, isso significa que ela desempenha sua função com segurança e eficiência e entregará o resultado que se espera.
Porém, muitas pessoas ignoram este fator, e acabam adaptando o equipamento para realizar uma tarefa que desvia sua função, gerando sobrecarga e aumento significativo de consumo de combustível. Isso sem contar que trabalhar acima da capacidade operacional da máquina pesada pode gerar acidentes graves em sua equipe.
Para te ajudar, a Mills conta com a venda consultiva. Nós queremos ouvir a sua necessidade e atendê-la da melhor forma. O nosso time é especializado em soluções em altura, em construção civil, mineração, portuário, intralogística e muito mais. Vamos te ajudar a alugar a máquina ou equipamento mais adequado para o seu serviço.
- Invista em treinamento dos operadores
Quando a sua equipe assume o compromisso de reduzir os custos da operação, todos têm a ganhar.
Mas, para que esse objetivo seja alcançado, é necessário investir em treinamentos para capacitar seus operadores a conduzir de forma eficiente as máquinas pesadas. Assim, você garante maior eficiência no consumo de combustível, e prolongando a vida útil dos equipamentos, uma vez que estes não serão forçados até o limite.
Cada fabricante disponibiliza a informação sobre o regime de rotação mais econômico e que oferece a maior performance ao equipamento. Em geral se recomenda trabalhar no regime de torque máximo e não de potência máxima. Além do treinamento de seus colaboradores agregar benefícios relacionados a custos, também trará em relação à redução de acidentes, havendo garantias que os equipamentos não estarão operando com sobrecarga.
- Verifique se a marcha lenta está engrenada
No término das operações, certifique-se de desligar o equipamento após o período prolongado de inatividade. Essa ação fará com que haja maior economia no consumo de combustível e também poupará o motor da exaustão.
É comum se observar o equipamento acumular ao longo do dia várias horas em marcha lenta, seja por uma deficiência no ciclo de produção, aguardando equipamento de transporte, instruções do responsável, entre outras indefinições que fazem com que o equipamento fique parado por alguns instantes. Este período em marcha lenta vai se acumulando e além de não produzir nada gera um consumo desnecessário de combustível. Os sistemas de monitoramento atuais disponibilizam este tipo de informação de forma a permitir ao gestor da frota tomar as ações necessárias para otimizar a produção e reduzir o consumo de combustível.
Parece difícil fazer uma gestão de frotas completa, incluindo o controle do consumo das suas máquinas? Então, considere investir na locação de máquinas pesadas com a Mills.
Oferecemos os equipamentos e máquinas que a sua empresa precisa para tornar a rotina de trabalho ainda mais segura.
Aluguel de máquinas pesadas é com a Mills
A Mills é o melhor local para alugar máquinas e equipamentos pesados para a sua obra. Seguem alguns números que comprovam este fato abaixo:
+ 1400 cidades, presente na maior parte do território nacional
+ 10500 equipamentos incluindo linha amarela e PEMT (Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho), sendo a maior frota de PEMT da América Latina)
+ 26000 pessoas treinadas nos últimos anos
+ 8000 clientes em diversos segmentos
Solicite um orçamento em nosso site!