Em busca de soluções para tornar sua operação mais econômica? Confira nossas dicas para economizar diesel em máquinas pesadas
O emprego de máquinas pesadas vem crescendo cada vez mais em diversos segmentos, como de construção civil, mineração, florestal, agronegócio e outros. Isso porque esses equipamentos acabam alavancando todo o processo, realizando serviços complexos em questão de horas – o que torna o trabalho de sua equipe menos exaustivo.
Porém, para garantir que os resultados correspondam com o orçamento estipulado, é necessário atentar-se à redução de custos, como economizar diesel, por exemplo.
Nesse sentido, calcular o custo operacional de seu equipamento pesado é muito importante para o planejamento da sua operação, uma vez que o orçamento estipulado para esse trabalho depende desse estudo.
Como economizar diesel com seu equipamento?
Para que sua operação se torne mais eficiente e rentável, poderá adotar algumas ações que podem representar um consumo mais eficiente, confira:
A manutenção do sistema de injeção pode economizar combustível
O sistema de injeção eletrônica de uma máquina pesada a diesel possui peças complexas que proporcionam o correto funcionamento e durabilidade. E manter uma rotina de manutenção é uma excelente forma de garantir que sua máquina apresente um consumo dentro dos padrões, podendo então, economizar diesel e outros combustíveis.
Em uma manutenção, pode ser necessário trocar algumas peças, e aqui você deve investir em componentes de qualidade. Afinal, o tempo de máquina parada, decorrente de problemas causados por peças de má qualidade, lhe trará prejuízos em sua operação. Lembre-se de que quase sempre o barato pode sair muito caro.
A inspeção diária na prevenção ao desperdício diesel combustível
Estimule a sua equipe de colaboradores a adotar uma rotina de inspeção diária antes do início e depois da operação de máquinas pesadas. Essa ação fará que possíveis problemas no motor, como ruídos, vazamentos, obstruções, vibrações em excesso, e emissão de gases fora do padrão, sejam detectados com maior rapidez. Diminuindo as chances de danos ao motor e contribuindo diretamente para o consumo regular do diesel combustível.
Além desta ação trazer maior economia, fará também que a vida útil das peças do maquinário seja maior, já que o desgaste causado pelo mau funcionamento será menor. E por fim, a inspeção diária também assegura menor risco de acidentes com equipamentos pesados.
Como o abastecimento diário diminui o volume de ar no tanque
Essa ação é muito importante, e muitos ainda não entendem o motivo, a questão é que ao completar o tanque diariamente, diminuirá o volume de ar no recipiente, o que impedirá a condensação da água e a contaminação do combustível, tornando o consumo da sua máquina pesada mais eficiente, ou seja, você pode economizar diesel!
Outro ponto em relação à condensação de água, é que quando ocorre, poderá aumentar o nível de água no sistema de injeção da sua máquina, trazendo maiores complicações como, falhas de componentes eletrônicos e sensores, corrosão de peças e outros.
A orientação, além do abastecimento diário, é realizar a drenagem do filtro com objetivo de retirar a água do sistema, antes do início das operações.
Uma dica de ouro: abasteça sua máquina pesada diariamente com diesel s10, que é um diesel de melhor qualidade e menores índices de enxofre, além de preservar os componentes do motor, emite menor quantidade de material particulado. Outro ponto de atenção é que o diesel é um material perecível após um período de estocagem superior a 15 dias.
Utilização de filtro de qualidade para economizar diesel
Ao realizar a manutenção preventiva em suas máquinas pesadas, fique de olho, pois uma simples obstrução em um filtro de ar pode influenciar significativamente o consumo de diesel combustível, e perda de potência do motor do equipamento, reduzindo a sua capacidade operacional.
Os filtros de combustível, de óleo e de ar, e os fluidos do motor, precisam ser trocados periodicamente conforme as especificações do fabricante da máquina pesada, além disso, ao efetuar a troca, certifique-se que a peça seja genuína para que a mesma não danifique outros componentes do motor.
Importância dos pneus calibrados, para influenciar no consumo do diesel
Para as máquinas pesadas que utilizam pneus para locomoção ao invés de esteiras, é necessário um cuidado especial em relação à calibragem correta, pois, quanto mais vazio os pneus, mais força será exigida do motor, para vencer o atrito, acarretando maior consumo de diesel combustível e maior emissão de gases.
Pneus descalibrados podem diminuir a capacidade operacional das máquinas pesadas, retardando sua operação e atrasando a sua obra.
O desligamento do motor e a influência no consumo do diesel combustível
Nas pausas durante os serviços de máquinas pesadas, a orientação é que o operador mantenha o equipamento em marcha lenta, aguardar alguns segundos e desligar por completo o motor. Essa simples ação reduz consideravelmente o consumo e ajuda a economizar diesel.
Porém, fique atento! Algumas máquinas mais modernas, possuem motores eletrônicos que não podem permanecer em marcha lenta em períodos prolongados, neste caso, consulte sempre o manual do fabricante para mais informações.
Além das recomendações trazidas acima, aqui vai uma dica que fará total diferença, especialmente se você procura uma operação com menor custo. A locação de máquinas pesadas lhe trará diversos benefícios para os seus mais diversos serviços, que podem ser:
- Instalação e Manutenção Industrial
- Construção e Edificação
- Manutenção de estradas
- Obras de saneamento
- Obras habitacionais
- Construção de diques e barragens
- Manuseio de fertilizantes
- Operações portuárias
- Agronegócio, entre muitas outras atividades.
E a Mills pode te ajudar com essa locação. Somos uma empresa referência no mercado de locação de máquinas e equipamentos pesados, oferecendo uma enorme variedade de máquinas pesadas em seu portfólio.
Aluguel de máquinas pesadas é com a Mills
A Mills é o melhor local para alugar equipamentos para sua obra, seguem alguns números que comprovam este fato abaixo:
+ 1400 cidades, presente na maior parte do território nacional
+ 10500 equipamentos incluindo linha amarela e PEMT (Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho), sendo a maior frota de PEMT da América Latina)
+ 26000 pessoas treinadas nos últimos anos
+ 8000 clientes em diversos segmentos