Lança telescópica e articulada: quais as diferenças?

lanca-telescopica

Há diferentes tipos de plataformas elevatórias e cada um deles pode ser ideal para cada situação na rotina da empresa, no tipo de atividade que está sendo realizada, entre outros fatores. Algumas das mais utilizadas são as de lanças telescópicas e lança articulada, instrumentos indispensáveis para a rotina de qualquer empresa que atua em obras de infraestrutura, construção e outros afins. 

Apesar de todos os tipos de plataformas elevatórias terem o objetivo de trazer mais segurança, facilidade, produtividade e eficiência nos trabalhos realizados em altura, há muitas diferenças entre as lanças telescópicas e articuladas. Para saber qual é o melhor tipo de plataforma para o seu negócio, trouxemos este conteúdo que explica o conceito delas, suas características e diferenças. Acompanhe! 

O que é uma lança articulada? 

Uma plataforma elevatória móvel de trabalho articulada é bastante versátil e pode ser utilizada para as mais variadas finalidades no dia a dia da empresa. Sua principal qualidade é o fato de ser indicada para locais de difícil acesso e com obstáculos. Essa vantagem existe porque a plataforma articulada pode ter mais articulações do que a do tipo telescópica. Por outro lado, esse equipamento perde no alcance horizontal. 

O que são lanças telescópicas? 

A plataforma com lança telescópica tem esse nome porque sua lança se estende como um telescópio. Ela faz com que o operador acesse grandes alturas, sem necessidade de sobrepor obstáculos. Além disso, elas são dotadas de apenas um estágio de lança, o que significa que há menos opções de comando para seu controle. 

Por conta disso, o manuseio pelos operadores é considerado mais fácil e simples quando comparado às lanças articuladas. Apesar de não ter tantas articulações, ela tem um alcance maior que as de lanças articuladas. 

Quais as características e diferenças de cada uma? 

Ainda é preciso entender melhor sobre as diferenças e características de cada tipo de lança, assim você pode fazer a escolha mais vantajosa para seu negócio. Veja quais são elas nos tópicos abaixo! 

Indicação de uso 

Basicamente, o que muda entre os dois modelos é o alcance, o trabalho negativo e a sobreposição de obstáculos. Quanto à versatilidade, a plataforma elevatória articulada se destaca dos outros tipos, já que sua lança pode alcançar lugares com obstáculos e de difícil acesso com segurança e estabilidade. 

Outro detalhe está no fato da largura do chassi ser mais estreita, o que significa que sua base ocupa menos espaço. Em razão dessas características, esse tipo de lança é recomendada para diferentes locais, como: 

  • pisos pavimentados, como em vias públicas, indústrias de arboricultura etc.; 
  • locais estreitos (como corredores). 

Já a lança telescópica é usada em trabalhos que precisam de alcance máximo, seja na vertical ou horizontal. Em outros lugares, ela é majoritariamente aplicada em locais com um amplo espaço de movimentação e o local que será acessado pelo operador está em uma altura muito grande do solo. 

Essas plataformas suportam uma capacidade de peso quando comparadas a plataformas de lanças articuladas. Isso também proporciona maior estabilidade em terrenos irregulares, mas faz com que elas precisem de um espaço de posicionamento maior, exigindo uma melhor preparação do local antes de utilizá-las. 

Alguns exemplos de situações e locais que as plataformas elevatórias telescópicas são melhores aproveitadas são: 

  • manutenções em telhados e paredes em locais altos; 
  • instalações elétricas; 
  • pinturas de locais elevados; 
  • construções de prédios; 
  • galpões e armazéns; entre outros. 

Altura alcançada 

Todas as plataformas elevatórias são desenvolvidas especialmente para trabalhar em alturas, mas os dois tipos de lanças variam bastante no que diz respeito ao alcance horizontal e vertical. 

A maioria das lanças articuladas alcança entre 10 e 20 metros de altura, mas existem modelos que superam os 42 metros. No alcance horizontal, a distância atingida vai de 5 até pouco mais de 21 metros. 

Já as telescópicas se destacam no quesito de comprimento da lança, pois a altura de trabalho pode ir desde 28 a 56 metros. Sobre o alcance horizontal, todos os modelos vão de 22 até 24 metros. 

Peso 

Como as lanças articuladas têm menor comprimento e são mais estreitas, elas também são mais leves.  

Velocidade de deslocamento e elevação 

É importante considerar a velocidade que a lança se desloca, pois isso influencia na agilidade que os trabalhos são desempenhados, o que significa que eles impactam na produtividade dos colaboradores. 

Por serem menores e mais leves, as lanças articuladas são mais rápidas de serem levadas até o ponto que o colaborador realizará suas atividades. Como também a sua base pode ser movida de um local para outro mais facilmente. 

As lanças telescópicas são consideradas mais devagar que as articuladas, já que são maiores e têm mais peso. Essa mesma lógica se aplica à sua base, que também é mais larga e pesada. 

Independentemente da sua necessidade, a Mills pode ajudá-lo nessa questão. Ela oferece diferentes modelos de plataformas elevatórias de lanças telescópicas e articuladas, com variados pesos, alcances verticais e horizontais, sendo que todos os equipamentos são de alta qualidade. 

Antes de fazer a sua escolha, você deve avaliar a obra e escolher o tipo de lança mais adequado para cada situação. Com uma boa análise, você consegue prestar um serviço de maior qualidade, de forma mais eficiente e otimizada. Entretanto, é importante ter um parceiro que disponha de diferentes plataformas elevatórias para satisfazer suas demandas em diferentes situações. 

Gostou deste artigo sobre lança telescópica e articulada? Então entre em contato com a Mills para conhecer sua história, seus diferenciais e os equipamentos disponibilizados! 

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter