5 dicas para usar as plataformas elevatórias no varejo

Da forma como percebemos, segurança, eficiência e agilidade são apenas algumas das vantagens das plataformas elevatórias no varejo. Com esses equipamentos, as operações ganham tempo e produtividade, pois contam com um meio seguro, rápido e consistente para o trabalho em altura. Por isso, elaboramos este post completo sobre o tema.

Aqui, além de apresentar todos os benefícios desse equipamento para a sua empresa, também listamos as 5 melhores dicas para introduzir as plataformas na sua operação de maneira segura, organizada e responsável. Assim, você fica bem-informado para escolher as melhores plataformas do mercado. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é e como funciona uma plataforma elevatória?

A plataforma elevatória é um equipamento indispensável para o trabalho em altura, que é exatamente o que o nome sugere uma plataforma que é elevada, projetando o trabalhador onde ele precisa estar, com segurança e agilidade. Atualmente, existem modelos elétricos e à combustão, com características específicas para cada frente de trabalho.

Quais os benefícios de utilizar plataformas elevatórias no varejo?

No setor varejista, existem muitas atividades que exigem segurança, rapidez e perícia dos profissionais, principalmente nas tarefas de estocagem, inventário e conferência nos armazéns, estoques e centros de distribuição. Em todos os cenários, esse equipamento se destaca, sobretudo na comparação entre andaime ou plataforma elevatória. Dê uma olhada!

Praticidade

Comparada com andaimes, escadas e afins, as plataformas são ferramentas muito mais intuitivas, práticas e versáteis. Além disso, existem muitos modelos com ampla capacidade de articulação, que, além de elevar o profissional verticalmente, também se projetam horizontalmente, facilitando o acesso a regiões difíceis do seu ambiente de trabalho.

Economia

As plataformas elevatórias são soluções muito mais rápidas e seguras para o trabalho das suas equipes. Além disso, são equipamentos muito eficientes, pois oferecem muita praticidade por um baixíssimo custo energético. Por conta disso, geram economias importantes para a operação, tanto em tempo quanto em dinheiro e outros recursos.

Organização

As plataformas ainda são extremamente flexíveis e versáteis. Isso significa que o uso, manuseio e armazenamento dessa máquina são muito rápidos e práticos. Isso facilita tanto a manobrabilidade quanto o estacionamento desse equipamento no pátio, sem prejudicar o fluxo e a organização do ambiente de trabalho.

Eficiência

As plataformas sempre foram equipamentos muito eficazes do ponto de vista energético, tanto nas versões à combustão quanto à eletricidade — e as novas gerações são ainda mais sustentáveis. Além disso, a agilidade desse equipamento é muito superior ao uso de andaimes e escadas, o que resulta em um ganho considerável de produtividade a médio e longo prazo.

Segurança

Segurança em plataforma elevatória é algo fundamental. Hoje, esses equipamentos já equipam uma série de dispositivos de segurança, criados justamente para minimizar os riscos e elevar a segurança do trabalho. No fim das contas, investir em boas plataformas é investir em proteção — tanto dos seus operadores quanto dos seus resultados.

Quais as 5 melhores dicas para usar a plataforma elevatória no varejo?

Para finalizar, é importante que você conheça algumas boas práticas para introduzir esse equipamento na sua operação. Com essas noções, você fica ainda mais preparado para escolher entre as várias opções disponíveis no mercado, selecionando os equipamentos ideais para as suas expectativas. Dê uma olhada!

  1. Selecione de acordo com a sua operação

O primeiro passo é identificar a sua necessidade, relacionando o tipo de atividade, o número de operadores, o ambiente de trabalho, o tipo de piso. Dizemos isso porque todos esses critérios são fundamentais para a escolha da plataforma ideal, que conta com diferentes pesos, motorizações, capacidades, funções e finalidades.

Por exemplo, existem plataformas que são perfeitas para pisos planos, enquanto outras são ideais para os terrenos irregulares e acidentados. Já em ambientes fechados, como galpões e armazéns, é interessante optar por plataformas elétricas que não emitem gases, enquanto os ambientes amplos abertos permitem a utilização dos modelos a diesel.

Outro detalhe é a altura de elevação, os modelos de plataforma vão de 0 a 40 metros. Fora isso, existem os tipos de plataformas, como a pantográfica (apenas elevação vertical),a telescópica e a articulada — que oferecem ainda mais mobilidade, combinando o deslocamento no eixo vertical.

Para entender todo esse processo de filtro e seleção, na prática, basta conferir o nosso portfólio digital de plataformas elevatórias, com 80 modelos das marcas mais referenciais do mercado, tal como JLG, Genie, Skyjack e Haulotte. Com a nossa ferramenta, você consegue filtrar as opções até encontrar aquelas que são perfeitas para a sua operação.

  1. Conheça os cenários de uso

As plataformas são equipamentos muito versáteis. Apenas no varejo elas podem ser utilizadas em um número muito grande de aplicações, tal como a organização do estoque, durante os procedimentos de carga e descarga, manutenção e instalação em altura (placas, lâmpadas, painéis e afins), realização de inventários, tarefas de limpeza, pintura e muito mais.

  1. Respeite o calendário de revisões e manutenções

Esta é uma dica que vale para veículos, máquinas pesadas e equipamentos de trabalho em geral: atenda às orientações da fabricante. Todo equipamento, por mais moderno e robusto que seja, apresenta uma curva natural de desgaste. É para expandir a durabilidade e garantir a segurança operacional do equipamento que existem as revisões e manutenções preventivas.

  1. Capacite os operadores

É muito importante que as pessoas sejam certificadas e aptas para a operação do equipamento. É por isso que existem treinamentos específicos para a utilização das plataformas elevatórias. Com essa qualificação é possível reduzir drasticamente a probabilidade de acidentes que, geralmente, são causados por negligência, irresponsabilidade ou falta de capacitação.

  1. Considere a locação

Como todo equipamento de trabalho, as melhores plataformas elevatórias chegam ao mercado por um preço bastante elevado. Por isso, para garantir que a sua operação tenha o que há de melhor na indústria, mas sem descapitalizar a sua operação, o aluguel desses equipamentos é a opção ideal.

Além de não imobilizar uma porção considerável do seu caixa na aquisição à vista ou financiada, a locação garante que você não precise custear procedimentos de manutenção e seguro, pois isso fica sob a responsabilidade da empresa fornecedora. Mas para aproveitar os benefícios da locação, é fundamental fazer isso com uma empresa de confiança.

E é por isso que convidamos você a conhecer a Mills. Com mais de 70 anos de mercado, somos a empresa líder no setor de locações de equipamentos de trabalho, com um portfólio extenso composto por modelos das melhores fabricantes do mercado.

Gostou deste post destacando a importância das plataformas elevatórias no varejo? Então, aproveite para seguir o nosso Instagram e conferir mais informações sobre esse assunto.

 

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter