Diversos estudos evidenciam como as desigualdades de gênero no mercado de trabalho ainda são uma realidade. Mesmo que o salto de participação feminina tenha subido nas pesquisas, a presença masculina ainda registra a maior porcentagem, principalmente após a pandemia.
De acordo com uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), nos últimos 30 anos, muita coisa mudou no cenário das organizações. No entanto, ao observar os números em 2022, notou-se que a cada dez mulheres, cinco participam do mercado de trabalho; enquanto, a cada dez homens, 7 estão empregados.
Esses números demonstram a importância das empresas manterem ambos os gêneros presentes no mercado de forma igualitária. A Mills é uma empresa focada na indústria da construção e se preocupa muito com esse assunto! Vamos falar sobre isso ao longo do artigo:
Qual a participação das mulheres no atual mercado de trabalho?
As mulheres estão conquistando cada vez mais novos espaços em seus locais de trabalho, sobretudo nas posições de liderança, mas, ainda assim, os passos são lentos. Desde muito tempo, os homens são muito mais valorizados e conquistam posições maiores e melhores devido a uma infinidade de fatores sociais, econômicos e culturais.
Conforme o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, embora as mulheres estejam disputando posições melhores, as oportunidades e os salários ainda refletem a desigualdade de gênero – mesmo que o desempenho feminino seja relativamente maior do que o desempenho masculino, especialmente em segmentos ligados ao cuidado das pessoas, como administração pública, saúde, educação e alimentação.
Com base nas pesquisas da FGV, em 2012, os homens tinham participação ativa em empresas com média de 74,51%; em 2020, esse número foi para 69,78% e aumentou para 71,64% em 2021. Enquanto as mulheres, em 2021, registrou presença de 51,56%, 20% inferior aos números do público do sexo oposto. Isso significa que a diversidade de gênero ainda é uma questão importante e que precisa da nossa atenção!
Por que as empresas devem incentivar a diversidade de gênero?
O incentivo à diversidade de gênero nas empresas é essencial por diversas razões que transcendem a busca pelo lucro. Essa prática não é uma tendência passageira, mas sim uma estratégia vital para assegurar a inclusão e a sustentabilidade no ambiente corporativo.
Evidências mostram que a liderança feminina pode impulsionar significativamente o sucesso de uma organização. Essa afirmação não é exclusiva da Mills, é corroborada por uma pesquisa realizada e divulgada pela EXAME em parceria com a Woman in Leadership in Latin America (WILL), organização dedicada a promover o desenvolvimento de lideranças femininas.
Entenda por quais razões o incentivo à diversidade de gênero é fundamental para o sucesso de uma companhia:
- Crescimento exponencial: estudos mostram que ao aumentar a liderança feminina em até 30%, o lucro de uma empresa pode crescer em média 6%;
- Diversidade: a valorização da diversidade garante inovação, pois permite que novas pessoas compartilhem suas ideias e experiências;
- Tomada de decisão mais assertiva: equipes com mais diversidade de gênero estão propensas a tomar decisões mais assertivas, uma vez que consideram diferentes perspectivas;
- Produtividade: colaboradores e colaboradoras que se sentem valorizados e incluídos no ambiente de trabalho são mais engajados e produtivos;
- Melhor reputação da empresa: como mencionado na pesquisa divulgada pela EXAME, os consumidores cobram a presença de mulheres nas corporações, e isso é muito bem-visto junto aos stakeholders. Isso pode aumentar as vendas e fidelizar os clientes;
- Responsabilidade social: a diversidade de gênero também é uma questão social, e as empresas têm o dever de criar um ambiente justo e igualitário para todos os indivíduos.
Por isso, se você quer abraçar o pilar S da sigla ESG, continue a leitura e veja como incluir a diversidade em sua empresa!
Como promover a diversidade de gênero na minha empresa?
Existem práticas que podem ser adotadas a fim de garantir que sua empresa tenha uma diversidade de gênero mais equitativa. Veja:
- Campanhas de sensibilização: para que a diversidade de gênero seja incluída no âmbito organizacional, é essencial que as pessoas, sobretudo os colaboradores, conheçam essa pauta. Portanto, é papel da empresa educá-los com campanhas sensíveis à inclusão, que valorizem a diferença e combatam as diferentes formas de discriminação. Isso pode ser feito por meio de palestras, treinamentos, materiais educativos e discussões acerca do tema;
- Recrutamento e seleção inclusivos: as corporações devem garantir que o processo de recrutamento e seleção sejam imparciais e justos para todos os candidatos, evitando os vieses inconscientes e incentivando a candidatura de pessoas diversas;
- Oportunidades de desenvolvimento: a possibilidade de crescimento e de desenvolvimento deve ser igual para todos os colaboradores, independente de seu gênero; e
- Promover a igualdade salarial: A desigualdade salarial entre homens e mulheres ainda é uma realidade no Brasil, mas isso não pode mais acontecer! As empresas devem garantir que todos, no mesmo cargo, recebam o mesmo valor por seu trabalho, independente de seu gênero.
Adotando essas medidas, as empresas dão um importante passo rumo à igualdade de gênero. Todos devem ser tratados de maneira justa, sem discriminação ou preferências.
A Mills é reconhecida como uma das empresas que mais promovem a diversidade com ações concretas.
Qual o papel da Mills na diversidade de gênero nas empresas?
A cultura da Mills trabalha três pilares: encantar, crescer e transformar. Para isso, desenvolvemos cinco princípios: trabalhamos juntos, estamos sempre presentes, cumprimos as nossas promessas, lideramos mudanças e temos compromisso com o futuro.
O papel da Mills é colaborar com uma sociedade mais justa, inclusiva, equitativa e regenerativa. Por isso, criamos diferentes programas que reforçam o nosso compromisso com a Diversidade, dentre eles destaca-se a formação de um Grupo de Trabalho, ações de conscientização e treinamento para nossos colaboradores e nosso programa Trainee, que desempenha um importante papel em fornecer novas oportunidades de crescimento profissional!
O programa Trainee consiste em selecionar jovens e desenvolvê-los por meio de treinamento e job rotation, para que eles ocupem posições-chave no pipeline de sucessão e contribuam com o crescimento da empresa em médio/longo prazo. Entre os selecionados, da última edição, estão mulheres (64%), negros (29%) e LGBTQIAP+ (29%), reforçando o nosso compromisso com a Diversidade.
Não à toa, a Mills é reconhecida pela B3 como empresa que se destaca na temática gênero e raça. Também desenvolvemos uma Cartilha de Diversidade que descreve a relação de gênero e lista glossários com termos como machismo, misoginia, feminicídio, masculinidade tóxica e muito mais.
Além disso, o tema de diversidade de gênero é uma prioridade que tem sido abordada internamente com o time de recrutamento e seleção, justamente para garantir que todo o processo seja justo e igualitário para todos. Se quer adotar ações de diversidade em sua empresa, faça como a Mills!