Como dimensionar bem uma pá carregadeira?

dimensionar-bem-uma-carregadeira

Se você está em dúvida entre a capacidade de volume a ser carregado em sua obra, este artigo ajuda a esclarecer as dúvidas para dimensionar bem uma pá carregadeira.

Você já deve saber que as pás carregadeiras podem agregar muito no progresso do seu empreendimento. Isso porque essas máquinas pesadas oferecem as melhores soluções em relação ao transporte de grande quantidade de materiais em terrenos irregulares. Porém, para um uso mais eficiente, é necessário levar em consideração fatores como a quantidade horária e o tipo de material a ser transportado, e, assim, as dimensões do equipamento serão definidas a partir destas informações preliminares.

Acarregadeira é um equipamento muito popular em empreendimentos, porém, por mais simples que possa parecer sua operação, há questões que devem ser estudadas para garantir mais economia e facilitar a rotina de sua equipe. E, se você deseja aprender estas questões, este artigo irá te ajudar.

Quanto de material uma carregadeira suporta carregar?

À primeira vista, você pode observar que a carregadeira sobre rodas é nada mais do que uma grande caçamba que pode ser içada em diferentes ângulos, e devemos nos atentar para além do formato da caçamba, o tipo de material a ser carregado, a altura de descarga e o ângulo de recolhimento da caçamba.

As caçambas mais profundas comparadas com máquinas que têm um ângulo de recolhimento superior à altura de transporte irão transportar maiores quantidades, porém, no final, o que determinará o formato e a capacidade da caçamba é a densidade do material.

Sendo assim, o volume da caçamba da pá carregadeira, a altura de descarga e a densidade do material irão determinar o tamanho ideal do equipamento para o seu trabalho, e, após realizar os devidos cálculos,  você será capaz  de selecionar a máquina correta para desempenhar a função desejada.

Como calcular para dimensionar bem uma pá carregadeira?

O cálculo normalmente é realizado por especialistas utilizando uma metodologia pré-estabelecida, que abrange não só a capacidade da carregadeira, como o uso do caminhão basculante, responsável por escoar o material carregado pela máquina pesada. O tamanho deste caminhão deve ser considerado para que se busque otimizar a carregadeira com a finalidade de enchê-lo com a menor quantidade de ciclos possível.

O cálculo leva em consideração a produção da pá carregadeira(Q), a capacidade da caçamba da pá-carregadeira(C), o fator de eficiência da operação da máquina(E), o fator de eficiência da caçamba(K) e o tempo de ciclo da pá-carregadeira(T). Seguindo a metodologia abordada por Ricardo e Catalani em seu manual publicado em 1990, utiliza-se a seguinte expressão:

Q = C.E.K/T

Este conceito pode parecer um pouco confuso para quem não está familiarizado com o seu emprego, porém ao utilizá-lo, alcançará mais rápido os seus objetivos.

Outra forma de selecionar a pá-carregadeira ideal é solicitar ajuda aos diferentes fabricantes. Todos eles dispõem de uma equipe de especialistas que, conhecendo as suas necessidades, poderão oferecer o equipamento ideal.

O tamanho ideal para dimensionar bem uma pá carregadeira

Existem muitas opções de pás carregadeiras no mercado, e sua capacidade de carga é a principal diferença entre as máquinas, por isto, é necessário escolher com cautela qual equipamento melhor atenderá às suas necessidades, e qual fará o melhor se adequar ao seu orçamento.

A capacidade da carga é medida em dois momentos: na força de desagregação e de levantamento e também na capacidade máxima de tombamento, que mede a carga máxima permitida com a pá-carregadeira na posição de articulação máxima.

Porém, não é somente a capacidade de carga que deve ser considerada ao selecionar uma pá-carregadeira. Existem outros pontos que são de suma importância para a seleção completa. Dentre eles:

  • O tipo de material a ser movimentado determinará o pneu ideal e o tipo de caçamba. Por exemplo, para operações em mineração ou pedreiras, são usadas caçambas reforçadas com dentes e pneus com maior camada de borracha.
  • Em algumas aplicações agrícolas e florestais, é necessária a instalação de grades de proteção na cabine e no compartimento do motor, bem como um sistema supressor de incêndios.
  • Para aplicações com fertilizantes ou material corrosivo, é necessária uma preparação na pintura, instalação de filtros especiais e proteção dos terminais elétricos.
  • Existem outras aplicações onde são necessários engates rápidos na caçamba, proteções nas partes inferiores, balança e outros acessórios.

Como viram, conhecer a aplicação do equipamento e conversar com especialistas é fundamental para dimensionar bem uma pá-carregadeira que oferecerá a melhor relação de custo X benefício, além da segurança necessária.

Atualmente, no portfólio da Mills existe uma grande variedade de pás carregadeiras dos melhores fabricantes, e em nosso site você poderá encontrar opções de máquinas com peso operacional que podem variar de 9 até 15 toneladas.

A Mills recomenda

Os equipamentos com menor capacidade de peso operacional, são para serviços ligados a precisão, ideal para locais menores, que exigem maior capacidade de manobras. Enquanto as pás carregadeiras de médio porte combinam versatilidade, apresentando uma grande capacidade de carga e são bastante usadas em indústrias, terminais de carga, reciclagem e serrarias.

Já, as pás carregadeiras de maior capacidade, geralmente com mais de 18 toneladas, contam com alta potência e grande desempenho, para cobrir áreas maiores em pouco tempo e com maior eficiência. Perfeitas para realizar o carregamento de materiais pesados, como na indústria mineradora, pedreiras e obras de infraestrutura.

Para te auxiliar em sua escolha, o ideal é você contar com uma empresa parceira, referência em locação de máquinas pesadas. Optar por alugar pá carregadeira com a Mills é uma excelente oportunidade de agregar um serviço completo de soluções  para a sua operação. .

Alugue uma pá carregadeira com a Mills

A Mills disponibiliza as melhores pás carregadeiras para você em apenas alguns cliques, o melhor, você contará com uma empresa séria, com anos de expertise no mercado oferecendo as melhores soluções em locação em equipamentos pesados de alta performance.

Além disso, a Mills disponibiliza serviço de frete para levar a máquina onde quer que seja a sua obra.

E se você precisar de algum suporte, saiba que há uma equipe altamente treinada para atender qualquer tipo de demanda que surgir durante a locação do seu equipamento.

A Mills é o melhor local para alugar equipamentos para sua obra, seguem alguns números que comprovam este fato abaixo:

+ 1.400 cidades, presente na maior parte do território nacional;

+ 10.000 equipamentos, a maior frota de PEMT (Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho) da América Latina;

+ 26.000 pessoas treinadas nos últimos anos;

+ 8.000 clientes em diversos segmentos.

Solicite um orçamento em nosso site e garanta as melhores máquinas e uma assistência de qualidade para ajudar a sua operação e atingir o objetivo planejado.

Acesse nosso site para solicitar orçamento hoje mesmo!

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter