O que é e como funciona a movimentação portuária?

O que é e como funciona a movimentação portuária - Mills

A movimentação portuária, de forma geral, é o conjunto de atividades referentes ao embarque, desembarque, armazenagem e translado em um porto. Trata-se, portanto, de uma ação essencial para a comercialização internacional, já que conecta os países por meio do transporte marítimo.

Desde 2023, a movimentação portuária tem movimentado bastante a economia brasileira, sendo um setor importante para o país. Quer saber mais sobre o assunto? Vamos explicar como tudo funciona ao longo do artigo. Confira!

Qual a situação portuária no Brasil?

O sistema portuário brasileiro é um setor importante para a economia do país, uma vez que movimenta cerca de 95% do comércio exterior. Só em 2022, os números apresentados foram recordes de movimentação, conforme divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários. O setor movimentou 105 milhões de toneladas!

O aumento no setor aquaviário de mais de 10% em comparação ao ano anterior foi impulsionado pelo Minério de Ferro e Petróleo, que registraram, respectivamente, mais de 33 milhões e 19 milhões de toneladas. Enquanto isso, a carga conteinerizada se manteve em terceiro lugar no ranking, com 10,9 milhões de toneladas movimentadas.

Os últimos anos têm sido de crescimento na movimentação portuária, e isso acontece desde 2010, ou seja, a novidade é que esses números tendem a subir ao longo dos anos, principalmente em 2024, que tem um plano estratégico de R$ 12,6 bilhões em investimento, especialmente no Porto de Santos, conforme divulgado pelo Carta Capital e Ministério de Portos e Aeroportos. 

Como é feita a movimentação portuária na prática?

A movimentação portuária é um processo complexo que demanda tempo, estratégia, logística, intralogística e outras etapas. O ponto crítico é que as atividades devem ser realizadas nas janelas disponibilizadas para a atracação dos navios, e qualquer atraso gera altíssimos custos para os armadores. Por isso, a depender da etapa em que ela acontece, o processo é feito de uma forma diferente. Vejamos o exemplo dos gates, pátios e cais:

  • Gates: também conhecidos como portões portuários, os gates são a porta de entrada e saída dos caminhões e outros veículos que chegam com cargas. Nesta etapa, leitura e reconhecimento das placas são feitos, a documentação é verificada e a carga é inspecionada com validação de medidas e peso. Se os gates não tiverem os recursos necessários disponíveis para vistoriar, liberar e/ou recusar a entrada dos veículos, entre outros, esse processo pode limitar a capacidade de atendimento; 
  • Pátios: no pátio ficam armazenadas as cargas conteinerizadas que vão embarcar ou que já foram descarregadas. É a etapa mais burocrática, pois envolve diferentes tipos de carga, máquinas, equipamentos e colaboradores. Quando são contêineres, eles são empilhados e devem ser repostos a cada saída. Os profissionais da área também ficam responsáveis pela manutenção e reparo do recipiente. Por outro lado, quando são cargas soltas, como grãos, minérios e fertilizantes, é preciso separar e classificar cada uma, além de utilizar silos e armazenagens específicas para cada um. A movimentação pode ser feita por guindaste, esteira e/ou transportadora; 
  • Cais: por fim, na área do cais, acontecem todos os embarques e desembarques da movimentação portuária. Os navios ou os veículos atracam para receber a carga que precisa ser retirada da área – do contrário, a operação ficará paralisada. Cordas e cabos são utilizados para fixar o navio, garantindo a segurança e a estabilidade durante o processo. Algumas máquinas, como os guindastes, também são utilizadas para movimentar os contêineres, enquanto outros equipamentos movimentam cargas soltas e em grande quantidade. Nesta atividade também são realizadas as limpezas dos porões dos navios, principalmente quando existe troca de produto transportado na chegada e na saída do navio.

Todos os processos são feitos respeitando as normas regulamentadoras do setor e os procedimentos de segurança. Abaixo, vamos compartilhar quais são as máquinas e equipamentos utilizados nesta missão. Veja:

Quais máquinas pesadas podem contribuir para a movimentação portuária?

Já vimos que a movimentação portuária é um processo complexo, que envolve muitas etapas e usos de ferramentas especiais. Em se tratando de máquinas pesadas utilizadas para essa finalidade, destacam-se as seguintes: 

  • Guindastes: os guindastes podem ser utilizados em diferentes etapas da operação, desde a fixação no cais para a carga e descarga de navios até o movimento de contêineres pesados; 
  • Empilhadeiras: seja para movimentar contêineres pesados ou vazios, as empilhadeiras também são verdadeiras aliadas quando o assunto é movimentação portuária;
  • Escavadeiras: as escavadeiras, por sua vez, são equipamentos excelentes para dragagem e escavação em áreas portuárias, além de serem utilizadas na manutenção de profundidade dos canais e preparação do terreno; 
  • Pá carregadeira: as pás carregadeiras são usadas para movimentar grandes volumes de carga solta. Ela é eficiente no processo de carga e descarga de graneis e outros materiais, como fertilizantes. Aliadas às carregadeiras, temos as minicarregadeiras muito utilizadas na limpeza dos porões e dos armazéns de grãos;

Em alguns casos, é possível utilizar alguns equipamentos auxiliares, como varredouras, tratores de pneus, rebocadores, plataformas elevatórias, entre outros. A escolha das máquinas ideais depende do tipo de carga, da infraestrutura e do volume das operações.

Mas aqui vai uma dica: a Mills é referência na locação de equipamentos e máquinas pesadas com vasta experiência em operações portuárias e, com uma equipe especialista em venda consultiva, está sempre pronta para atender às suas demandas e necessidades! Acesse nosso portfólio completo e veja como podemos te ajudar.

Alugue máquinas pesadas com a Mills, a melhor locadora do mundo

Pode parecer exagero dizer que a Mills é a melhor locadora do mundo, mas essa afirmação é uma demonstração da liderança da empresa no setor de locação de máquinas pesadas e equipamentos. 

Vencedora do prêmio IAPA 2024, International Awards for Powered Access, a Mills foi reconhecida como uma empresa que investe nas melhores práticas do mercado, que trabalha a inovação no setor e que está sempre em dia com as normas regulamentadoras. 

Se está em busca de qualquer equipamento para uso de movimentação portuária, conte com quem entende do assunto. Entre em contato com nossa equipe e encontre a máquina ideal para o que você precisa!

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter