A movimentação portuária, de forma geral, é o conjunto de atividades referentes ao embarque, desembarque, armazenagem e translado em um porto. Trata-se, portanto, de uma ação essencial para a comercialização internacional, já que conecta os países por meio do transporte marítimo.
Desde 2023, a movimentação portuária tem movimentado bastante a economia brasileira, sendo um setor importante para o país. Quer saber mais sobre o assunto? Vamos explicar como tudo funciona ao longo do artigo. Confira!
Qual a situação portuária no Brasil?
O sistema portuário brasileiro é um setor importante para a economia do país, uma vez que movimenta cerca de 95% do comércio exterior. Só em 2022, os números apresentados foram recordes de movimentação, conforme divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários. O setor movimentou 105 milhões de toneladas!
O aumento no setor aquaviário de mais de 10% em comparação ao ano anterior foi impulsionado pelo Minério de Ferro e Petróleo, que registraram, respectivamente, mais de 33 milhões e 19 milhões de toneladas. Enquanto isso, a carga conteinerizada se manteve em terceiro lugar no ranking, com 10,9 milhões de toneladas movimentadas.
Os últimos anos têm sido de crescimento na movimentação portuária, e isso acontece desde 2010, ou seja, a novidade é que esses números tendem a subir ao longo dos anos, principalmente em 2024, que tem um plano estratégico de R$ 12,6 bilhões em investimento, especialmente no Porto de Santos, conforme divulgado pelo Carta Capital e Ministério de Portos e Aeroportos.
Como é feita a movimentação portuária na prática?
A movimentação portuária é um processo complexo que demanda tempo, estratégia, logística, intralogística e outras etapas. O ponto crítico é que as atividades devem ser realizadas nas janelas disponibilizadas para a atracação dos navios, e qualquer atraso gera altíssimos custos para os armadores. Por isso, a depender da etapa em que ela acontece, o processo é feito de uma forma diferente. Vejamos o exemplo dos gates, pátios e cais:
- Gates: também conhecidos como portões portuários, os gates são a porta de entrada e saída dos caminhões e outros veículos que chegam com cargas. Nesta etapa, leitura e reconhecimento das placas são feitos, a documentação é verificada e a carga é inspecionada com validação de medidas e peso. Se os gates não tiverem os recursos necessários disponíveis para vistoriar, liberar e/ou recusar a entrada dos veículos, entre outros, esse processo pode limitar a capacidade de atendimento;
- Pátios: no pátio ficam armazenadas as cargas conteinerizadas que vão embarcar ou que já foram descarregadas. É a etapa mais burocrática, pois envolve diferentes tipos de carga, máquinas, equipamentos e colaboradores. Quando são contêineres, eles são empilhados e devem ser repostos a cada saída. Os profissionais da área também ficam responsáveis pela manutenção e reparo do recipiente. Por outro lado, quando são cargas soltas, como grãos, minérios e fertilizantes, é preciso separar e classificar cada uma, além de utilizar silos e armazenagens específicas para cada um. A movimentação pode ser feita por guindaste, esteira e/ou transportadora;
- Cais: por fim, na área do cais, acontecem todos os embarques e desembarques da movimentação portuária. Os navios ou os veículos atracam para receber a carga que precisa ser retirada da área – do contrário, a operação ficará paralisada. Cordas e cabos são utilizados para fixar o navio, garantindo a segurança e a estabilidade durante o processo. Algumas máquinas, como os guindastes, também são utilizadas para movimentar os contêineres, enquanto outros equipamentos movimentam cargas soltas e em grande quantidade. Nesta atividade também são realizadas as limpezas dos porões dos navios, principalmente quando existe troca de produto transportado na chegada e na saída do navio.
Todos os processos são feitos respeitando as normas regulamentadoras do setor e os procedimentos de segurança. Abaixo, vamos compartilhar quais são as máquinas e equipamentos utilizados nesta missão. Veja:
Quais máquinas pesadas podem contribuir para a movimentação portuária?
Já vimos que a movimentação portuária é um processo complexo, que envolve muitas etapas e usos de ferramentas especiais. Em se tratando de máquinas pesadas utilizadas para essa finalidade, destacam-se as seguintes:
- Guindastes: os guindastes podem ser utilizados em diferentes etapas da operação, desde a fixação no cais para a carga e descarga de navios até o movimento de contêineres pesados;
- Empilhadeiras: seja para movimentar contêineres pesados ou vazios, as empilhadeiras também são verdadeiras aliadas quando o assunto é movimentação portuária;
- Escavadeiras: as escavadeiras, por sua vez, são equipamentos excelentes para dragagem e escavação em áreas portuárias, além de serem utilizadas na manutenção de profundidade dos canais e preparação do terreno;
- Pá carregadeira: as pás carregadeiras são usadas para movimentar grandes volumes de carga solta. Ela é eficiente no processo de carga e descarga de graneis e outros materiais, como fertilizantes. Aliadas às carregadeiras, temos as minicarregadeiras muito utilizadas na limpeza dos porões e dos armazéns de grãos;
Em alguns casos, é possível utilizar alguns equipamentos auxiliares, como varredouras, tratores de pneus, rebocadores, plataformas elevatórias, entre outros. A escolha das máquinas ideais depende do tipo de carga, da infraestrutura e do volume das operações.
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