Você sabe qual a diferença entre manutenção preventiva e preditiva?

manutenção preventiva e preditiva

Toda empresa precisa realizar a manutenção de seus equipamentos com frequência. Esse tipo de iniciativa tem o objetivo de melhorar o rendimento do trabalho, estabelecer parâmetros de disponibilidade, aumentar a produção, além de promover um desempenho mais seguro dos maquinários.

Sendo assim, manutenção preventiva e preditiva são questões que integram programas inseridos no cotidiano das empresas. Assim, ao introduzirem essa prática, os equipamentos funcionam bem por mais tempo, reduzem custos, com mais adequação ao uso proposto e evitam paradas que podem prejudicar a produção.

Neste post, diferenciamos os dois tipos de manutenção, acima citados, para que você saiba quando e como usar cada um deles. Acompanhe e saiba mais!

 

O que é manutenção preventiva?

De acordo com a NBR nº 5462, a manutenção preventiva serve para antecipar panes e falhas nos equipamentos, além de prevenir riscos de acidentes e evitar paradas não programadas para a troca de itens dos maquinários. É um tipo de manutenção para ser feita periodicamente, por isso, é conhecida como parada programada.

Durante essas práticas preventivas, são realizadas limpezas nas máquinas, troca ou reparo de peças. Trata-se de um procedimento que reduz custos e melhora a segurança de quem opera os equipamentos e de todos que ficam próximos a eles enquanto são operados.

Normalmente, a manutenção preventiva é estabelecida pelo próprio fabricante do maquinário. Isso acontece com a ajuda de um manual de operações, onde é possível verificar o momento ideal de fazer a troca de filtros, fluidos e outros ajustes que permitem o aumento da vida útil do equipamento.

 

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva também é responsável pela supervisão de máquinas para prevenir falhas, porém, isso é feito com base em análise de dados que são coletados por inspeções ou monitoramentos realizados em campo.

Portanto, seu principal objetivo é verificar, pontualmente, os equipamentos para antecipar potenciais problemas ou falhas que ameacem seu desempenho e causem prejuízos com possíveis manutenções corretivas.

Dessa forma, ao analisar o desempenho do maquinário a tempo, é possível garantir as medidas necessárias a serem tomadas no momento em que os dados coletados indiquem um mau funcionamento. Assim, é possível evitar e prever problemas e acidentes com operadores. Além disso, você pode reduzir significativamente o índice de perigo oferecido por um equipamento.

Qual é a diferença entre as duas?

De maneira geral, os dois tipos de manutenção atuam de forma similar — no entanto, a diferença básica está no objetivo. A preventiva, como o próprio nome indica, deve ser realizada antes do surgimento de algum problema. Sendo assim, o cronograma das ações se baseia em determinados períodos de verificação, sem avaliação do estado e da estrutura dos equipamentos.

Já a manutenção preditiva exige uma verificação regular dos maquinários, por meio de dados, também com a intenção de antecipar transtornos a fim de evitar a manutenção corretiva. Dessa forma, suas ações de manutenção requerem uma inspeção sistemática das máquinas e uma observação constante das mudanças ocorridas nas condições ou nos parâmetros de desempenho dos maquinários.

Cada equipamento existente na empresa, portanto, deve ser verificado com frequência. Assim, cada ação de manutenção é feita somente quando realmente é necessário. Um exemplo simples e genérico disso é quando acontece um desgaste de alguma peça e, por meio de análise de dados, se constata que o nível do lubrificante está abaixo do que deveria.

Fica claro, então, que a manutenção preditiva é capaz de apontar a hora exata de tomar uma providência que impeça o equipamento de sofrer danos ou interromper seu funcionamento, atrasando ainda mais a realização de uma manutenção corretiva, se for o caso.

E é exatamente essa qualidade que torna a forma preditiva a mais econômica para os recursos das empresas. Isso porque as ações são antecipadas no momento certo, sem perda de tempo nem gastos desnecessários.

Quais são os riscos da falta de manutenção?

Esses dois tipos de manutenção foram desenvolvidos justamente para otimizar processos e evitar transtornos que, no final, sempre acabam causando prejuízos extras. Por isso acompanhe, a seguir, quais são os riscos mais comuns quando as empresas não fazem a devida manutenção de seus equipamentos.

Redução da qualidade dos serviços

Máquinas quebradas geram círculos viciosos negativos para os negócios. Um equipamento que não funciona bem interfere na queda da produção e, assim, a quantidade de produtos diminui ou atrasa, o que resulta em prejuízo na qualidade da prestação dos serviços. Então, para garantir um ritmo ideal de trabalho, é fundamental fazer uma manutenção preventiva ou preditiva.

Diminuição da qualidade do produto

Da mesma forma que acontece no tópico anterior, o desempenho do maquinário afeta negativamente a qualidade do produto. Quando uma máquina não está funcionando adequadamente, é improvável que os processos sejam executados com excelência, o que pode resultar em falhas na produção.

E, assim, um produto que não pode ser finalizado da maneira esperada na primeira linha, exigirá uma nova produção, aumentando consideravelmente os custos e gerando prejuízos.

Menor produtividade

O desempenho do equipamento interfere diretamente na produtividade da empresa, que pode ser impactada com a falta de manutenção adequada ou ineficaz. Com isso, é preciso de mais tempo para produzir, o que com certeza atrasará as entregas.

Aumento do risco de acidentes

A ausência de manutenção regular de máquinas também coloca a segurança dos colaboradores em risco. Equipamentos com problemas podem causar todo tipo de acidentes, como provocar descargas elétricas, soltar peças, acarretar reações alérgicas, explosões, entre outros.

Redução da vida útil dos equipamentos

É natural que qualquer tipo de equipamento se desgaste com o passar do tempo. No entanto, deixar de fazer vistorias constantes quase sempre encurta a vida útil das máquinas.

Por isso, da mesma forma que costuma acontecer com a saúde humana, os maquinários que não passam por inspeções regulares só apresentarão sinais de desgaste ou necessidade de troca de peças quando todo o seu funcionamento estiver comprometido.

Então, sempre que isso acontece, fica mais difícil recuperar o equipamento por meio de manutenção corretiva. Muitas vezes, é preciso até trocar o maquinário por um novo, o que gera gastos extras, que poderiam ter sido evitados.

Manutenção Preventiva na MIILS

Na Mills, através de controle e de check lists digitais, os equipamentos têm sua manutenção preventiva monitorada de perto. Cada equipamento tem um contador de horas em uso e, através de um sistema digital, é feito monitoramento do percentual de preventivas em dia e execução via app pelos técnicos de campo. As peças aplicadas são 100% genuínas, garantindo qualidade e aumentando a confiabilidade dos equipamentos.

Pelo processo lean implantado, fazemos a execução e o planejamento, com gestão do tempo do técnico de campo, de maneira inteligente e produtiva, garantindo que a preventiva seja feita de ponta a ponta, sem deixar aberto nenhum item ou serviço. E tem mais: tudo de forma digital! Dispensamos papel no preenchimento das documentações e reforçamos o nosso compromisso ESG de gerar menos impactos ambientais.

Viu como manutenção preventiva e preditiva são igualmente importantes? Quando esses cuidados são feitos a tempo, com regularidade e disciplina, as empresas conseguem deixar seus funcionários ilesos e impedir gastos financeiros desnecessários. Além disso, ao locar equipamentos de outras empresas, não é preciso se preocupar com nenhum processo, uma vez que essa responsabilidade fica por conta do locador.

Se você gostou deste conteúdo e deseja conhecer melhor nossas soluções, siga-nos no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube. Nesses canais, você pode encontrar mais informações e interagir com o nosso time!

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter