As plataformas elevatórias são equipamentos úteis e versáteis, utilizados em diferentes segmentos, desde a construção civil até a montagem de eventos. Sua capacidade de elevar pessoas a alturas significativas com segurança é de fato impressionante. Por isso, em muitos momentos, ela é requisitada em obras.
Quando o assunto é trabalho em altura, o equipamento não deixa a desejar, pois enfrenta qualquer obstáculo com eficiência e precisão. Se quer saber mais sobre o uso das PEMTs em obras, continue a leitura e saiba como agregar segurança ao seu projeto com as plataformas da Mills!
Conheça as principais etapas de uma obra
São quatro etapas principais que os responsáveis por uma obra devem se atentar, sendo: pré-obra, execução, acabamento e pós-obra. Cada fase possui detalhes específicos que enriquecem o resultado. Conheça cada uma a seguir:
- Pré-obra: no momento pré-obra, a escolha do terreno é feita e avaliada. Um levantamento topográfico é levantado e os responsáveis consideram dimensão e a situação do local para receber a construção. Com tudo aprovado, o projeto arquitetônico começa a ser estruturado, considerando o orçamento e obtendo licenças e alvarás. Nesta etapa, a equipe de profissionais é contratada e os materiais são licitados e comprados;
- Execução: o processo de execução é um dos mais complexos, uma vez que, literalmente, é hora de colocar a mão na obra. O canteiro de obras deve ser implantado e a obra deve ser locada no terreno, com base no que foi estruturado no projeto. Para preparar o local para a construção, a equipe começa com a remoção de terra. Depois, a estrutura é erguida e, em seguida, as paredes levantadas, com tijolos ou blocos. Telhados, rufos e calhas são instalados, bem como as tubulações de água e a fiação elétrica;
- Acabamento: com o esboço pronto, começam os acabamentos. A princípio, vêm os revestimentos das paredes; depois, passando pelas esquadrias, os profissionais devem se atentar às instalações complementares, como louças sanitárias e chuveiros, e, por fim, a pintura;
- Pós-obra: o pós-obra se refere ao momento no qual o canteiro de obras é limpo e organizado, com a remoção de entulhos e resíduos. Depois de passar por uma vistoria pelos órgãos competentes, o projeto é entregue ao cliente.
Como as plataformas elevatórias podem ser úteis em uma obra?
Agora que você já sabe como o processo de uma obra funciona, é mais fácil de entender onde entram as plataformas elevatórias móveis de trabalho. A principal função do equipamento é elevar pessoas com segurança, evitando o uso de outros meios não tão seguros, como escadas e andaimes.
Nas obras, as plataformas podem ser úteis em diversas aplicações, como, por exemplo:
- Instalação de fachadas: elas são utilizadas para a instalação de revestimentos, vidros, telhas e outros materiais usados nas fachadas das construções;
- Pintura: os equipamentos permitem que os pintores trabalhem em altura com eficiência, precisão e segurança. Eles poderão alcançar facilmente todos os cantos da fachada, uma vez que a plataforma elevatória oferece esse recurso;
- Serviços elétricos: as plataformas também são bem-vindas nas instalações e manutenção de fios, cabos e outros componentes elétricos; e
- Manutenção predial: nos serviços de manutenção predial, as plataformas são usadas em serviços voltados para telhados, calhas e outras áreas de difícil acesso.
Por isso, se precisa utilizar um equipamento útil durante o projeto de sua obra, invista nas PEMTs, que oferecem agilidade, aumentam a produtividade do serviço e tudo isso com muita segurança.
Agregue segurança à sua obra com as plataformas elevatórias
Também conhecidas como PEMTs, as plataformas elevatórias são ferramentas indispensáveis em diversas obras e projetos. Elas proporcionam agilidade e produtividade para os trabalhadores. No entanto, como todo equipamento pesado, elas devem ser manuseadas por profissionais capacitados observando as normas de segurança vigentes. Veja a seguir como garantir uma operação segura:
- Invista em treinamento: existem diferentes modelos disponíveis no mercado, cada um com suas especificações. Para manusear corretamente o equipamento e evitar o retrabalho, é importante que os operadores sejam 100% treinados. As aulas devem abranger temas voltados para o uso da plataforma, situações de emergências, normas regulamentadoras do setor e técnicas de segurança, assim como o uso correto dos equipamentos de proteção individual e coletivo.
- Atente-se à inspeção: antes de cada utilização, a plataforma deve passar por uma revisão rigorosa a fim de garantir que esteja em ótimas condições para uso. Qualquer problema identificado deve ser corrigido antes mesmo da realização da obra; e
- Utilize corretamente o equipamento: é importante que o operador siga à risca todas as normas de segurança e manuseie o equipamento com cautela. Por isso, o treinamento é importante.
É importante destacar que a NR-18 é a norma que regulamenta o uso das plataformas elevatórias. As empresas devem estar atentas à legislação e exigir o uso de EPIs e o conhecimento técnico do operador, além de capacitá-lo para a operação.
Alugue plataformas elevatórias com a Mills!
Vencedora do prêmio IAPA 2024, que nos reconheceu como a Melhor Empresa de Locação do Ano, a Mills está há mais de sete décadas no mercado colecionando prêmios, satisfação e clientes. Trabalhamos com seriedade e responsabilidade, tanto social quanto ambiental.
Para os nossos clientes, oferecemos uma frota extensa com diferentes modelos de PEMTs, incluindo equipamentos elétricos e híbridos. Além de um serviço de Frete que pode entregar e retirar as máquinas nos locais e dias combinados.
Deixe os custos da aquisição para outros investimentos. Alugue com responsabilidade e autonomia com a Mills, empresa referência no aluguel de plataformas elevatórias. Entre em contato com a gente e tenha à sua disposição uma equipe de venda consultiva, sempre disponível para tirar dúvidas e recomendar as melhores soluções para o que você precisa!
Se precisa investir na locação desses equipamentos, conte com quem está há mais de 71 anos no mercado. Alugue com a Mills!