O mundo vem mudando drasticamente nos últimos anos. A tecnologia e a conectividade têm feito surgir novas necessidades, tornando o dia a dia dos empresários de todos os setores mais prático e rápido. Nesse aspecto, surgem novos conceitos, como o da indústria 4.0.
Não há como imaginar uma empresa que não utiliza de ferramentas tecnológicas no seu dia a dia, não é? Isso porque até as mais simples ações já utilizam mecanismos que são amplamente difundidos na indústria 4.0. Pensando na importância do assunto, resolvemos escrever este artigo.
Nele, mostraremos o que é a indústria 4.0, um pouco do seu histórico e os impactos que ela causará no mercado em geral. Continue lendo!
O que é a indústria 4.0?
A indústria 4.0 é um conceito que muda completamente o mercado de um modo geral. Trata-se da aplicação de novas tecnologias que tendem a misturar o mundo físico com o digital. Esse não é um assunto novo. Ao longo das décadas, tivemos várias revoluções na indústria que mudaram consideravelmente a forma de trabalho no mercado.
Inicialmente, tivemos a primeira revolução industrial, que também é conhecida como indústria 1.0. Ela foi marcada pelo uso de máquinas a vapor na indústria têxtil e aconteceu entre o final do século XVIII e começo do XIX. Ainda nesse século, tivemos a segunda revolução industrial, ou indústria 2.0.
Essa segunda foi marcada pela descoberta da eletricidade, implementando essa descoberta nos processos industriais. Segmentos da indústria petroquímica e aço também começaram a aquecer nessa época. No século XX, tivemos a terceira revolução industrial, ou indústria 3.0, marcada pela implementação da microeletrônica nos processos industriais.
Assim, a indústria 4.0, ou quarta revolução industrial, é a consequência das 3 anteriores. Ela se apoia na automação e conectividade do meio digital com o físico, tornando o desenvolvimento das atividades das fábricas mais versáteis e eficientes.
Leia também: Saiba o que é gestão de frotas e sua importância!
Quais são as tecnologias envolvidas na indústria 4.0?
Agora, mostraremos as principais tecnologias envolvidas na indústria 4.0. Continue lendo!
1. Internet das Coisas (Internet of Things – IoT)
A Internet das Coisas se refere à conexão entre os equipamentos tecnológicos conectados à internet. Desse modo, é possível reunir e analisar os dados, bem como corrigi-los em tempo real. Assim, temos processos mais flexíveis e eficientes, produzindo produtos com qualidade maior e menor custo.
2. Big Data
O Big Data é um grande emaranhado de dados disponíveis para análise. Por meio deles, é possível elaborar uma série de cenários distintos, transformando esses dados esparsos em informações extremamente detalhadas e úteis para tomar decisões mais acertadas.
3. Machine Learning
O Machine Learning faz referência ao aprendizado autônomo de uma máquina. Ela faz isso utilizando dados de produção passados. Desse modo, quanto mais informações disponíveis, mais confiável será o processo de tomada de decisões de um equipamento.
4.Computação na nuvem
A computação na nuvem já é amplamente utilizada por muitas empresas. Basicamente, ela se refere a forma de armazenamento de dados da empresa na própria internet, liberando espaços físicos de arquivos e softwares.
5.Robôs autônomos
Por fim, não se espante se começar a visualizar robôs autônomos trabalhando em empresas, até mesmo, na indústria da construção civil. Com tecnologias como Machine Learning, Big Data e IoT é comum que esse tipo de ferramenta comece a aparecer, executando tarefas cada vez mais complexas.
Quais são os desafios da indústria 4.0?
Um dos principais problemas que as empresas enfrentarão na indústria 4.0 é o investimento em tecnologia. Muitos dos produtos ou serviços que passarão a utilizar essas tecnologias ainda tem baixo valor agregado e estão sujeitos à volatilidade do mercado internacional.
Nesse sentido, o investimento nessas ferramentas pode demorar certo tempo para retornar. Mas, é importante ter em mente que não há como fugir dessas mudanças. Além disso, em breve essas ferramentas se tornarão indispensáveis e as empresas que investiram primeiro nelas já estarão um passo à frente da sua concorrência.
Para não ficar para trás, é importante que a empresa invista em profissionais qualificados para planejar, executar e gerenciar todas essas inovações tecnológicas que já estão em uso, bem como as que ainda surgirão.
Quais são os benefícios e consequências positivas da indústria 4.0?
É importante entender os desafios que novos conceitos gerarão em um mercado. Contudo, a indústria 4.0 também proporcionará grandes vantagens. Afinal, se não fosse benéfico, os empresários de modo geral rejeitariam esse conceito. Portanto, separamos os principais benefícios da quarta revolução industrial. Continue lendo!
-
Aumento da produtividade
A indústria 4.0 permitirá que os processos sejam automatizados, nesse sentido, trazendo aumento na produtividade, agilidade e precisão na execução de fluxos de trabalho. A partir desse ponto, os colaboradores terão mais tempo livre, podendo se dedicar nas atividades mais gerenciais.
-
Redução de custos de produção
Outro benefício interessante é a redução de custos de produção. Como os equipamentos na indústria 4.0 são mais autônomos, é natural que eles sejam mais eficientes, evitando gastos exagerados de materiais e outros custos adicionais.
-
Operações integradas
Por fim, um dos principais benefícios da Indústria 4.0 é a integração dos processos. Com a tecnologia desse conceito, é possível controlar máquinas remotamente, acompanhar andamentos em tempo real, verificar dados para tomada de decisões, entre outros procedimentos.
Quais iniciativas ajudam a modernizar os negócios?
A empresa precisa adotar algumas iniciativas para modernizar seus negócios e se preparar para a indústria 4.0. Portanto, o primeiro passo é investir tempo para encontrar os gargalos de produção e verificar as tecnologias que podem ser implementadas. Para tanto, o gestor deve se atentar para os seguintes pontos:
- mudanças na cultura organizacional da empresa;
- colocar a tecnologia em uma posição de destaque maior, ocupando um papel mais estratégico;
- capacitar os colaboradores, garantindo a contratação de profissionais com novas habilidades;
- gestão voltada à inovação;
- transparência com colaboradores e clientes quanto às mudanças que podem ocorrer.
Por fim, podemos concluir que a indústria 4.0 está apenas no início de sua implementação. Ainda testemunharemos muitas mudanças, bem como o surgimento de novas tecnologias que serão incorporadas a esse novo conceito. Portanto, é fundamental ficar atento a essas novidades e estudar a implementação delas quanto antes.
Gostou deste artigo? Então, siga nossos perfis nas redes sociais. Assim, sempre que uma nova postagem for publicada você acompanhará em primeira mão: nosso Instagram