Produzir e publicar um Relatório de Sustentabilidade é uma das principais formas de uma empresa relatar à sociedade e aos investidores a respeito de sua atuação integrada de sustentabilidade. Além de ser um documento de valor para a marca, serve como uma declaração para manter a transparência com os stakeholders, clientes e demais parceiros, uma vez que demonstra as metas e os resultados de ESG.
Esse relatório significa que uma empresa é transparente ao divulgar informações sobre as suas ações voltadas para a agenda social, ambiental e econômica em um determinado período, além de toda a estratégia definida para minimizar os impactos negativos de suas atividades no âmbito socioambiental.
A boa notícia é que, das 250 maiores empresas do mundo, cerca de 80% produzem relatórios, sendo o Brasil líder em publicações na América Latina, com mais de 60 relatórios anuais de sustentabilidade.
Se você quer entender a importância de preparar um relatório anual como esse, este artigo é para você. Acompanhe a leitura e confira!
Principais elementos presentes em um relatório de sustentabilidade
Um relatório de sustentabilidade bem produzido demonstra todas as informações necessárias para que os investidores, clientes e demais stakeholders conheçam as metas e as práticas ESG de uma organização.
Mas como esse documento é feito? A Metodologia referência é a GRI (Global Reporting Initiative), que representa um marco no campo dos relatórios de sustentabilidade. Ela estabelece um conjunto padronizado de critérios e práticas para relatar os impactos ambientais, sociais e de governança (ESG) das organizações.
É importante destacar ainda que, sendo um relatório integrado, o documento apresenta os desempenhos financeiro, operacional e de sustentabilidade de uma companhia, incluindo, por exemplo, políticas e práticas relativas a compliance, direitos humanos, diversidade e inclusão, condições de trabalho, engajamento com a comunidade e impacto nos stakeholders.
Embora o documento possa variar de acordo com a empresa, existem alguns elementos-chave que precisam de descrição, como:
- Informações da organização: para começar, a empresa deve descrever os valores, a missão, a visão, a estrutura e os produtos da corporação, além de alinhar o contexto de atuação em termos de sustentabilidade;
- Gestão de riscos: deve estar claro para as partes interessadas a forma como a empresa avalia e gerencia os riscos relacionados à sustentabilidade. Essa descrição deve ser pautada sobre os pilares ESG, como os riscos e as oportunidades voltadas para a mudança climática, escassez da água, perda da biodiversidade, equidade, inclusão, direitos humanos, ética, transparência e conformidade;
- Comunicação: por fim, mas não menos importante, o relatório de sustentabilidade deve descrever como a organização se comporta e se comunica com seus stakeholders. Nesta etapa, é importante apresentar os resultados de possíveis discussões levantadas naquele período e as soluções que foram definidas.
Por que é necessário realizar um relatório de sustentabilidade anual?
Há muito tempo, a sustentabilidade empresarial deixou de ser uma tendência e passou a ser uma prática estratégica nas companhias. Essa iniciativa demonstra o compromisso que as empresas têm não só com os seus clientes, mas também com todos os que fazem parte da história da marca, como os colaboradores, fornecedores, investidores, entre outros interessados.
Um exemplo disso é a Resolução 59 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), editada em 22/12/2021 e em vigor desde Janeiro/2023, que tem caráter de orientação, obrigando as empresas a mostrar como seguem diversos critérios ESG e, caso não sigam, a explicar o motivo. Algumas dessas orientações incluem a criação de matriz de materialidade, desenvolvimento de um relatório de sustentabilidade e direcionamento para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Nos dias de hoje, as organizações precisam se adequar aos novos padrões e necessidades da sociedade e, também, do setor público. Com as mudanças climáticas e sua consequência social, muitos começaram a entender a importância de criar ações que minimizem esses efeitos negativos frente à população.
Ao criar um relatório de sustentabilidade, você sinaliza para o seu público que a sua empresa é séria, comprometida, responsável e transparente.
Benefícios internos e externos de fazer um relatório de sustentabilidade anual
Se você entendeu a importância de criar um relatório de sustentabilidade anual, agora é hora de compreender os benefícios que a iniciativa pode trazer para o seu negócio, que podem ser internos e externos:
1) Benefícios internos:
- Demonstra transparência e credibilidade;
- Fortalece a cultura da empresa;
- Cria orgulho e lealdade entre os colaboradores;
- Atrai novos talentos;
- Identifica riscos e oportunidades; e
- Análise de desempenho financeiro e não-financeiro.
2) Benefícios externos:
- Melhora na reputação e imagem da empresa;
- Atração de capital e investimentos;
- Aumento da satisfação dos clientes e da lealdade;
- Garantia de conformidade com normas e legislações;
- Comparação com desempenho de outras empresas; e
- Apresentação de metas e indicadores para os stakeholders.
A Mills, presente no mercado de máquinas e equipamentos há mais de 71 anos, está alinhada a uma Jornada de Sustentabilidade eficiente e concreta. Disponibilizamos o nosso relatório anual desde o ano base 2021. Confira nossas ações positivas!
Confira o relatório de sustentabilidade anual da Mills!
A jornada de sustentabilidade da Mills vem de anos atrás, quando os termos não eram corporativos, nem obrigatórios. Por estarmos em um setor como a indústria, trabalhando com máquinas e equipamentos pesados, temos a consciência da nossa responsabilidade e queremos fazer a diferença.
Por isso, criamos metas inovadoras e temos o prazer de anunciar nosso desempenho em geral muito positivo. No quesito sustentabilidade ambiental, alcançamos 59% da nossa frota de plataformas elevatórias com modelos elétricos e híbridos e investimos nas Instalações de Estações de Tratamento de Água (ETA) nas filiais, superando a meta de 53%.
No âmbito social, a Mills também se preocupa em promover um ambiente de trabalho diverso, inclusivo e saudável, que estimule o desenvolvimento humano e impacte positivamente a vida dos colaboradores e suas famílias, contribuindo para a redução de desigualdades através da geração de empregos em condições dignas.
Mais do que fazer um discurso bem-intencionado, o objetivo da Mills é ser exemplo para os clientes, fornecedores e investidores. A gente quer fazer parte de um mundo regenerativo, equitativo e mais sustentável. Se faz parte da sua convicção criar um mundo sustentável, tenha parceiros com a Mills e venha fazer a diferença com a gente!