Quando o assunto é trabalho em altura, devemos pensar na segurança de todos os envolvidos, principalmente dos trabalhadores. Além dos equipamentos de proteção individual (EPI), é essencial contar com ferramentas que ofereçam segurança e tranquilidade durante as atividades, como a plataforma tesoura.
Apesar de o andaime ser uma das principais escolhas para obras, limpezas e até instalações, nós, da Mills, vamos mostrar por que o recurso pode ser um equipamento perigoso e, por isso, nessas situações, as plataformas elevatórias são as mais indicadas.
Saiba tudo o que precisa sobre elas a seguir!
Quando o uso da plataforma tesoura é indicado?
Também conhecida como plataforma pantográfica, a plataforma elevatória do tipo tesoura é um equipamento utilizado para trabalhos realizados em grandes alturas ou de difícil acesso.
Por ser usada em ambientes externos e internos, pode-se dizer que é uma das plataformas mais versáteis da categoria, indicada para instalações elétricas, iluminação, pintura, manutenção em ar-condicionado, limpeza de fachada, atividades em shoppings e muito mais.
A plataforma tesoura tem função de giro, decesso, elevação e movimentação, e pode ser encontrada em duas versões principais: plataformas elétricas e a diesel.
Enquanto as plataformas elétricas são ecologicamente corretas, uma vez que são impulsionadas por motores alimentados por baterias, as plataformas a diesel são caracterizadas por potência e alcance superiores. Isso significa que, a depender do seu projeto, você pode escolher o modelo que melhor atenda às suas necessidades e preferências.
A plataforma tesoura é uma opção segura para o trabalho em altura?
A resposta é sim! Em comparação aos andaimes, a plataforma tesoura é uma opção muito mais segura, não à toa está regulamentada na Norma Regulamentadora 18 (NR 18).
A questão é: os andaimes são equipamentos instáveis, que, na mesma medida em que oferecem alcance aos locais elevados, oferecem, também, riscos fatais aos usuários. Entre os principais perigos voltados ao uso dos andaimes, estão:
- Quedas: imprevistos acontecem, é verdade; no entanto, o risco iminente voltado ao uso do andaime pode ter consequências muito mais graves;
- Acesso perigoso: além da forma como os trabalhadores se deslocam sobre o recurso, o modo como acessam o equipamento pode ser perigoso. Afinal, trata-se de uma estrutura montada que pode ser, em muitos casos, improvisada;
- Defeitos na estrutura: montagem inadequada também pode colocar em risco a segurança dos trabalhadores.
No Brasil, 40% dos acidentes de trabalho estão relacionados a quedas de funcionários em altura, e o setor da construção civil é o que mais registra acidentes por quedas. Uma das razões para isso acontecer, além de outros fatores, é o uso de escadas e andaimes.
Por isso, na hora de escolher entre um equipamento e outro, é necessário considerar os prós e contras de cada um, bem como sua segurança e estabilidade.
Benefícios da locação da plataforma tesoura
Para ajudar na escolha, aqui vão algumas vantagens da locação da plataforma tesoura. Mesmo que o seu custo seja mais significativo comparado ao custo de andaimes, ainda assim é a melhor opção para as atividades em altura. Confira:
- Garantia de continuidade da operação: imprevistos acontecem e a quebra de equipamentos é uma possibilidade durante essas tarefas. Isso pode acontecer até mesmo com empresas que prezam pela manutenção preventiva e treinamento completo. No entanto, quando as plataformas são alugadas, não há preocupação com isso, pois a empresa locadora disponibilizará outro equipamento o mais breve possível e consertará o primeiro, garantindo que as operações continuem funcionando;
- Custo benefício: quando uma empresa opta por locar um equipamento ao invés de comprá-lo, ela reduz significativamente os custos que precisaria arcar durante a compra. Isso permite que os recursos financeiros não utilizados sejam realocados para outras áreas;
- Manutenção garantida: os equipamentos saem da loja prontos para uso, depois de passarem por um processo rigoroso de inspeção e revisão. Aqui na Mills, além disso, oferecemos assistência técnica a todos os nossos clientes e garantimos que a troca de peças seja feita com recursos 100% originais;
- Diversidade de modelos: existem diferentes tipos de plataformas elevatórias. Como destacamos, você pode optar pelos modelos elétricos, a diesel ou híbridos. Se for uma altura considerável, as plataformas a diesel podem ser uma opção. Se for uma altura mais baixa, as elétricas podem atender à demanda. O ideal é escolher um equipamento que seja tudo o que você procura, e a locação permite isso;
Dito isso, aqui vai uma boa notícia para você: há mais de 70 anos no mercado, a Mills é líder no mercado de locação de plataformas elevatórias. Desde as plataformas pantográficas até as plataformas articuladas, você encontra o equipamento que precisa!
Se vai investir na locação dessas ferramentas, que seja com quem é referência no assunto. Alugue com a Mills!
Aluguel de plataformas elevatórias é na Mills!
Com um amplo portfólio de PEMTs em seu catálogo, a Mills se destaca como uma solução inteligente e atrativa.
Em nosso site, na categoria plataformas elevatórias, você pode filtrar os resultados com base no equipamento que procura, como plataforma híbrida, a diesel e elétrica. Também contamos com modelos de diferentes tamanhos e/ou potência, garantindo que nossas ferramentas atendam ao que você busca e precisa!
Não sabe qual plataforma escolher? Tudo bem. Temos uma equipe de venda consultiva, que conta com especialistas no assunto, que vão te guiar em todas as etapas do processo. Você nos conta qual é o projeto e indicamos as melhores soluções para você e para a sua empresa!
E tem mais: com nosso Frete Mills, os equipamentos podem ser entregues no lugar onde desejar. Com descontos progressivos! Entre em contato com nossa equipe e encontre a plataforma tesoura ideal para a sua obra.