Se você deseja vencer os desafios dos trabalhos nas alturas, confira as dicas para o melhor uso de plataforma elevatória.
O uso de plataforma elevatória é uma grande solução para trabalhos em locais cuja altura se torna um desafio. Além disso, esse equipamento tem trazido cada vez mais segurança e comodidade para os colaboradores realizarem diversos tipos de serviços, como obras da construção civil, limpeza e reforma de fachadas. As PEMTs (Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho) também estão dentro de shoppings e supermercados, facilitando a operação nos estoques.
Porém, para que alcance o resultado esperado em sua operação, você precisa adequar o equipamento correto à sua demanda de trabalho, pois há no mercado diversas opções de plataformas disponíveis. E, para você que se preocupa em reduzir os custos operacionais, aqui vai uma dica de ouro: a locação de plataforma elevatória é muito mais vantajosa do que a compra em definitivo.
Isso porque você terá o equipamento à sua disposição exatamente pelo período que precisará, sem ter que arcar com os custos de manutenção e licenciamento. Além disso, contará com todo suporte que uma equipe especializada que a Mills pode oferecer.
Análise necessária para locação de plataforma elevatória
Se você está em dúvida se é necessário contar com esse tipo de equipamento em sua obra, reforma ou trabalho, você precisará ter em mente alguns fatores, como:
- A quantidade de pessoas que realizam o trabalho;
- Qual a altura que deseja realizar o serviço;
- Qual é tipo de terreno que servirá como base para a plataforma elevatória;
- Se há uma fonte de alimentação de energia por perto.
Uma vez analisados esses fatores, constata-se não só se é necessário ou não o uso do equipamento, mas, também, qual tipo de equipamento será empregado para o trabalho. Após essa etapa, é hora de recorrer à locação do equipamento. E você precisará contar com uma empresa séria, que seja referência no mercado, capaz de disponibilizar os melhores equipamentos para locação nas melhores condições de uso.
Neste caso, você pode conosco!
Leia também: Dicas para locação de plataforma elevatória
Quais tipos de serviços as plataformas elevatórias podem ser utilizadas?
A plataforma elevatória é um equipamento muito versátil. Existem diversas variações no mercado, e cada uma delas se adequa ao tipo específico do trabalho. Porém, o seu principal objetivo é fornecer uma base estável a uma altura considerável do solo.
Operações como reforma e limpeza de fachadas, alguns reparos na rede elétrica (quando desligada), operações de estoque no varejo, construção civil, manutenção de aeronaves entre outros são perfeitas para as PEMTs.
Qual tipo de plataforma elevatória é necessária para o serviço?
No mercado, atualmente, há 3 tipos de plataformas elevatórias, bastante utilizadas para trabalhos em altura: articulada, tesoura e telescópica. Além desses modelos, há também variações em relação ao seu motor, pois há opções elétricas e a diesel.
As plataformas articuladas são indicadas para locais de difícil acesso, pois seus braços podem chegar a uma altura de 40 metros aproximadamente. Esse equipamento também tem uma ótima capacidade de manobra, já que seu manuseio, tanto para deslocamento quanto para erguer os braços, é bastante ágil.
As plataformas em forma de tesoura oferecem uma base mais extensa, ideal para trabalhar com dois ou mais operadores. Essa plataforma elevatória se destaca pelo seu espaço, porém, há uma limitação que precisa ser considerada, que é o seu curto alcance. Neste caso, trabalhos em fachadas, estruturas internas e operações de estoque são os trabalhos certos para este tipo de plataforma.
As plataformas telescópicas possuem uma lança que pode ser estendida de forma direta e rápida até a zona de trabalho. A sua utilização é ideal para trabalhos que exigem alcance máximo, na horizontal e na vertical. Apesar de não possuir articulações, a plataforma elevatória telescópica oferece maior alcance do que as plataformas elevatórias articuladas.
Leia também: Confira o checklist para a utilização da plataforma elevatória e descubra qual a sua importância!
Qual plataforma elevatória escolher: Elétrica ou diesel?
Para você que executa trabalhos em ambientes fechados ou de fácil acesso, que tenham uma fonte de alimentação elétrica por perto, o ideal é que você faça uso de plataforma elevatória elétrica. Essa dica também serve para você que está procurando reduzir os custos operacionais do seu trabalho, emissão de CO² e ruído.
Equipamentos elétricos são apropriados para operação em superfícies pavimentadas (como ambientes internos) e equipamento à combustão apropriados para operação em superfícies acidentadas (como ambientes externos).
Agora, se o seu trabalho é numa região afastada, de acesso restrito, como matas, florestas, ou locais onde não há uma fonte de alimentação da rede elétrica, você terá que optar pela plataforma a diesel.
Como garantir máxima segurança operando uma plataforma elevatória?
Se você deseja realizar trabalho nas alturas com maior segurança, é necessário se atentar para uma série de cuidados que sua equipe de operadores devem seguir, confira:
Treinamento de PEMT (Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho)
Para a utilização segura das plataformas elevatórias, é necessário investir na capacitação sobre o seu uso, e é neste momento que surge o treinamento de PEMT.
PEMT é a abreviação de Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho, termo que a NR18 define como em um equipamento móvel capaz de se deslocar através da propulsão ou por força humana ou conexão em veículo. Esse equipamento possui uma área de trabalho chamada de cesto para a pessoa desenvolver as suas funções e levar ferramentas.
A legislação que regulamenta a segurança no uso da PEMT é a NR 18, indicando uma carga horária mínima para o treinamento de quatro horas com certificado válido por até dois anos. Mas, quando é necessário treinar um grupo grande, é recomendada uma carga horária maior para o treinamento.
Equipamento adequado
Antes de efetuar a locação de plataforma é imprescindível escolher o modelo correto do equipamento que precisará para executar a tarefa. Neste caso, você precisará considerar fatores como o alcance do equipamento, observando que não é seguro operar no limite da sua capacidade operacional e o distanciamento, para garantir que o cesto se encaixe nos espaços onde o equipamento será operado.
Além disso, é necessário observar questões como peso, tipo de solo e se há cabos de alta tensão próximos de onde o serviço será realizado.
Locação de plataformas elevatórias é com a Mills
A Mills é o melhor local para alugar equipamentos para sua obra e fazer uso de plataforma elevatória. Seguem alguns números que comprovam este fato abaixo:
+ 1.400 cidades, presente na maior parte do território nacional;
+ 10.000 equipamentos, a maior frota de PEMT;
+ 26.000 pessoas treinadas nos últimos anos;
+ 8.000 clientes em diversos segmentos.
Solicite um orçamento em nosso site e garanta as melhores máquinas e uma assistência de qualidade para ajudar a sua operação e atingir o objetivo planejado.