Etapas da montagem de eventos que você não sabia

Etapas da montagem de eventos que você não sabia - Mills

Você sabia que por trás dos maiores festivais do Brasil, como Lollapalooza, Rock in Rio e The Town, a montagem de eventos existe um critério de segurança exemplar e muito maior? São muitas questões burocráticas que têm como objetivo garantir a proteção e o bem-estar de todos os presentes, seja dos artistas ou do público. 

Além de contar com uma equipe para cuidar da parte logística, os eventos precisam de equipamentos específicos para garantir o acontecimento e a continuidade da festa em caso de falhas e emergências.

Se você quer conhecer as etapas da montagem, nós, da Mills, listamos algumas das mais comuns. Acompanhe a leitura e confira!

Quais são as principais etapas na montagem de eventos?

A montagem de eventos é composta por estruturas funcionais, como portões, palcos, secretarias, arquibancadas, bilheterias, central e outros. Toda a infraestrutura passa por um processo de intralogística que garante a circulação, a acessibilidade e a segurança das áreas. Isso quer dizer que, depois de desenhar o “layout” do festival, algumas etapas importantes devem acontecer, como: 

  • Implantação das áreas principais: as áreas principais se referem à bilheteria, aos portões, aos palcos (quando é mais de um), à central de atendimento, às arquibancadas, a áreas vips, aos banheiros, aos camarins, entre outros. Todos os ambientes precisam ser implementados com cautela e segurança; 
  • Infraestrutura e equipamentos: uma vez que os ambientes estão montados, a equipe responsável pelo evento deve estruturar outras etapas importantes, que incluem: fornecimento de energia elétrica, iluminação, som, stands, internet e, claro, segurança; 
  • Sinalização e comunicação: além de utilizar placas informativas e indicativas para direcionar o público, a montagem de evento exige uma comunicação assertiva, seja verbal ou não verbal. É necessário manter a identidade visual do evento, adicionando banners, painéis e materiais impressos durante a festa; 
  • Desmontagem: por fim, uma equipe deve ser contratada para desmontar toda a estrutura feita para receber o público. 

Conheça os equipamentos mais adequados para a montagem de eventos

Agora que você já sabe quais são as etapas principais para a montagem de eventos, vamos a uma parte específica da estrutura: os equipamentos. A equipe responsável pelo festival deve contratar uma empresa especializada em máquinas úteis para a montagem e desmontagem da festa, como: 

  • Plataformas elevatórias: seja para eventos de pequeno, médio ou grande porte, as plataformas elevatórias estão sempre presentes. Elas são responsáveis por elevar pessoas e equipamentos a alturas significativas com segurança e precisão. Sua capacidade de carga a torna a escolha ideal para içar materiais pesados, painéis de LED, sistema som e de iluminação;
  • Formas e escoramentos: para a construção de estruturas robustas e seguras, como arquibancadas, palcos, passarelas e túneis, formas e escoramentos são muito bem-vindas. Elas podem se adaptar a necessidades específicas do evento e criar diferentes formas e alturas; 
  • Geradores de energia: em locais onde não há fornecimento de energia elétrica ou que estão com instabilidade na rede, os geradores de energia garantem a continuidade do evento. A escolha da potência adequada atende à demanda necessária para todos os equipamentos.

Durante o festival, poucos pensam no trabalho que a montagem de eventos pode dar. Todos os passos são calculados com máxima atenção a fim de garantir uma experiência única àqueles que querem aproveitar a festa. Mas, no final, todo o acabamento é resultado de uma equipe multidisciplinar que se manteve atenta aos mínimos detalhes para entregar a melhor infraestrutura para o show.  

Como as formas, escoramentos e plataformas elevatórias podem ser úteis na montagem de eventos?

As formas e escoramentos são materiais bastante requisitados na montagem de eventos, uma vez que funcionam como estruturas provisórias e seguras, que, além de serem esteticamente agradáveis, suportam o público e grandes cargas com segurança.

Enquanto as formas são usadas para moldar o concreto enquanto fresco, os escoramentos mantêm a sustentação quando retirados os equipamentos da estrutura de concreto

Esses equipamentos podem ser utilizados na criação de palcos, arquibancadas, passarelas, túneis, stands e portais de entrada – mas não para por aí! Eles também podem ser usados para sustentar equipamentos de som, de iluminação e telas de LED. Além dos elementos cenográficos pesados, como painéis, banners e peças decorativas. 

Além das formas e escoramentos, as plataformas elevatórias merecem um destaque especial na montagem de eventos. Afinal, as PEMTs são úteis em shows, teatro, montagem do palco e muito mais. Essa é a melhor forma de agregar segurança na hora de organizar um evento envolvendo altura.

Com a facilidade que esses equipamentos oferecem, os profissionais envolvidos podem realizar suas tarefas com agilidade e precisão, otimizando o tempo e os recursos disponíveis. Esses benefícios não são garantidos com escadas e andaimes, por exemplo, sendo opções pouco seguras para a montagem de eventos.

Para montar um evento, as PEMTs, formas e os escoramentos devem ser avaliados e contratados por uma empresa séria e responsável, como a Mills, que é referência na locação de máquinas e plataformas elevatórias!

Alugue plataformas elevatórias, formas e escoramentos com a Mills!

Há mais de 71 anos no mercado, a Mills é reconhecida como a melhor empresa de locação de plataformas elevatórias. Com um portfólio amplo e diversificado, disponibilizamos plataformas elétricas e híbridas que combinam com a nossa jornada sustentável. 

Além disso, nossos clientes podem alugar ou comprar equipamentos pesados, como geradores de energia, formas e escoramentos. Todos os nossos produtos passam por um processo rigoroso de revisão e manutenção a fim de garantir que cheguem em suas mãos nas mais perfeitas condições.

Não sabe qual equipamento escolher? Sem problemas! Nossa equipe de venda consultiva está sempre disponível para tirar dúvidas e ajudar na escolha do melhor equipamento para o que você precisar. E tem mais: com nosso serviço de Frete Mills, entregamos e retiramos o maquinário no local que preferir, nos dias e horários combinados. 

Precisa de equipamentos para montagem de eventos? Conte com a Mills: a escolha certa para o que você precisa!

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter