Entenda o impacto da responsabilidade social nas empresas

Entenda o impacto da responsabilidade social das empresas - Mills

Muito mais do que uma tendência, é fato que a responsabilidade das empresas sobre os impactos que gera no ambiente e na sociedade é algo importante em diversos aspectos. Outro fato relevante é que os consumidores estão cada vez mais exigentes, e isso se deve a uma variedade de fatores, como acesso à informação, conscientização sobre os impactos socioambientais e até mesmo pela busca da qualidade de vida. Resultado: a responsabilidade social ganhou ainda mais relevância no universo empresarial. 

Mas a questão é: qual o objetivo de implementar nas organizações ações que geram impacto positivo? Nós, da Mills, vamos falar sobre isso. Confira!

O que é responsabilidade social e qual o seu objetivo?

A responsabilidade social é um conjunto de práticas e ações que visam beneficiar as pessoas, comunidades e sociedade como um todo. É como um compromisso das empresas para contribuir para um desenvolvimento mais justo da sociedade. 

Dito isso, as organizações consideradas socialmente responsáveis são aquelas que integram em sua estratégia e tomada de decisão o objetivo de promover a sociedade em diferentes perspectivas, passando pelo bem-estar de seus colaboradores até as comunidades em que estão inseridas. Por meio de ações sociais, as empresas podem: 

  1. Melhorar a qualidade de vida de seus funcionários; 
  2. Promover a inclusão e desenvolvimento social; 
  3. Proteger o meio ambiente com práticas sustentáveis; 
  4. Apoiar causas sociais. 

Qual a importância da responsabilidade social nas empresas?

A preocupação com o impacto social e ambiental das empresas tem se tornado cada vez mais relevante para os consumidores. Logo, a responsabilidade social não é apenas uma estratégia de marketing, e sim um plano de negócios fundamental para o sucesso a longo prazo, permitindo que as empresas se destaquem em um mercado consciente e competitivo.

De acordo com uma pesquisa feita pela NielsenIQ, 66% dos consumidores pagariam a mais por produtos ou serviços de empresas comprometidas com o seu impacto social e ambiental. Com o fácil acesso às informações sobre as empresas, os compradores estão mais preocupados em conhecer as marcas com as quais se relacionam. 

Ainda, conforme os dados divulgados, quando o assunto é intenção de venda, as empresas comprometidas com a sustentabilidade possuem poder de influenciar a compra dos produtos para 45% dos compradores.

Esses dados são mais do que apenas palavras bonitas: eles demonstram que a responsabilidade social é um fator importante na decisão de compra. Isso significa que empresas não comprometidas tendem a perder valor no mercado, enquanto as que mantêm seu compromisso, ganham destaque. 

É um compromisso significativo que mostra a preocupação com a equidade e com a preocupação com o futuro do planeta. É uma forma de dizer para os seus clientes “pode confiar em mim”. 

Como colocar a responsabilidade social em prática nas empresas?

Existem diferentes estratégias para colocar a responsabilidade social em prática. Algumas delas incluem: 

  • Criar uma política de responsabilidade: a primeira etapa é definir os valores e princípios em relação à responsabilidade social e como ela se integra à estratégia da empresa. Essa política deve ser divulgada para todos os funcionários e parceiros da corporação;
  • Definir metas e indicadores: quando o planejamento e ações estiverem definidos, é importante considerar metas para medir o progresso da empresa. Isso ajudará a organização a acompanhar seus resultados e a melhorar continuamente suas ações;
  • Envolver todos os funcionários: as práticas sociais devem ser responsabilidade de todos os colaboradores da empresa. Para isso, será necessário criar oportunidades para que eles se envolvam em ações, como voluntariado, doações ou projetos sociais; 
  • Comunicar aos stakeholders: a empresa pode comunicar os stakeholders sobre suas ações sociais. A comunicação precisa ser clara e transparente, para que todos os envolvidos entendam os esforços da organização para contribuir para o bem-estar da sociedade. 

Com tudo isso definido, basta colocar os planos em prática, e isso inclui:

  1. Respeitar os direitos humanos, proibindo o trabalho infantil e contratar trabalhadores com salários justos; 
  2. Investir em causas sociais que se relacionem com seu negócio;
  3. Garantir transparência nas informações divulgadas;
  4. Comprometer-se com a ética e a integridade em todas as ações. 

A Mills é uma empresa comprometida em gerar impacto socioambiental e, por isso, desenvolve ações concretas para garantir o bem-estar de seus colaboradores, parceiros e comunidades. Além de estarmos alinhados a uma jornada de sustentabilidade, desenvolvemos algumas ações de impacto social positivo. Conheça a seguir: 

Conheça algumas ações de impacto positivo da Mills

  1. Programa Evoluir: o programa Evoluir é uma iniciativa voltada para o crescimento profissional de todos os colaboradores da Mills. Essa prática demonstra um compromisso em apoiar o desenvolvimento contínuo dos funcionários, independente de sua origem ou características pessoais. Potencializando o crescimento profissional dos colaboradores, a Mills não só cria um ambiente de trabalho mais inclusivo, como também aprimora os resultados entregues pela equipe;
  2. Programa Partilhar: o Programa Partilhar é uma das iniciativas da Mills que tem o objetivo de repartir os nossos resultados financeiros com as comunidades situadas no entorno de nossas filiais. Em 2022, por exemplo, alcançamos mais de R$1 milhão em doações, levando carinho e amparo para mais de 50 instituições!
  3. Programa de Integridade: o Programa de Integridade é uma ação que tem como objetivo consolidar as iniciativas para a promoção da ética e da mitigação de riscos. Para a Mills, a integridade é um valor inegociável; 
  4. Transformar: o Programa Transformar, por sua vez, é uma iniciativa social importante que concede bolsas de estudos para cursos técnicos e profissionalizantes. O foco voltado para públicos de baixa renda e em situações de vulnerabilidade social demonstra um compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades. Uma vez que a Mills oferece acesso à educação técnica, estamos capacitando indivíduos que podem não ter tido oportunidades anteriormente, o que contribui  para a diversificação da força de trabalho e o desenvolvimento de talentos diversos. E para fins de curiosidade: uma primeira turma de bolsistas formada exclusivamente por mulheres está impulsionando a diversidade para formação profissional feminina em áreas ocupadas majoritariamente por homens.
  5. Treinamento de operadores: aqui na Mills, a segurança dos nossos colaboradores é um dos pilares mais importantes. Afinal, conhecemos os riscos de manusear máquinas e equipamentos. Por isso, por meio de treinamento, capacitamos todos os profissionais para que eles saibam como lidar em situações de emergência e consigam trabalhar com os equipamentos da forma correta.

Essas foram as ações encontradas para melhorar o bem-estar da sociedade e colaborar com o crescimento de nossos profissionais e contribuir para um futuro mais equitativo e  regenerativo. Se você quer impactar positivamente no planeta, tenha parceiros como a Mills!

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter