Como gerir um aterro sanitário com eficiência?

Como gerir um aterro sanitário com eficiência - Mills

A gestão eficiente de um aterro sanitário envolve diversas ações interligadas que têm como objetivo minimizar os impactos ambientais, otimizar os recursos e garantir a segurança da operação.

Trata-se de um assunto complexo que vai além de demonstrar preocupação e relatórios aos stakeholders. Todas as ações devem ser voltadas com um olhar atento para o meio ambiente e, também, para a legislação.

Neste artigo, nós, da Mills, vamos falar sobre o assunto e entender por que as máquinas e os equipamentos são tão importantes para uma gestão eficiente. Confira!

O que é um aterro sanitário e qual a sua importância?

O aterro sanitário é conhecido como um local específico para receber e fazer a gestão de resíduos de forma segura e correta. Esses resíduos, normalmente, são materiais sólidos ou orgânicos que não puderam ser reaproveitados. Seria o aterro um lixão, então? Não!

A diferença entre o aterro e o lixão é que o primeiro trata-se de um local planejado, monitorado e operado de acordo com as normas regulamentadoras vigentes e com as legislações ambientais. Ou seja, há todo um processo para que ele funcione da melhor maneira possível, sem comprometer a saúde da população, como a captação dos gases e do chorume gerados, a cobertura dos resíduos com terra inerte e a cobertura dos taludes com vegetação. Já o lixão pode ser entendido como locais clandestinos onde a população usa de forma inadequada e ilegal para destinar os seus resíduos.

Sua importância reside em minimizar os efeitos negativos à saúde pública e ao meio ambiente, já que evita a proliferação de doenças e vetores, além de minimizar a contaminação do solo, do ar e da água. 

No Brasil, a Lei nº 12.305/2010, também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulariza os aterros sanitários, estabelecendo diretrizes, princípios e instrumentos para a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos. 

Qual a relação entre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o aterro sanitário?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010, possui uma relação intrínseca com o aterro sanitário. Ela estabelece diretrizes e princípios básicos ambientalmente adequados para contribuir com a coleta seletiva, com a reciclagem e com  reaproveitamento de todo material possível, para ir para o aterro somente os rejeitos.  

Em 2012, por exemplo, a PNRS proibiu a disposição de resíduos sólidos em lixões a céu aberto, o que contribuiu para que os aterros fossem vistos como uma solução mais sustentável e segura. 

Além disso, a Política exige que os aterros sejam devidamente inspecionados e licenciados por órgãos competentes, garantindo que operem de acordo com critérios rigorosos e minimizem o impacto ambiental. Todas as diretrizes exigidas pela PNRS contribui significativa e positivamente para o ecossistema como um todo, pois: 

  • Melhora a qualidade do meio-ambiente; 
  • Protege a saúde pública; 
  • Promove a sustentabilidade;
  • Garante a segurança.

Quais máquinas podem agregar produtividade a um aterro sanitário?

É claro que todo o processo que acontece no aterro sanitário envolve o uso de máquinas e equipamentos pesados. São equipamentos ideais para uma gestão eficiente e auxiliam em diversas etapas, desde a preparação do terreno até a disposição final dos resíduos. Veja quais são as ferramentas mais utilizadas: 

  • Trator de esteira: o trator de esteira é um dos equipamentos mais potentes utilizados nessa missão. Devido à sua boa adaptabilidade para performar em terrenos irregulares e lamacentos, é responsável por transportar os materiais na operação, do descarregamento dos caminhões compactadores para a formação de camadas homogêneas. Também é útil na preparação do terreno para a construção de novas células e na compactação de resíduos. O trator também tem a função de suprimir a camada vegetal, empurrando e reunindo materiais em áreas determinadas. Pelo seu peso e formato das esteiras, também tem o papel de triturar e compactar o lixo; 
  • Rolo compactador: o rolo compactador, também conhecido como rolo compressor, como o próprio nome já sugere, é um grande aliado quando o assunto é compactação. Ele aumenta a densidade dos resíduos e reduz o volume, minimizando a geração de gases e vetores de doenças. Para esta aplicação, são usados os compactadores estáticos tipo TAMPING, onde os cilindros compactadores são equipados com patas para comprimir mais eficientemente o lixo. 
  • Motoniveladora: por fim, mas não menos importante, a motoniveladora é uma máquina de grande porte, conhecida por sua versatilidade. Ela pode atuar em diferentes segmentos da indústria, até mesmo como aliada na operação de aterro sanitário. Além de nivelar o terreno, ela serve para preparar a base para impermeabilização. 

Todas essas máquinas podem ser encontradas e locadas com a Mills! Aqui, disponibilizamos diferentes equipamentos em nosso portfólio, com potências que variam conforme o tipo de atividade exigida. Para você que deseja gerir um aterro sanitário com eficiência, o uso dessas ferramentas é indispensável.

Cabe lembrar que, em função da agressividade da operação, os equipamentos destinados aos aterros sanitários requerem várias adaptações para resistir ao alto nível de corrosão e para prevenir a entrada de resíduos nas suas partes móveis. Por exemplo, as cabines devem ser fechadas e com ar condicionado com filtro de alta capacidade para maior conforto do operador.

Tanto a motoniveladora, quanto o rolo compactador e o trator de esteira estão disponíveis em nosso site para você escolher o equipamento que melhor atende às suas necessidades. Oferecemos aos nossos clientes uma frota completa, composta por máquinas com desempenho excelente. 

Se quer investir na locação ou na compra desses equipamentos, conte com quem é referência no assunto, conte com a Mills!

Como a Mills pode ajudar a minha empresa?

Presente no mercado há mais de 71 anos, a Mills é empresa-líder na locação de máquinas e equipamentos. Inclusive, recentemente, recebemos o Prêmio IAPA 2024, International Awards for Poderem Access, que nos reconheceu como a Locadora do Ano e destacou nossa inovação e as melhores práticas voltadas para o setor da indústria global.  

Além de oferecer confiabilidade, transparência e qualidade aos nossos clientes, fazemos questão de criar programas e ações que impactam positivamente a nossa relação com todos os nossos parceiros, sejam colaboradores, clientes ou fornecedores. 

Se quer investir na locação de máquinas pesadas, faça isso com quem entende do assunto. Comprovamos porque somos referência nesse setor na prática! Entre em contato com nossa equipe de vendas consultiva e encontre os melhores equipamentos para o que você precisa!

Compartilhe esse artigo

Vamos conversar?

Nossos especialistas podem ajudar na hora de elaborar o seu projeto.

Quer receber conteúdos exclusivos?
Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter