Saiba como realizar a manutenção preventiva das máquinas pesadas, confira quais são os itens para inspecionar e quando inspecionar.
As máquinas pesadas são verdadeiras aliadas para vencer os desafios presentes na construção civil, sendo o seu uso cada vez mais comum visando tornar as operações mais produtivas, além de facilitar a rotina de sua equipe de colaboradores. No entanto, para manter as máquinas em seu pleno funcionamento, é necessário saber os itens para inspecionar diariamente.
Uma máquina pesada com a manutenção em dia pode aumentar significativamente a produtividade do serviço e reduzir o custo da operação. Isso porque a necessidade de manutenção corretiva diminuirá, reduzindo o risco do equipamento ficar parado, ou em tempo ocioso, podendo executar o seu trabalho dentro do prazo estimado.
Por isso, estabelecer uma rotina de checklist é imprescindível, porém, quais são os itens para inspecionar? Confira!
Principais itens para inspecionar em máquinas pesadas
Cada equipamento pesado possui as suas particularidades, uma característica que a torna própria para executar uma tarefa específica, apesar desse fato, há alguns pontos em comum nestes equipamentos, como motor, material rodante, entre outros componentes, dessa forma você precisará se atentar aos seguintes itens para inspecionar:
Nível de óleo/água
Verificar o nível de óleo e água dos sistemas de arrefecimento e de lubrificação da máquina pesada impactará diretamente na longevidade dos componentes do motor, além do mais, evitará que o equipamento tenha o funcionamento interrompido por falhas causadas por superaquecimento. A verificação dos níveis de óleo é necessária antes e depois da operação.
Mangueiras e tubos
Ao inspecionar esse item diariamente você evitará que furos, cortes ou vazamentos comprometam o funcionamento do motor da máquina. Esta etapa da inspeção deve ser feita com o máximo de atenção, pois o mínimo dano em uma das mangueiras ou tubos pode representar perda de pressão do motor, ou vazamento do combustível, contribuindo para contaminação do solo e também para o desperdício de diesel, encarecendo a operação.
Pressão dos pneus
Você sabia que um pneu esvaziado pode representar um prejuízo considerável à sua operação com máquina pesada? Isso ocorre porque com o pneu despressurizado, o maquinário exigirá mais força do motor para se locomover, gastando mais combustível e aumentando a emissão de gases poluentes na atmosfera. Realizar a checagem da pressão dos pneus é uma ação necessária antes e depois da operação.
E, se a máquina se locomover através de esteiras, ao invés de rodas, também é necessário a checagem no sistema de locomoção, para verificar possíveis avarias nos componentes da esteira.
Sistema de frenagem e trava das rodas
A inspeção do sistema de freios da máquina pesada é uma das etapas mais importantes da manutenção preventiva, pois além detectar falhas com antecedência, pode salvar a vida de seus colaboradores, uma vez que estará contribuindo diretamente para a prevenção de acidentes graves. Oriente a sua equipe de operadores a realizar a checagem diariamente para que o sistema esteja sempre em perfeitas condições de uso.
Pás, rolos compactadores, braços hidráulicos
Como lembrado anteriormente, cada máquina pesada tem suas particularidades, por isso, na rotina diária é necessário inspecionar a ferramenta principal de cada equipamento, por exemplo, no caso de pás carregadeiras, os itens para inspecionar são os dentes das pás; já os rolos compactadores, as patas; No caso da motoniveladora, o ripper. E por aí vai.
Além dos Itens para inspecionar, quais medidas para fazer a manutenção?
Durante a checagem diária na rotina de manutenção preventiva, é possível detectar componentes com deformidades, ou apresentando mau funcionamento, neste caso é necessária a rápida manutenção corretiva para efetuar os reparos necessários do componente ou substituição da peça.
É em situações como essa que a vantagem da locação de equipamentos torna-se evidente, já que há uma equipe especializada à disposição para realizar a manutenção da máquina no momento em que solicitar. A rápida ação das equipes de manutenção contribuirá diretamente para a produtividade do seu trabalho, uma vez que o equipamento não precisará ficar muito tempo parado.
Para quem necessita trocar a peça danificada por conta própria, é extremamente necessário investir em componentes genuínos compatíveis ao modelo da máquina pesada, jamais adquira uma peça de origem suspeita ou recauchutada, isso poderá ocasionar danos graves ao equipamento, tornando o problema ainda maior.
Além dessa complicação, o uso de peças paralelas pode gerar perda de garantia do fabricante, deixando o proprietário sem nenhum tipo de assistência.
Essa manutenção frequente é um desafio para a sua empresa? Invista na locação de máquinas pesadas com a Mills!
Locação de máquinas pesadas é com a Mills
A Mills é o melhor local para alugar máquinas pesadas para sua obra, seguem alguns números que comprovam este fato abaixo:
+ 1400 cidades, presente na maior parte do território nacional
+ 10500 equipamentos incluindo linha amarela e PEMT (Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho), sendo a maior frota de PEMT da América Latina)
+ 26000 pessoas treinadas nos últimos anos
+ 8000 clientes em diversos segmentos
Solicite um orçamento em nosso site e garanta as melhores máquinas e uma assistência de qualidade para ajudar a sua obra e atingir o resultado esperado.