A limpeza de fachadas é um dos trabalhos em altura cujo uso de plataformas elevatórias é bastante utilizado. Pense no exterior de prédios e nas marquises que amparam placas de negócios, o fato de ambos estarem bem acima do chão exige apoio na hora de higienizá-los, não é mesmo?
Mais que isso, rapidez, produtividade e qualidade na execução desse serviço são só algumas das vantagens de contar com equipamentos para esse fim. Além da segurança da equipe que realiza a atividade.
São diversos os motivos pelos quais você deve continuar a leitura deste artigo. Não perca nossas informações sobre o assunto e torne essa tarefa menos complicada. Confira!
Como funciona a limpeza de fachadas?
Cada construção apresenta suas próprias demandas na hora da higienização. Desde detalhes arquitetônicos até a altura em si, são elementos que influenciam no melhor funcionamento dessa atividade. Portanto, é seguro afirmar que a limpeza de fachadas trata-se de um conjunto de serviços abrange:
- lavagem dos revestimentos e das paredes externas;
- limpeza de vidros;
- polimento, recomposição ou pintura de acabamentos;
- tratamento de tijolos, pedras ou outros materiais brutos aparentes;
- remoção de sujidades de placas ou de demais elementos visuais.
De qualquer forma, essa tarefa visa evitar a deterioração do imóvel, melhorar sua imagem e aumentar seu valor de mercado. Assim, envolve mão de obra, produtos e equipamentos específicos para o atingimento do resultado esperado.
Quais cuidados tomar durante a limpeza de fachadas?
Obter os melhores resultados e minimizar riscos durante a realização dessa atividade exige cuidados. Veja quais a seguir!
Escolha os produtos de limpeza adequados
Os produtos de limpeza, principalmente por seus componentes químicos, devem receber uma maior atenção. Caso a escolha não seja adequada ao grau de sujidade da área a ser higienizada o serviço apresenta poucos efeitos. Em contraponto, usar opções que vão além do que é preciso tende a danificar o revestimento da fachada.
Use os EPIs indicados
Como visto, a limpeza de fachadas envolve trabalho em altura, produtos químicos e outros riscos à equipe que realiza a tarefa. De tal maneira que a distribuição e utilização dos EPIs indicados é indispensável. Isso significa que no mínimo são necessários cintos de segurança, capacetes com jugular, luvas, macacões, botas e óculos de proteção.
Leve em conta a altura
Para selecionar os equipamentos que melhor vão ajudar na limpeza de fachadas, a altura é um elemento determinante. Só as plataformas elevatórias estão disponíveis em 3 modelos: lança telescópica, lança articulada e tesoura, com variadas capacidades.
Tanto o orçamento do serviço quanto o seu tempo de execução mudam com base nisso. Afinal, essas máquinas melhoram a produtividade dos trabalhadores e, ainda, aumentam a segurança deles.
Qual é a importância de usar equipamentos e produtos adequados para a limpeza de fachadas?
Os produtos e os equipamentos utilizados na limpeza de fachadas têm impactos sobre os resultados dessa atividade. Assim, ao investir em qualidade são geradas vantagens como:
- preservação do patrimônio;
- rapidez na execução do serviço;
- redução dos riscos envolvidos;
- higienização completa e duradoura.
Como consequência disso, o imóvel e quaisquer empreendimentos que estão nele são valorizados. A frente da construção passa a funcionar como um cartão de visitas para negócios, agregando confiabilidade à sua imagem.
Porque as plataformas elevatórias são indicadas para a limpeza de fachadas?
As plataformas elevatórias são a solução ideal para a realização de trabalhos em altura. Mais seguras e mais ágeis que as demais opções, elas não só permitem que os colaboradores cubram uma área maior com velocidade como também reduzem potenciais riscos.
De um lado, sua movimentação é rápida pois não depende de montagem e desmontagem ou descidas e subidas constantes. Por outro, os profissionais ficam menos expostos devido à proteção que essas máquinas oferecem.
Para assegurar mobilidade e alcance, esses equipamentos são adaptáveis. Dependendo do modelo escolhido eles atingem até 56 metros. Ainda nesse quesito de eficiência, o destaque fica por conta das opções que se movimentam na vertical e na horizontal.
Como garantir a segurança ao utilizar plataformas elevatórias na limpeza de fachadas?
Trabalhos em altura requerem uma atenção mais que especial a segurança. Nesse sentido, confira algumas dicas sobre para uso correto de plataformas elevatórias!
Conheça a procedência dos equipamentos
Buscar contratar um fornecedor com experiência e boa reputação é essencial quando se trata da procedência desses equipamentos. Vale lembrar que as plataformas elevatórias são elementos que facilitam o processo e fomentam a proteção dos envolvidos, evitando dores de cabeça no futuro. Mas para isso é preciso utilizar o melhor maquinário disponível.
Tenha certeza que o operador está apto
Conforme previsto nas normativas sobre o trabalho em altura, para operar uma plataforma elevatória é necessário ter feito um treinamento. Além disso, a leitura do manual da máquina e sua consulta durante a realização da tarefa diminuem as chances de erros humanos.
Cheque tudo antes de começar
A checagem prévia em qualquer atividade que envolva máquinas pesadas é uma precaução mais que necessária. Apenas depois de uma conferência completa é que o trabalho pode iniciar com segurança
Tanto o entorno da plataforma elevatória precisa estar livre de obstáculos — aéreos ou no chão —, como o equipamento não deve ter defeitos. Ainda, para reduzir acidentes os dispositivos de proteção têm de ser verificados.
Na hora de realizar a limpeza de fachadas o investimento em qualidade e segurança não pode ser ignorado. Um serviço bem-feito somente é viável com o uso de produtos corretos, equipamentos eficientes e pessoal qualificado. No que se refere às plataformas elevatórias, antes de mais nada, busque por fornecedores de confiança, uma vez que trabalhos em altura envolvem riscos evitáveis.
Quer acompanhar outros conteúdos como este? Então, siga a nossa página no Facebook e aproveite tudo o que postamos por lá!